-->

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

80% dos municípios do CE já atendidos por carros-pipas


A crise hídrica que assola o Ceará pelo quarto ano seguido fez com que aumentasse o número de municípios atendidos pelos carros-pipas. Até então, 109 estavam recebendo o socorro através do Exército. Hoje, já são 146.

O Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Estado do Ceará incluiu, após reunião na última segunda-feira em Fortaleza, mais 37 municípios cearenses na lista daqueles que já são atendidos pela 'Operação Carro Pipa' da 10ª Região Militar. Dessa forma, quase 80% dos 184 municípios do Ceará (79,3%) já estão sendo atendidos por esse programa emergencial.

A 'Operação Carro Pipa', que é coordenada pelo Exército (Defesa Civil Nacional), agora alcançará 146 municípios (cerca 80% das comunas do Estado e exatamente na zona rural onde as carências são maiores). As áreas urbanas são atendidas pelos carros coordenados pela Defesa Civil Estadual.

A população atendida apenas com os atuais 109 municípios representa já quase um milhão de pessoas. Outros municípios, após formalizarem demandas (com atendimento pleno das exigências requeridas pelo programa) poderão também se beneficiar do serviço.

Entidades
O Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem, criado em 2012 e coordenado pelo Governo do Estado do Ceará, é formado por várias entidades e órgãos ligados diretamente ou indiretamente às ações de atendimento hídrico e outros serviços sociais. Atualmente, o órgão é coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, Dedé Teixeira.

Colegiado
Conta ainda com representantes do Dnocs, Funasa, Conab, Ematerce, SRH/Sohidra/Cogerh, Defesa Civil, além de representantes dos municípios, como prefeitos e vereadores, e de comunidades de moradores e produtores rurais. As reuniões são abertas à participação de qualquer pessoa, com a finalidade de ouvir, discutir e encaminhar às diversas instâncias de solução as demandas das comunidades relativas às ações emergenciais de mitigação dos efeitos da estiagem que afeta o Ceará.

Mais informações:
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA): Av. Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo
Fortaleza (CE) - (85) 3101.8002

Diário do Nordeste