-->

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Memorial Padre Cícero é saqueado em Juazeiro do Norte



O descaso da Prefeitura de Juazeiro do Norte com os patrimônios materiais e imateriais do município não tem limites. A lista de denúncias contra a atual administração cresce cotidianamente, mas, desta vez, a vítima foi um dos maiores símbolos do povo cearense. De acordo com o Ministério Público do Ceará, o Memorial Padre Cícero foi saqueado. 

Diversas peças de seu acervo, que guarda a memória de um dos principais sacerdotes e políticos do Nordeste brasileiro, foram roubadas da estrutura, que é mantida pela Prefeitura. No entanto, até o momento, a administração publica local não tem nem ideia do que realmente foi levado. 

Estima-se que entre os itens levados estão 80 livros da biblioteca do religioso, fotografias, o estetoscópio do médico que atendeu Padre Cícero Romão Batista (1844-1934) em seu leito de morte, talheres e louças que foram de uso cotidiano do “Padim”. A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte ainda está tentando localizar o inventário dos bens para avaliar com precisão a extensão da pilhagem. Mas suspeita-se que até uma das batinas foi roubada.

A informação foi divulgada pela coluna Radar online, de Lauro Jardim, no site da Revista Veja.

Mais informações
O Memorial Padre Cícero foi inaugurado no dia 22 de julho de 1988 com a presença do então Presidente da República, José Sarney, para ser um ambiente de estudos, pesquisas e palestras sobre o sacerdote.
CEARÁ NEWS