-->

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Divulgada a primeira pesquisa registrada no TRE em 2020 para prefeito em Russas CE

Foi divulgado nesta quarta-feira, 12, o resultado da primeira pesquisa sobre intenção de voto do eleitorado de Russas, para a eleição de prefeito em 2020. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-09555/2020.

A pesquisa foi contratada e executada pela AMPLA Pesquisa Coleta de Dados LTDA, sediada na capital cearense.

De acordo com levantamento, se as eleições fossem hoje, o pré-candidato a prefeito, Junior Gonçalves, do PSB estaria eleito com 39,45% dos votos, seguido por Sávio Gurgel, com 27,05 e Nathizael Leandro, com 14,64%. Indecisos registraram 10,18% e Brancos e Nulos 8,68%. (ver quadro abaixo)
A pesquisa também simulou uma disputa individual entre Junior e Sávio Gurgel. O resultado foi Júnior com 46,04% e Sávio Gurgel com 32,75% (Brancos e Nulos 11,66% e Indecisos 9,19%). Quando a disputa foi entre Júnior e Nathizael os números apontaram 51,61% para Junior, contra 20,84% para Nathizael. Brancos e Nulos somaram 17,62% e indecisos 9,93%.
A pesquisa também perguntou em quem o eleitor não votaria sob nenhuma situação, para analisar o índice de rejeição dos candidatos. De acordo com a pesquisa, Nathizael Leandro tem a maior rejeição 32,26%, seguido de Sávio Gurgel com 19,35% e por último, Júnior Gonçalves com 11,91%. Os que declararam que poderiam votar em qualquer um somam 18,61% e os que se declararam indecisos somaram 17,87%.  
As entrevistas de campo foram realizadas entre os dias 08 a 10 de fevereiro. O nível de confiança de 95%, com margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Blog; Erivando Lima

Quixadá CE plantão policial


MILHÃ PRISÃO POR ESTUPRO

Dia 11 de Fevereiro de 2020, por volta de 10h, a composição de serviço na cidade de Milhã foi informada por populares de que uma jovem portadora de necessidades especiais, havia sido abusada sexualmente por um homem  que se aproveitava da ausência dos pais da vítima e adentrava em sua residência repetidas vezes e a abusava sexualmente da jovem. A viatura com o apoio da equipe de serviço na cidade de Irapuan Pinheiro, foi até o local da prática abusiva e lá encontrou a vítima, porém, o agressor havia se evadido do local. A equipe a posteriori recebeu um informe de que o acusado se encontrava escondido em um sítio na localidade de Maratuan, já na cidade de Irapuan Pinheiro. Ao chegar no local a equipe conseguiu localizar o agressor e efetuar sua prisão e posteriormente sua apresentação na Delegacia Regional de Senador Pompeu-CE para os procedimentos legais.

SENADOR POMPEU PRISÃO POR FURTO DE ENERGIA ELTRICA

Dia 11 de Fevereirod e 2020, por volta das 11:30min a PM recebeu via 190, a denúncia e a solicitação de apoio por parte de funcionários da empresa de energia ENEL, que haviam constatado que alguns clientes da empresa estavam realizando furto de energia elétrica e havia a necessidade das equipes irem até o local denunciado para constatarem o ilícito. A equipe de serviço acompanhou a equipe da ENEL onde foi constatado o furto de energia em 3 residencias, A equipe de serviço conduziu os acusados com os responsáveis pela empesa de energia elétrica ENEL a Delegacia Regional de Polícia Civil de Senador Pompeu-CE para os procedimentos cabíveis. ..
Universitário é assassinado na cidade de Quixadá

Segundo informações preliminares repassadas ao site Quixeramobim Alerta, um jovem foi assassinado na noite desta quarta-feira (12) na cidade de Quixadá.

O fato ocorreu no Bairro Rodoviária, de acordo com informações, um universitário identificado como *Walace Lucas, foi assassinado a tiros durante uma tentativa de assalto.*

Segundo populares, criminosos tentaram assaltar a vítima que estava indo para a faculdade, durante a tentativa de assalto a vítima teria reagindo.

Os criminosos efetuaram disparos contra o jovem que veio a óbito no local.

A polícia se encontra no local para os procedimentos cabíveis.

Fonte. Blog; Erivando Lima



Ceará vence o Bragantino-PA e avança na Copa do Brasil

Ceará vence o Bragantino-PA e avança na Copa do Brasil
O Ceará passou para a segunda fase da Copa do Brasil 2020 após vencer por 2 a 1 o Bragantino-PA na tarde desta quarta-feira (12) no estádio Diogão no Pará.

