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domingo, 1 de fevereiro de 2015

Mais de um milhão e 75 mil trotes foram feitos para a Ciops em 2014


Uma brincadeira de mau gosto que custa caro e pode resultar na perda de vidas. Segundo a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), são quase três mil trotes feitos por dia para o órgão. Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), somente no ano passado foram quase um milhão e cem mil ligações desse tipo feitas para os órgãos de segurança.
Pegar o aparelho telefônico e discar o número de emergência é, em muitas das vezes, uma ação de desespero. O grito de socorro é alentado pela voz de um profissional treinado do outro lado da linha. Neste momento de aflição, um trote pode fazer a diferença entre a vida e a morte, caso o profissional que poderia auxiliar no salvamento de alguém ou no socorro em alguma situação estiver ocupado com algum telefonema cujas informações são inverídicas. Ao todo, no ano de 2014 foram contabilizados 1.075.576 trotes, o que representou 16% de todas as ligações recebidas pela Ciops.
Prejuízos
Quando se trata de um telefonema cuja finalidade é brincar com o sistema, o efeito negativo da ação vai muito além de irritar o interlocutor. Além disso, conforme destacou o orientador da célula operacional integrada da Ciops, major L.Filho, há os custos financeiros como combustível e tempo de trabalho desperdiçado pelos agentes.

Todos os atendentes são treinados para, em caso de dúvida, gerar a ocorrência. Não cabe a nós decidirmos daqui se a pessoa está falando a verdade ou não. Isso, em um momento de crise que, por exemplo, precise de uma mesma viatura em dois lugares distintos, causa problemas. Nessa situação, uma ligação deverá ser priorizada. E se esta ocorrência que recebe atendimento não for verdadeira, alguém pode estar sendo vítima em outro lugar", pontuou.
Atualmente, estão concentradas na Ciops a recepção de ligações feitas para as Polícias Militar (PM) e Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Perícia Forense do Estado (Pefoce), Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Sindiônibus, Defesa Civil, Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Está em estudo o retorno da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cujo sistema já se encontra instalado
Crime
O novo coordenador da Ciops, coronel Aristóteles, enfatizou que a brincadeira de mau gosto pode custar caro para quem insiste em praticá-la. A ação, explica oficial, é criminosa.
"Trote é crime, tipificado no Código Penal. Quem comete está passível de punição. Com aquelas brincadeiras repassadas para nós ele causa prejuízo para nosso efetivo, que está aqui 24 horas trabalhando. E não só prejuízo econômico, onde viaturas são deslocadas e há gasto de combustível e da própria viatura, enviada para o que não está acontecendo. E o principal perdedor é a própria população, que necessita dos órgãos de emergência e não é atendido devido a atendimento enviado para uma falsa informação", ressaltou.
Conforme o coronel, a prioridade sempre será encaminhar alguém para o local da solicitação. Contudo, o call center é treinado para tentar minimizar os efeitos negativos dos trotes.
"Nossa missão, mesmo quando não há certeza da veracidade do caso, é mandar a viatura. Uma vez criada a ocorrência, o que é digitado pela atendente vai para a tela da viatura. Cada informação colhida serve de apoio. E no treinamento é ensinado às atendentes técnicas para tentar descobrir quando a pessoa está mentindo ao telefone", disse o coordenador.
Integração é palavra de ordem
Hoje englobando 12 órgãos, a Ciops recebe uma média de 17.955 ligações por dia, feitas a diversos números de emergência como 190, 192, 911 (código dos Estados Unidos), 112 (número da Europa). Em todo o ano de 2014 foram 6.553.695 telefonemas atendidos. O call center, abrigado na sede da SSPDS, conta com 43 atendentes, sendo dois médicos, nas 24 horas do dia. Isto, no primeiro atendimento, de triagem.

Após ser feita a identificação do teor da chamada, o pedido de socorro é encaminhado, através do software integrado, para uma ou mais corporações que irão tratar do assunto. Também as ligações feitas para os veículos do Ronda do Quarteirão que ainda se encontram sem aparelho telefônico funcionando, são encaminhadas à central.
O novo coordenador da Ciops, coronel Aristóteles, reassumiu a Coordenadoria na última quinta-feira (29). O oficial já esteve à frente do órgão entre os anos de 2006 e 2010. Ele explicou como funciona o sistema
fonte Diário do Nordeste
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