-->

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Suspeito de matar delegado da PF tinha recebido saída temporária do Dia das Mães

Delegado da Polícia Federal foi morto em tentativa de assalto no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Dois bandidos foram presos.
Policiais rendem dupla que tentou assaltar delegado da Polícia Federal (Foto: Reprodução/TV Globo)
Um dos homens presos após um delegado da Polícia Federal de São Paulo ser baelado e morto em assalto tinha recebido o benefício da saída temporária do Dia das Mães, segundo informou a Polícia Civil. Renato Oliveira Pereira, de 33 anos, já foi fichado cinco vezes na polícia por roubo. Ele saiu da cadeia no fim de semana para a saída temporária.

Na manhã desta segunda-feira (14) ele participou com um comparsa de um assalto a uma casa no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. O delegado Mauro Sérgio Sales Abdo, de 55 anos, da Polícia Federal, que estava na casa, foi morto pelos bandidos. Dois suspeitos foram presos.

O delegado que atendeu a ocorrência ficou incorformado com o crime. "Um dos indivíduos está preso aqui no hospital e o outro também está sendo conduzido para o Deic", disse o delegado Rodrigo Salgado.

"O indivíduo que está no hospital está numa saidinha de dia das mães. Esse indivíduo tem 33 anos e cinco passagens por roubo - é inconcebível um país sério aceitar uma pessoa com cinco passagens por roubo ter um benefício desses, sair no Dia das Mães e estar aí à solta, realizando crimes."

Segundo a polícia, por volta das 5h da madrugada os bandidos pularam o muro e invadiram a casa. Eles ficaram na garagem esperando a família acordar. Um pouco antes da 7h, o delegado da PF abriu a porta da garagem e foi surpreendido.

Ele estava armado e reagiu. Acertou três tiros em um dos ladrões e foi atingido também por três tiros, todos no abdômen.

Um amigo da família disse que foi chamado pela mulher do delegado.

"A esposa me ligou: o que ela me disse foi, ela desceu, fez o café, subiu. Ele desceu pra tomar o café, ela subiu e começou a ouvir tiro e ele começou a berrar: fui baleado, fui baleado", relata Mário Sérgio Ferreira. "E ela desceu, ligou pra polícia, ligou pro hospital, ela é médica do Einstein e ligou pra minha casa em seguida. Chegamos todo mundo junto."

O delegado foi levado para um hospital bem próximo, mas não resistiu e morreu. A Polícia Federal divulgou uma nota de pesar.
Dois suspeitos são presos em casa, na região do Morumbi (Foto: Reprodução/TV Globo)
Red; G1.com


Tite anuncia os convocados da Seleção para Copa



Definida nesta segunda (14), a Seleção Brasileira que tentará quebrar um jejum de 16 anos e trazer o hexa da Copa do Mundo. Cássio, Geromel, Danilo e Taison são as principais novidades em relação aos nomes que já eram dados como garantidos.
final
Tite assumiu a Seleção no segundo semestre de 2016. Em um ano e nove meses de trabalho, observou mais de uma centena de jogadores e convocou 64 (46 deles entraram em campo). "Mesmo sabendo que opiniões contrárias vão acontecer, e elas são justas. Tudo baseado em uma ideia de futebol ou mais subjetiva, a escolha é da maior versatilidade, mas que qualquer outro daqueles que foram convocados, que estão em grande fase que estão, poderiam estar convocados", afirmou Tite.

O anúncio dos convocados acontece em uma cerimônia bem menos pomposa do que aquela vista há quatro anos, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil. Desta vez, a comissão técnica optou por maior sobriedade: o auditório da sede da CBF, como aconteceu em quase todas as outras convocações. 

presentação do grupo

Os 23 convocados se apresentam na Granja Comary, em Teresópolis, no próximo dia 21 de maio. A segunda parte da preparação será na Inglaterra, de 28/5 a 10/6, com treinos no CT do Tottenham e dois amistosos: Croácia, dia 3, em Liverpool, e Áustria, dia 10, em Viena.

O Brasil está no Grupo E da Copa e faz sua estreia no dia 17 de junho, em Rostov, contra a Suíça. Depois, pega a Costa Rica no dia 22, em São Petersburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia, em Moscou, dia 27.

