Uma mega operação policial desencadeada na madrugada desta quarta-feira (7) na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior do estado, desarticulou uma quadrilha responsável por ataques a ônibus intermunicipais e interestaduais, além de topiques do sistema de transporte alternativo, bem como, roubos de cargas nas estradas que cortam o Ceará.
Batizada de “Cangaço”, a operação mobilizou policiais rodoviários federais, Polícia Civil e o Ministério Público estadual (MPE). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisões temporárias e preventivas em cidades como Morada Nova, Pacajus, Chorozinho, Horizonte e outras.
A quadrilha atuava principalmente na BR-116 e nas rodovias estaduais que cortam os Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e também do Vale do Jaguaribe.
Segundo informações prestadas pelo Núcleo de Comunicação Social da PRF, constatou-se que os componentes da quadrilha praticavam diversos delitos nas comunidades onde eles mesmos moravam, remetendo à época do cangaço, onde os bandos armados aterrorizavam os moradores e implantavam a “Lei do Silêncio”.
Confissão
Vários componentes da quadrilha foram cercados e presos em suas residências no fim da madrugada desta quarta-feira e encaminhados à Delegacia Metropolitana do Eusébio, onde deverão ser autuados em flagrante por crimes como porte ilegal de armas. Alguns já haviam sido identificados em inquéritos e serão ouvidos em indiciamento.
Segundo ainda a PRF, os bandidos já teriam confessado, pelo menos, 15 assaltos a ônibus e topiques na região entre os Municípios Horizonte, Pacajus e Chorozinho.
Blog do Fernando Ribeiro