-->

sábado, 30 de março de 2019

Russas sediou Encontro Regional Vale do Jaguaribe da Plataforma CEARÁ 2050



O Campus da UFC em Russas, sediou nas manhã de hoje (29), o Encontro Regional vale do Jaguaribe da plataforma CEARÁ 2050. O evento teve como principal objetivo apresentar e discutir o portfólio de projetos estratégicos que darão rumo ao desenvolvimento do estado nas próximas três décadas.

O encontro contou com a participação da sociedade civil, entidades diversas, parlamentares e servidores públicos de diferentes cidades da Região.

A proposta foi apresentar o material para o público e dialogar com base na realidade de cada espaço, e a partir do material recolhido definir projetos de planejamento de longo prazo, que irá guiar os próximos 30 anos do Ceará.

A Plataforma Ceará 2050 foi criada em 2017 pelo Governo do Estado com a missão de construir caminhos para o desenvolvimento do Ceará nas próximas três décadas.

Noticia da Tv Russas


Agente dá voz de prisão a advogado, advogado dá voz de prisão a agente e os dois vão parar na delegacia

Ambos foram para a delegacia de Aquiraz, mas como o agente penitenciário é servidor público, eles tiveram que se dirigir à sede da CGD.

Um agente penitenciário deu voz de prisão a um advogado e o defensor deu voz de prisão ao agente nesta sexta-feira, 29, na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) 3, no Complexo Penitenciário de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ambos foram parar na delegacia.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp), Valdemiro Barbosa, durante os ataques promovidos por organizações criminosas em janeiro, presos realizaram motins e estão respondendo sanções administrativas.

A situação teria desagradado os advogados desses detentos e houve desentendimento. O agente penitenciário teria dado voz de prisão a um dos advogados e o defensor fez o mesmo contra o agente. O caso foi encaminhado à Delegacia de Aquiraz, mas não houve resolução e os dois foram levados à Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

Segundo o presidente do Sindasp, a confusão começou quando um diretor-adjunto da Casa de Privação Provisória de Liberdade CPPL 3 estava fazendo a oitiva, quando uma advogada se pronunciou. Neste momento, o agente penitenciário a interrompeu e disse que ela teria o momento de falar. Outro advogado interveio e o agente o prendeu por desacato. Ambos foram para a delegacia de Aquiraz, mas como o agente penitenciário é servidor público, eles tiveram que se dirigir à sede da CGD.

Para Valdemiro, a confusão é por conta de procedimento que está sendo realizado para que esses detentos tenham a progressão de regime, ou seja, podem ser soltos. No entanto, com a instauração do procedimento administrativo, a progressão de regime pode não acontecer e os detentos não seriam libertados.

O presidente do Sindasp relatou que o caso é específico com esse grupo de advogados que defende líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e que os agentes penitenciários têm uma boa relação com a categoria.

O POVO Online procurou a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), e a assessoria de imprensa informou que o caso está sendo apurado. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários afirmou que o agente foi ouvido e que os advogados prestaram depoimentos. Será aberto um procedimento na DAI para apurar o caso.

Fonte: O Povo  Jéssika Sisnando


Operação da Policia Civil em Mombaça fecha pontos de “Jogos de Bicho” e apreende Caça-Niqueis

O combate a contravenção penal do “Jogo de Bicho” na cidade de Mombaça no Sertão Central, uma equipe da Policia Civil realizou investidas contra estabelecimentos no centro da cidade, além de material usado na contravenção os policias chegaram a três “Caça-Niqueis” apreendidos na operação.

Durante a operação desencadeada na cidade pela Policia Civil três locais foram alvos da investida dos agentes de segurança, foram apreendidos talões, quantidade significativa de dinheiro, cartazes e anotações. Foram apreendidas ainda três máquinas caça-níquel, bem como um revólver calibre 38 totalmente municiado.

Após a ação todo material foi conduzido com os envolvidos que se encontravam nos estabelecimentos que foram fechados para a Delegacia Municipal de Mombaça para a lavratura dos procedimentos cabíveis.

Reportagem > Mombaça Online


Governador do Ceará garante obras e Corpo de Bombeiros para Quixadá durante live com o Deputado Osmar Baquit (PDT)

O Governador Camilo Santana (PT) ao lado do Deputado Estadual Osmar Baquit (PDT) na manhã deste sábado (30) no Palácio da Abolição realizou uma live onde confirmou os compromissos de seu governo com a cidade de Quixadá.

Como havíamos anunciado em uma reportagem com Quirino Ponte (DER), informando da abertura dos envelopes da licitação no mês de Abril, com previsão de inicio das obras da Estrada que liga o Centro da cidade ao Distrito de Dom Mauricio já em Maio. Outra afirmação por parte do chefe do executivo estadual foi que a estrada do Distrito de Custódio já terá inicio ao processo de licitação. A estrada no Bairro Nova Jerusalém que liga a BR-122 ao Santuário Rainha do Sertão.

Camilo comunicou aos quixadaenses que estes anúncios e assinaturas de ordem de serviço devem acontece na entrega da Areninha do Município, houve um atraso na entrega porém já foi realizada a troca de empresas que estarão concluindo a obra que se encontra quase pronta.