Os gols da partida foram marcados por Luiz Otávio e Bergson para o Ceará e Canga para o Bragantino-PA.

Na próxima fase o Vovô enfrentará o vencedor do confronto entre Bangu e Oeste.

Mais

O próximo jogo Ceará será nessa sábado (15) contra o Bahia pela Copa do Nordeste. O duelo acontece, às 16 horas na Arena Castelão.

O intrigante;


CNJ impõe aposentadoria a desembargador do TJCE acusado de receber propina para soltar traficantes

Paulo Camelo Timbó é acusado de trocar propina de advogados por liminares para criminosos.
O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu ontem (11) transformar em compulsória a aposentadoria voluntária do desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Paulo Camelo Timbó. O magistrado foi acusado de participar de esquema de venda de liminares em plantões judiciários.

De acordo com o conselheiro Luciano Frota, relator do processo, as condutas analisadas revelaram atuação de uma organização criminosa liderada por advogados para viabilizar a soltura de traficantes de alta periculosidade no Ceará. Para isso, eles pagavam altas quantias a desembargadores em plantão, que emitiam as liminares. Os envolvidos são acusados de associação criminosa, corrupção passiva, tráfico de influência, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O esquema teria começado em 2011.

A Corregedoria do CNJ abriu processo de investigação contra o magistrado em 2014, a partir de alerta emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Ceará. Alguns dias depois da Corregedoria realizar a inspeção, Paulo Camelo Timbó pediu sua aposentadoria.

O relator, em seu voto, afirmou que o desembargador infringiu os deveres de independência, imparcialidade, prudência, dignidade, honra e decoro do Código de Ética da Magistratura Nacional.

“Ainda que fragmentária, as provas demonstram a adoção de comportamento incompatível com o exercício da magistratura por parte de Paulo Camelo Timbó, que deixou de cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de ofício”, concluiu Luciano Frota.

Além da aposentadoria-sanção, o processo agora será encaminhado ao Ministério Público do Ceará e à Procuradoria Geral do Ceará para a continuidade do processo criminal.

A decisão do plenário foi tomada no âmbito do Processo Administrativo Disciplinar 0005021-59.2015.2.00.0000. (Com informações da Agência CNJ de Notícias)


Genecias Noronha e Aderlânia Noronha têm mandatos cassados por abuso de poder político


O Tribunal Regional Eleitoral entendeu que os dois utilizaram a página oficial da Prefeitura de Parambu. cujo prefeito é irmão de Genecias, para se promoverem politicamente durante o período de pré-campanha das eleições de 2018. Eles foram eleitos no pleito.


O deputado federal Genecias Noronha (SD) e a deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) tiveram os mandatos cassados, nesta terça-feira (12), pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por abuso de poder político nas eleições de 2018. Foram seiss votos a favor da cassação e um contrário. 

Os dois podem recorrer da decisão no exercício dos mandatos / Foto: José Leomar

Na mesma ação, o TRE-CE também determinou a inelegibilidade dos dois e do prefeito de Parambu, Raimundo Noronha Filho (irmão de Genecias), e de seu vice, Luiz Noronha Júnior. Genecias e Aderlânia são acusados de utilizar a página oficial da Prefeitura de Parambu para se promoverem politicamente durante o período de pré-campanha das eleições de 2018. Os dois foram eleitos no pleito.

Conforme denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), houve um "explícito sistema de marketing pessoal" em favor dos dois nas páginas oficiais da Prefeitura de Parambu, cujo prefeito é irmão de Genecias.

Os dois podem recorrer da decisão no exercício dos mandatos. A defesa dos parlamentares informou que irá aguardar a publicação do acórdão para entrar com recurso.

(Diário do Nordeste)


Avião vindo da França faz pouso de emergência em Fortaleza após passageiro agredir tripulantes

Um turista irlandês foi preso pela Polícia Federal dentro de um avião que fez um pouso emergencial no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, na tarde desta terça-feira (11). O homem surtou na aeronave, agrediu os tripulantes e causou riscos ao voo internacional que havia saído de Paris com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social da PF em Fortaleza, o piloto da aeronave solicitou o pouso de emergência no aeroporto da Capital cearense após o passageiro causar riscos para a segurança do voo.

O irlandês, que não teve a sua identidade revelada pelas autoridades, teria causado o tumulto dentro do avião e chegou aferir um dos tripulantes até ser dominado. Diante do estado de tensão causado aos demais passageiros, foi autorizada a mudança de rota e o avião aterrissou em Fortaleza em caráter emergencial.

Os agentes da PF entraram rapidamente na aeronave e algemaram o irlandês, que foi levado, inicialmente, ao Posto Médico do Aeroporto e, em seguida, conduzido à Superintendência da PF, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de lesão corporal e expor a perigo aeronave em voo. As penas dos crimes somadas podem resultar em até seis anos de prisão para o suspeito.

