-->

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dilma cumpre nova etapa da agenda positiva

Em ação pelo Nordeste desde julho, a presidente Dilma Rousseff (PT) desembarca hoje, no Ceará, para cumprir agenda positiva do seu governo. Com eventos nos municípios de Lavras da Mangabeira, Caucaia e Fortaleza, a petista reunirá ministros e lideranças políticas para entrega parcial de obras, divulgação de programa e assinatura de ordem de serviço. Enfrentando a pior crise política da última década, a maratona de viagens é uma tentativa de recuperar o prestígio político da presidente e de seu partido. O Nordeste é, historicamente, a região de maior eleitorado do PT.

Com projeto nacional em evidência, até mesmo divergências políticas devem ser deixadas de lado no Ceará. O governador Camilo Santana (PT) e o senador Eunício Oliveira (PMDB), adversários políticos na última campanha estadual, devem dividir o palanque em Lavras da Mangabeira, terra natal do senador. No local, será assinada ordem de serviço do lote 4 da ferrovia Transnordestina – gerida atualmente por Ciro Gomes, também desafeto político do peemedebista.

A última visita de Dilma ao Ceará foi em setembro de 2014, na campanha pela reeleição. O mote da viagem foi a visita ao canteiro de obras do programa Minha Casa Minha Vida, no bairro José Walter, em Fortaleza, onde serão entregues, hoje, parte dos apartamentos. Ontem, agentes de limpeza capinavam o mato e faziam ajustes nos arredores para receber a comitiva do Governo Federal.

Para entregar obras de habitação em cinco cidades diferentes, ao mesmo tempo, o Governo montou força-tarefa de transmissão ao vivo e diálogo entre ministros e presidente. Dilma conversará com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e outros representantes, a partir de Caucaia, segundo município mais populoso do Estado.

Fortaleza

Na Capital, a petista terá encontro com nomes do empresariado. Articulada pelo presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, a reunião será a portas fechadas. O governo tem intensificado articulações com o setor empresarial para amenizar os impactos negativos da crise econômica nas relações políticas.
Dilma e seus ministros participarão também do “Dialoga Ceará”, para divulgar a plataforma digital “Dialoga Brasil”, lançada há um mês. O programa online busca mobilizar a população a fazer sugestões através de interação com outras propostas, conversas em tempo real com ministros, dentre outros.

Desde julho, Dilma já visitou Maranhão, Piauí e Pernambuco. A expectativa é de que o contato pessoal com o eleitorado se intensifique. Ontem, o PT anunciou que acionou os 13 petistas que compõe o ministério para integrarem a rotina de viagens. O ex-presidente Lula deve comparecer a alguns eventos. Além dos ministros, parlamentares do PT foram convocados. A proposta é de que entre setembro e dezembro, durante 13 fins de semana, o grupo passe por municípios com mais de 100 mil habitantes.

O Povo Online