O Governador anunciou que a próxima equipe do Corpo de Bombeiros da Policia Militar que irá iniciar o curso de formação serão nomeados os componentes da unidade local, já esta sendo preparada a licitação para a construção da sede. Todas as ordens de serviços destas obras serão assinadas em breve, algumas delas na entrega da Areninha de Quixadá.

Red; Sertão Alerta


Meruoca e Ocara registram maiores chuvas em 24 horas, segundo balanço parcial

Dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam chuvas em 46 cidades do Ceará das 7 horas desta sexta-feira, 29, às 7 horas deste sábado, 30. O balanço foi publicado às 10h e pode ter alterações ao longo do dia. Os postos Meruoca, na cidade de mesmo nome, e Açude Batente, em Ocara, tiveram chuvas de 26 mm e 25 mm respectivamente. 
Veja lista das 10 maiores precipitações por posto

Houve precipitação em 62 postos de um total de 76 que enviaram informação.

Confira as 10 maiores chuvas do período:

Meruoca (posto Meruoca): 26 mm
Ocara (posto Açude Batente): 25 mm
Reriutaba (posto Amanaiara): 22 mm
Russas (posto Peixe): 18,4 mm
Iracema (posto Bastiões): 18 mm
Reriutaba (posto Reriutaba): 16 mm
Beberibe (posto Beberibe): 15 mm
Quiterianópolis (posto Cruz): 14 mm
Ipueiras (posto América): 13,2 mm
Morada Nova (posto Lagoa da Serra): 13 mm

Red; DN 

Mecânico invade curso no Henrique Jorge e mata ex-mulher a tiros

Mulher de 31 anos trabalhava como atendente no local
Um mecânico invadiu a sede de um curso profissionalizante e de idiomas e matou a tiros a ex-mulher, na manhã deste sábado (30), no Bairro Henrique Jorge. Manuelle Vasconcelos Sampaio, 31 anos, foi atingida com cinco tiros e morreu no local, segundo a polícia.
Ela era atendente no estabelecimento onde, no momento do crime, havia aulas. Testemunhas disseram que ele trancou a área onde Manuelle estava. Os alunos tiveram de quebrar a porta do prédio para fugir. 
A polícia chegou à escola poucos minutos após os disparos. O suspeito foi preso e encaminhado para a Delegacia de Defesa da Mulher.  
Segundo a polícia, há relatos de que o homem era agressivo e já havia agredido fisicamente a vítima. O casal estava separado há cerca de três meses e são pais de um menino de 10 anos.

Quixadá CE - Area do 9º BPM


QUIXADÁ INCÊNDIO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Dia 29/03/2019, por volta das 09 h, o COPOM foi informado de incêndio na gráfica inovar, na Avenida Juscelino Kubitschek, Bairro Alto São Francisco, Quixadá-CE, de propriedade do Sr, J. C. L. N., solteiro, comerciante, natural de Quixadá-CE, residente no Bairro Campo Velho, Quixadá-CE. Foi acionado para o local a composição da RP 9311, para dar apoio enquanto chegava a composição dos Bombeiros, na ABT 52, que chegou ao local e apagou o incêndio. Após a chegada dos Bombeiros foi constatado que o incêndio foi na parte externa da gráfica, um curto circuito nas instalações da ENEL, não afetando as instalações da Gráfica.



SOLONÓPOLE MOTO ABANDONADA

Dia 29/03/2019, por volta das 09h, fomos informados sobre uma motocicleta abandonada na Rua 01 do Conjunto Nossa Senhora das Graças. De imediato foi acionada a composição da VTR 9192, que compareceu ao local e encontrou a motocicleta Honda/CG 125 Fan, vermelha, 2006, placa HYL 4611 – Milhã-CE, sem queixa de roubo, mas com restrição pelo Artigo 233 do CTB. Vale salientar que, ontem, o (menor de idade) (vulgo Gordim) se evadiu de uma tentativa de abordagem da composição PM, quando pilotava a referida moto. A motocicleta foi encaminhada à Delegacia Municipal de Solonópole para serem realizados os procedimentos cabíveis.


MORADA NOVA ACIDENTE DE TRÂNSITO (VÍTIMA LESIONADA)

Dia 27/03/2019 (Quarta-feira), por volta de 14 h, a equipe da VTR 9053, receberam a informação de que na Rua Paulo Paulin, em frente a Madereira Matos, havia ocorrido um acidente de trânsito e receberam um pedido de apoio pela população. A composição fez diligência ao local indicado e ao chegar encontrou a vítima identificada como J. B. B., 39 anos, casado, auxiliador de serviços gerais, consciente, mas com algumas escoriações pelo corpo; os policiais acionaram o SAMU, que conduziu a vítima ao Hospital de Morada Nova. Segundo populares, a vítima estava em uma motocicleta de PLACA: MZJ 1770 e tentou desviar de outro veículo que vinha na contramão, quando Jerônimo perdeu o equilíbrio e caiu. A equipe do DEMUTRAN removeu a motocicleta do local. Sem mais informações.