-->

sexta-feira, 21 de março de 2014

Apeoc lança “Carta aberta à presidente Dilma Rousseff”


Neste sábado, a partir das 8 horas, o Sindicato APEOC apresenta em sua sede à Rua Solon Pinheiro, 1306, Bairro de Fátima, a “Carta Aberta à Presidente da República Dilma Rousseff e ao Congresso Nacional”. Participarão do evento, professores, gestores de escolas, estudantes e o vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Deputado Federal José Guimarães. O parlamentar cearense buscará data na agenda da Presidente Dilma e do Congresso Nacional para a entrega do documento.
A “Carta Aberta à Presidente da República Dilma Rousseff e ao Congresso Nacional”, pelo Direito à Educação de Qualidade Socialmente Referenciada, solicita a consideração de uma agenda política propositiva que promova avanços imediatos na pauta da qualidade da educação nacional, a partir dos seguintes pontos:
1. A garantia imediata da destinação dos royalties do petróleo da União (Lei 12858/2013), vinculados à educação para a Valorização dos Profissionais da Educação no âmbito do processo de fortalecimento do FUNDEB;  
2. A retomada do Projeto de Lei 2826/2011, em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata das Diretrizes Nacionais de Carreira dos Profissionais da Educação Básica Pública, para efetivar a Nacionalização da Carreira Profissional;
3. Manter e ampliar a política de expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica como estratégia e parâmetro para consolidar as garantias de acesso e permanência dos estudantes da educação básica pública do país no ensino profissionalizante, médio e superior.
4. Fortalecer o ENEM como política pública de nacionalização do acesso dos estudantes das redes públicas de ensino médio do país nas universidades, preferencialmente públicas.
Também faz parte do evento da manhã deste sábado (22/3), no Sindicato APEOC, o lançamento de mais um “Entrar na Universidade para mudar a Sociedade”, com Aulões para estudantes de escolas públicas. O projeto realizado desde 2012 pelo Sindicato APEOC promove Aulões nas escolas públicas, fazendo com que o estudante não precise sair de sua comunidade escolar para ter uma ótima preparação, sobretudo, para o ENEM.     Créditos ao Blog Roberto Moreira .
O projeto “Entrar na Universidade para mudar a Sociedade” já está colhendo frutos. Todas as escolas que receberam os Aulões ao longo dos anos de 2012 e 2013, tiveram centenas de alunos aprovados em Universidades Públicas e Privadas. Mais de 20 mil estudantes já foram contemplados com o projeto promovido pelo Sindicato APEOC.