Outras prisões

Também ontem, a PF efetuou a prisão de um africano, natural do Marrocos, e uma brasileira (cearense) pelo crime de falsidade ideológica. O casal recebeu voz de prisão na própria sede da PF, no bairro de Fátima, onde apresentou documentação falsa para obter autorização de residência fixa no Brasil (Ceará).

O marroquino e a cearense foram detidos nas dependências da Delegacia de Imigração (Delemig) e, pelo crime de falsidade ideológica, podem pegar uma pena de um a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa à Justiça brasileira.

(Fernando Ribeiro)


Russas CE plantão policial


ARACATI APREENSÃO DE MENORES POR ROUBO

Por volta das 13h, a polícia tomou conhecimento de um roubo a uma ótica no centro da cidade de Aracati, onde teria sido roubado, um relógio, um cordão e um par de brincos. Após diligências foram localizadas duas menores, onde as mesmas confessaram participação no roubo e entregaram o kit que havia sido roubado da ótica, em seguida foram conduzidas a Delegacia de Aracati para os procedimentos legais.

ARACATI ROUBO A PESSOA

Por volta das 19h50min, no Bairro Várzea da Matriz em Aracati, um indivíduo armado praticou um roubo levando a quantia de R$ 500,00 reais e um aparelho celular de um cliente que estava no interior de um mercantil. O acusado fugiu em uma moto com outro indivíduo que estava dando apoio na ação delituosa.

ARACATI ROUBO A PESSOA

Por volta das 20h40min, na Travessa Duque de Caxias, centro de Aracati, um jovem de 20 anos foi vítima de roubo praticado por dois indivíduos, onde levaram uma quantia de R$ 245,00, em seguida os acusados fugiram a pé.


Fonte; PM CE


Homem tentar subornar delegado com R$ 10 mil reais durante depoimento


Homem tentar subornar delegado com R$ 10 mil reais durante depoimentoDurante diligências investigativas desenvolvidas por policiais civis do 17º Distrito Policial, a equipe policial foi surpreendida por uma tentativa de suborno por um dos investigados. O caso ocorreu, na tarde última sexta-feira (07), na sede do 17º DP, quando o delegado Carlos Eduardo, titular da distrital, ouvia o suspeito por conta de uma investigação referente homicídios ocorridos no bairro Padre Andrade, na Área Integrada de Segurança 06 (AIS 06) de Fortaleza.


Francisco Dener Pereira Nojosa (31), que já responde por tráfico de drogas, homicídios e receptação, já se encontrava preso na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) por causa de um mandado de prisão decorrente de investigações realizadas anteriormente. O homem foi conduzido ao 17º DP para prestar depoimento referente a outros crimes investigados pela distrital. Durante a oitiva, Dener ofereceu ao delegado a quantia de dez mil reais e uma arma para não ser indiciado em um novo inquérito policial. Uma das justificativas dada pelo infrator é que “é pai de dois filhos”.

Diante dos fatos, os policiais seguiram até a residência do suspeito, no bairro Floresta (AIS 08), onde o homem pegou a quantia em dinheiro e uma pistola. Com o material em posse do suspeito, os policiais deram voz de prisão a Dener e o conduziram a sede do 7º Distrito Policial, onde o homem foi autuado em flagrante por corrupção ativa e posse de arma de fogo.


Fonte: SSP


Ibuprofeno pode ter efeito anticancerígeno, descobrem pesquisadores


Medicamento anti-inflamatório bastante popular e usado para combater cólicas, febres e dores no corpo, o Ibuprofeno pode ainda ter efeito anticancerígeno, segundo um novo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).


De acordo com informações do Serviço Nacional de Saúde de Portugal, o ibuprofeno tem a capacidade de impedir que células cancerígenas produzam variantes de certas proteínas que geram tumores.

No caso do câncer de cólon, uma das variantes que a equipe de cientistas identificou anteriormente caracteriza cerca de 10% dos tumores e estimula a taxa de sobrevivência das células malignas. Os dados foram publicados na revista científica European Medical Journal.

O ibuprofeno, ao contrariar a produção desta variante, consegue inibir o crescimento das células malignas, explicam os pesquisadores. O mesmo efeito não foi observado com outros anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina.

Segundo os estudiosos, a identificação de marcadores de progressão maligna no início do desenvolvimento tumoral é importante para o desenvolvimento de um diagnóstico mais preciso e de uma terapia mais eficaz, que seja dirigida especificamente às alterações genéticas presentes em cada tumor.

(Vix)