Blog; Erivando Lima / Diario do Nordeste


Após empresário, PRF prende vereador por porte ilegal de arma no Ceará


PRF arma ilegal

Na manhã desta segunda-feira, em Itatinga/CE, no km 28  da BR-116, policiais rodoviários federais prenderam o passageiro de um veículo Kia Cerato (identidade preservada) por porte ilegal de arma de fogo. O indivíduo, que é atirador registrado e exerce mandato de vereador em um município cearense, foi abordado portando uma pistola calibre 380 municiada, fora das condições estabelecidas. Ele confessou aos policiais que estava transportando a arma irregularmente.

Este é o segundo caso de prisão de atirador esportivo em situação de porte ilegal de arma registrado pela PRF em menos de uma semana. 

Na última quinta-feira, 10, na localidade de Pedra Branca/CE, um empresário do ramo de licitações, atirador esportivo, confessou que estava portando sua pistola calibre 380, carregada, com um carregador e 19 munições intactas ilegalmente. 

Ele estava com toda a documentação de atirador esportivo regularizada pelo Exército, mas em desacordo com a legislação que autoriza o transporte da arma municiada apenas entre o seu local de guarda e o local de treinamento ou competição e vice-e-versa.

As duas ocorrências foram encaminhadas à delegacia de Polícia Civil.

Red; DN



TAS amplia suspensão para 14 meses, e Guerrero está fora da Copa do Mundo

Guerrero está fora da Copa do Mundo e talvez não jogue mais pelo Flamengo. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça, ampliou a pena para 14 meses de suspensão por doping. A decisão, em última instância, é definitiva. Não cabe recurso.

Como já cumpriu seis meses de suspensão, Guerrero poderá a voltar a jogar em oito meses. Com isso, o atacante só poderá entrar em campo novamente a partir de 2019. O contrato com o Flamengo acaba no dia 10 de agosto.

Neste domingo, após marcar um gol na derrota por 3 a 2 para a Chapeconese, Guerrero reiterou sua inocência e disse que confiava na Justiça.
Guerrero posou na manhã desta segunda-feira para fotos para a Federação Peruana (Foto: Reprodução)
- Sou inocente, não fiz nada. Não podem deixar um jogador que não fez nada sem jogar. Não podem tirar minha felicidade de jogar futebol. Estou confiante porque acredito na Justiça

Ainda sem saber da punição, Guerrero posou na manhã desta segunda-feira para fotos da Federação Peruana prevendo a participação na Copa do Mundo.

Relembre o caso

Red; G1.com


Russas CE comunicado CAGECE

Comunicado aos moradores de Russas!
Resultado de imagem para Fotos de torneira de agua
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que irá executar serviço
de manutenção preventiva no Sistema de Abastecimento de Água. Para realizar
essa operação, a Cagece irá interromper o fornecimento de água no Município de
Russas no dia 15 de maio de 2018 (terça-feira), a partir das 06 horas, com previsão
de retorno do bombeamento para o mesmo dia às 17 horas.
O retorno do abastecimento de água se dará de forma gradativa após a conclusão
da operação. A água chegará primeiramente nas áreas mais centrais, até alcançar o
completo equilíbrio do sistema, que poderá ocorrer 48 horas após o retorno do
abastecimento nas áreas mais elevadas ou mais distantes da Estação de
Tratamento. Durante esse período, a Cagece orienta aos clientes que consumam
água com moderação, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.
Para qualquer reclamação ou solicitação, a Cagece orienta a população a entrar em
contato pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento
(0800.275.0195), o aplicativo Cagece Mobile (disponível para Android e iOS) ou por
meio do chat online, no portal da Cagece (www.cagece.com.br).

Blog; Erivando Lima


LIMOEIRO DO NORTE-CE ROUBO DE MOTOCICLETA


Ontem dia 13/05/2018 (Domingo), por volta das 07 h, entre as comunidades de KM 69 e Santa Maria, região da Chapada do Apodí, zona rual deste município, foi vítima de roubo à pessoa de VALDENIR RIBEIRO MAIA 49 anos, residente no mutirão sítio Baixa Grande, na mesma região já mencionada anteriormente. O mesmo relatou que foi abordado por dois indivíduos onde um deles estava armado de revólver, que foi levado para dentro de um matagal onde foi subtraído dele uma quantia em dinheiro de (140,00) cento e quarenta reais e sua motocicleta HONDA/ N X R 150 BROZ ES, ano e modelo 2011, de cor preta, placa O C J-9876, a referida se encontra em nome de JOÃO RODRIGUES BATISTA DA COSTA. A vítima informou ainda que os infratores logo após o evento sairão tomando rumo desconhecido levando sua motocicleta e outra que estava no mato, onde esta ele informou que se tratava de uma FAN 150 de cor preta.

