-->

terça-feira, 15 de julho de 2014

TRE e OAB tratam da atuação dos advogados nas eleições 2014


A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, recebeu na tarde desta segunda-feira, 14/7, em seu gabinete, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará – Valdetário Monteiro, para tratar da atuação dos advogados nas próximas eleições. Da reunião, participaram também o vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, a juíza auxiliar da Presidência do TRE-CE, Roberta Ponte, e advogados de comissões da OAB.

A reunião foi importante para definir pontos em relação à presença dos advogados nas seções eleitorais, no dia da votação, no 1º e 2º turnos. O fácil entendimento saiu da proposta da desembargadora de que fosse apresentada ao TRE-CE uma lista prévia dos advogados que atuarão como representantes dos candidatos, partidos e coligações em todo o Estado, durante o processo eleitoral. Para atuar nas seções, os advogados apresentarão uma procuração dos seus clientes e a carteira da OAB.

O presidente da OAB-CE disse que não vê nenhum problema na proposta, que “contribuirá para que os advogados atuem de forma organizada, podendo circular pelas seções eleitorais, realizando com desenvoltura o seu trabalho e reforçando esta excelente parceira que sempre tivemos com a Justiça Eleitoral”. Um ofício será encaminhado ao TRE pela OAB, com as propostas acordadas em reunião.

O presidente da OAB acertou ainda com a desembargadora Iracema do Vale o lançamento da “Campanha Eleições Limpas”, de iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, visando o voto consciente dos eleitores nas Eleições 2014. A campanha terá lançamento nacional, em Brasília, nesta quarta-feira, 16/7. No Ceará, Valdetário Monteiro sugeriu que a campanha seja lançada no próprio TRE, em data a ser confirmada.

A presidente do TRE do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, saiu do encontro “muito satisfeita com o acordo entre a Justiça Eleitoral e a OAB”. Ela ratificou “a parceria, que sempre tivemos com os advogados, reconhecendo a sua importância no processo eleitoral e da entidade que os representa, a OAB, importantíssima no nosso país para o aperfeiçoamento da democracia”.

Reunião no TSE

A presidente do TRE do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, terá encontro, nesta terça-feira, 15/7, às 19 horas, em Brasília, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli.

Na pauta, assuntos importantes relacionados às próximas eleições e diversos pleitos dos demais Regionais, a serem encaminhados ao TSE, através do Colégio de Presidentes dos TREs, presidido pela desembargadora Iracema do Vale, em reunião que acontecerá, momentos antes, durante a tarde desta terça-feira, no Tribunal Superior Eleitoral, com a participação dos presidentes dos tribunais eleitorais do país.


Fonte: Tribuna Regional Eleitoral