-->

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Ex-prefeito e ex-deputado Mauro Sampaio completa hoje 87 anos



O médico e político Mauro Sampaio comemora nesta quinta-feira, dia 10 de julho, a passagem dos seus 87 anos de idade. Como sempre ocorre, o principal ato será uma liturgia às 18h30min de hoje na Igreja dos Franciscanos. Ele foi prefeito de Juazeiro do Norte por dois mandatos e cinco vezes deputado federal sempre com votações expressivas em toda a região do Cariri.

Suas duas maiores marcas como gestor foram o incremento ao turismo religioso em Juazeiro quando construiu o monumento em homenagem ao Padre Cícero em seu primeiro governo na Colina do Horto e o pontapé dado para o pólo de ensino superior ao conseguir a implantação de uma faculdade de medicina na segunda gestão. Doutor Mauro foi ainda o esteio para o surgimento da Faculdade Leão Sampaio num momento seguinte e esta ganhou o nome do seu pai.

Outras obras não menos importantes foram executadas por ele ou conseguidas em virtude do seu trabalho em Brasília no apoio às gestões dos seus correligionários Manoel Salviano e Carlos Cruz, ambos prefeitos igualmente em duas oportunidades. No último dia 27 de novembro, Mauro Sampaio foi homenageado pela Câmara dos Deputados com a Medalha Assembléia Nacional Constituinte nas comemorações pelos 25 anos da Constituição Federal da qual participou.

José Mauro Castelo Branco Sampaio é natural de Fortaleza e filho do também médico e político Leão Sampaio e Odorina Castelo Branco Sampaio. Ele nasceu em 10 de julho de 1927 e iniciou o Curso Primário em 1934, ano em que o Padre Cícero morreu, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no Rio de Janeiro, mas concluiu em Barbalha.

Depois passou a estudar em Recife e veio a se graduar em Medicina no ano de 1952 pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro, especializando-se em cirurgia e obstetrícia. Iniciou sua carreira política em Abaiara apoiado por Sebastião Cavalcante, seu sogro e, depois, se transferiu para Juazeiro onde foi prefeito em cujo governo de apenas dois anos pontificaram ainda obras como o Estádio Romeirão e as Casas Populares que se constituíram o primeiro conjunto habitacional do interior do Ceará.


Ele foi ainda Secretário do Planejamento do Ceará no Governo de Plácido Castelo, no ano de 1971. No ano de 1986 foi eleito deputado constituinte e, no período em que esteve na Câmara fez 290 pronunciamentos e apresentou 94 projetos de lei. Mauro Sampaio é considerado um dos mais notáveis e consagrados valores, e um dos homens públicos mais reverenciados em Juazeiro do Norte.


SITE MISÉRIA