Blog; Erivando Lima


RUSSAS-CE VEÍCULO ABANDONADO CONDUZIDO AO DEMUTRAN


Domingo dia 13/05/2018, por volta das 17 h 30 min, foi informado via 190 que no Tabuleiro da Vaquejada, em frente ao Clube do Raimundo Galdino, se encontrava abandonada uma moti cicleta, a composição da RP 2776, compareceu ao local e constataram que lá se encontrava motocicleta de placa H W N 8248,  de cor azul, ano 1999/2000, por está lá há algum tempo segundo populares, e até o momento ninguém se pronunciou sobre a propriedade do veiculo a mesma foi conduzida ao DEMUTRAN.

Blog;


JAGUARUANA-CE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS


Por volta das 10 h 55 min do dia 13 de maio de 2018, domingo, o indivíduo ERONILTON NOGUEIRA CASSUNDÉ,  residente à localidade de Sitio Saquinho, Jaguaruana-Ce, agricultor, solteiro, natural de Jaguaruana-Ce, tentou adentrar material entorpecente na Cadeia Pública de Jaguaruana quando foi flagrado pelo Agente Penitenciário quando foi dada a voz de prisão. Com o mesmo foi apreendida 30 g de maconha em 08 papelotes dentro de vidros de desodorantes. A equipe da CP 1741 juntamente com o Ag penitenciario . O mesmo foi conduzido até a Delegacia de Policia Civil, onde foi feito aberto o procedimento de Inquérito.

Blog;


RUSSAS-CE PRISÃO POR LESÃO CORPORAL DE FAMILIARES


Domingo dia 13.05.2018, por volta das 10 h 50 min, quando a VTR1541 composta pelos policias foram acionados para atenderem uma ocorrência de Lesão Corporal entre familiares, no Sitio Garças, entre as pessoas de ALEXANDRE CORREIA DA SILVA FILHO, pedreiro, natural de Russas-Ce, Amasiado, residente no Sítio Garças, próxima a casa de Agaci; segundo o mesmo informou que havia sido lesionado na cabeça a pauladas, pelo seu filho ALGERLANIO LIMA DA SILVA, 24 anos, desocupado, natural de Russas-Ce, residente no Sítio Garças, fizeram o deslocamento até a residência dos mesmos, onde encontraram o agressor deitado em uma rede. O mesmo foi conduzido até a Delegacia de Policia Civil, onde foi feito aberto o procedimento de Inquérito Nº 541 – 274 / 2018, ao Art. 129, § 9°, C P B (DEC Lei 2848).

Blog

RUSSAS-CE CONDUNÇÃO DE VEÍCULO IRREGULAR PARA O DEMUTRAN


Ontem dia 13/05/2018, por volta das 09 h 35 min, de frente ao cemitério na Trav. Antônio Gonçalves, foi realizada uma abordagem a um veículo HONDA/BIZ 125, Placa: H X R 9695, 07/08, Cor: VERMELHA, veículo este que tinha como restrições de débitos de IPVA e Licenciamento, recolhida pelo DEMUTRAN nos art.205 e 162 do CTB. A CP- 1541 (ST UCHOA, SGT ROCHA, SD MORAIS e SD PONTES), responsáveis pela abordagem, conduziram o veículo para o pátio do DEMUTRAN de Russas. 

Blog; 


1.886 famílias de presos recebem auxílio-reclusão no Estado do Ceará

O número equivale a 7,6% dos 24.729 internos dos regimes fechado e semiaberto, de acordo com o último boletim da Secretaria da Justiça (Sejus)

Segundo o órgão, se os valores fossem divididos pela quantidade de benefícios, a média a ser paga deveria ser de R$ 864,46. Entretanto, a Previdência Social estabelece como menor valor a ser pago a importância de R$ 954, que corresponde ao montante destinado ao salário mínimo vigente.

Aumento

Na última década, o percentual relacionado ao auxílio-reclusão registrou um aumento de duas vezes e meia, saltando de 237 famílias beneficiadas, no ano de 2008, para 844, em 2017. Em Fortaleza, o acréscimo foi de sete vezes, de 42 amparos, no ano de 2008, para 339, no ano passado.

Ainda de acordo com o INSS, 1.522 dos instituídos (quem está preso) são trabalhadores da zona urbana e 364 da zona rural. Em 1.829 dos casos, o benefício foi instituído por homens e em 57 por mulheres.

Segundo o presidente do Conselho Penitenciário (Copen), Cláudio Justa, o período de recebimento do auxílio-reclusão não é indeterminado e não está ligado ao tempo de cumprimento da pena. O advogado diz que o benefício serve para que os dependentes se reorganizem financeiramente até que se adaptem às novas circunstâncias.

Conforme Justa, o amparo é calculado caso a caso, pois são analisadas a perspectiva da pena, a idade do encarcerado e as condições dos familiares. O presidente do Copen afirma, ainda, que se o preso fugir da penitenciária ou for liberto, o auxílio é cessado.

De acordo com o INSS, o amparo tem duração variável conforme a idade e o tipo de beneficiário. Se a reclusão ocorrer sem que o segurado tenha contribuído, no mínimo, 18 vezes, ou se o casamento ou união estável se iniciar em menos de dois anos antes da encarceramento, a duração do benefício pode chegar a quatro meses, iniciando a partir da data do recolhimento do preso.

A idade do dependente também influencia na duração do auxílio. Para os menores de 21 anos, o tempo máximo é de três anos. Àqueles com idade entre 21 e 26 anos, passa a ser de seis anos. Entre 27 e 29 anos, o recebimento pode chegar até o período de 10 anos.

O auxílio-reclusão pode durar 15 anos para dependentes de 30 a 40 anos e 20 anos para aqueles que têm entre 41 e 43 anos. Apenas a partir de 44 anos, o benefício é vitalício.

Para Cláudio Justa, se o interno for privado pelo cometimento de algum delito, a família dele não pode ser penalizada, pois seria uma dupla punição. "A pena não pode passar da pessoa que cometeu o ato ilícito, por isso deve ficar restrita a ele. As pessoas perguntam 'quem vai pagar essa conta?'. Por isso, foi pensado na Previdência Social, que dispõe um benefício que alcança essa questão da privação do trabalho em razão do encarceramento do provedor. Não é o criminoso típico que tem direito ao auxílio, e sim o eventual, contribuinte do INSS, que, possivelmente, não vivia do crime", pontua.

O advogado compara o auxílio-doença ao auxílio-reclusão, afirmando que se tratam de eventos incertos, que podem acontecer a qualquer momento e que não têm um prazo carencial de um ano de contribuição para ser solicitado, como os outros benefícios da Previdência.

Apoio pecuniário

Cláudio Justa diz que a "contrapartida securitária" não é concedida a todos os presos. Contudo, conforme o advogado, dentro das penitenciárias, eles podem desenvolver alguma atividade, de forma remunerada, nos termos da Lei. O provento, entretanto, normalmente, é destinado à família.

O presidente do Copen ressalta as atividades-escolas, que são fábricas instaladas no Sistema Penitenciário que empregam pessoas que cumprem pena em regime semiaberto. Conforme Cláudio Justa, o interno, então, passa a receber o que ele chama de "apoio pecuniário", um valor abaixo do salário mínimo concedido ao preso como uma forma de compensar o trabalho desenvolvido. Ele destaca a remição penal, que consiste na ideia de que a cada dia trabalhado, dois dias serão diminuídos na pena daquela pessoa.

De acordo com o defensor público do Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e às Vítimas da Violência (Nuapp), Emerson Castelo Branco, o regime de execução penal deveria ter a educação e o trabalho como os dois principais pilares fundamentais.
Auxílios concedidos
O defensor público avalia que, atualmente, o cotidiano de um preso se resume a ócio e a drogas, considerando este um problema histórico de gestão, que vem se avolumando há décadas. "Estas pessoas deveriam estar trabalhando dentro das unidades prisionais para a subsistência da própria família e também para indenizar a vítima", ressalta.

Extinção do benefício

Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 304/2013, apresentada pela deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC), que prevê a extinção do auxílio-reclusão, Emerson Castelo Branco acredita que não tem sentido acabar com o benefício, afirmando que as propostas são de cunho populista e que atendem aos anseios das pessoas que acreditam na mentira de que todos as famílias dos presos recebem o amparo. "Estas ideias fazem parte de uma politicagem, que se vale da falta de informação das pessoas para angariar votos do chamado populismo irracional", destaca.

Cláudio Justa garante que abolir o auxílio-reclusão seria inconstitucional, uma vez que a dignidade humana está em questão. Na visão do presidente do Copen, o debate popular que discute se o benefício deveria ir para a vítima é equivocado, uma vez que, para ele, as duas famílias são vítimas.

"É necessário que se entenda que o INSS é um seguro que dá a contrapartida da contribuição que a pessoa fez. Ele tem um destinatário certo. O juiz pode aplicar uma indenização à vítima, o que nada tem a ver com o auxílio-reclusão", ratifica Cláudio Justa.

Deficiência no sistema

A defensora Pública da União (DPU), Carolina Botelho, acredita que o Estado deve proteger a todos. Segundo ela, a comunicação é a principal deficiência do auxílio-reclusão, tanto com a sociedade como no próprio sistema prisional, que não conversa com o Poder Judiciário e nem entre si. "Se o trabalhador está preso em um Estado e a família dele reside em outro, como ela vai conseguir a certidão de encarceramento para conseguir o amparo?", indaga.

Para a defensora pública, o processo de aprovação auxílio-reclusão torna-se difícil e demorado, porque a maioria das famílias dos presos que contribuíram com a Previdência Social não sabem do direito que podem usufruir.

Carolina define como burocrático o processo para que as famílias consigam o benefício. "Elas precisarão se deslocar à unidade prisional para pedir na administração a certidão de encarceramento do segurado, que demora dez, às vezes, 30 dias para ficar pronta. É uma burocracia, principalmente agora, com reorganização das prisões e a transferências dos encarcerados, o que torna ainda mais tardia a entrega do que foi requerido", assevera.

Contudo, a defensora pública da DPU certifica que, se a família requerer o benefício em até 90 dias da prisão, receberá o valor retroativo. Entretanto, se o pedido for feito somente após os três meses, será calculado a partir do dia da solicitação. Para continuar recebendo o auxílio-reclusão, a família que está recebendo o amparo social deve pegar a certidão de encarceramento e apresentar ao INSS a cada trimestre como uma forma do órgão comprovar que o cárcere ainda persiste. (Colaborou Itallo Rocha)


Red; DN

Dia da chamada final





Tite convoca hoje, às 14 horas, os 23 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa da Rússia

A Seleção Brasileira que tentará quebrar um jejum de 16 anos e trazer o hexa da Copa do Mundo será conhecida nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, quando o técnico Tite anunciará a lista de 23 convocados para o Mundial da Rússia. Dezesseis jogadores já têm lugar garantido para a competição que começa no próximo mês, enquanto as outras sete vagas são disputadas por pelo menos 19 atletas.

Com base nas últimas convocações ou mesmo em declarações de Tite, restava definir um nome para o gol, um para a zaga, dois para as laterais, dois para o meio campo e um para o ataque. Além dos 23 que irão compor a lista principal, outros 12 jogadores terão seus nomes enviados à Fifa como suplentes. Eles poderão ser chamados em caso de corte por lesão. Tite não deve revelar quem serão os jogadores que ficarão à espera.

> Exames apontam melhora de Fagner

Dentre os 23, o setor mais imprevisível é a lateral. Das quatro vagas, apenas duas estão confirmadas, com Marcelo sendo soberano no lado esquerdo. Filipe Luís vinha sendo a primeira opção para a reserva, mas o jogador ficou quase 50 dias afastado dos gramados após sofrer uma fratura em março, e agora vê sua vaga ao alcance de Alex Sandro. O lateral da Juventus conta com grande admiração de Tite.

Restam dúvidas

A principal dúvida, contudo, está no lado direito. Desde que o técnico assumiu, Daniel Alves - que foi cortado da Copa na sexta-feira passada devido a uma lesão no joelho direito - jamais teve a posição ameaçada. E, em quase dois anos à frente da Seleção, o técnico nunca deixou claro quem seria seu substituto. 

Fagner, que foi titular em três partidas, sendo dois amistosos, garantiu neste domingo a posição. O jogador do Corinthians se recupera de lesão muscular, mas foi liberado pelo médico da seleção, Rodrigo Lasmar, para ser convocado. Danilo é favorito para a outra vaga. 

Há expectativa também sobre quem será o ungido para ser o “ritmista” que Tite tanto procura no meio-campo. Seis nomes já estão certos: Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian foram presenças constantes nas listas de Tite e irão à Copa. Outras duas vagas estão abertas. Giuliano e Fred são os favoritos para ocupá-las.

Briga pela reserva

Nos demais setores, a briga é por um espaço entre os reservas. Alisson e Ederson estão garantidos no gol, faltando saber quem será o terceiro goleiro. Geromel é o mais cotado para ficar com a última vaga entre os zagueiros, e Douglas Costa deverá ser chamado para o ataque.

Coletiva

O anúncio dos convocados acontecerá em uma cerimônia bem menos pomposa do que aquela vista há quatro anos, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil. Na ocasião, Luiz Felipe Scolari anunciou os jogadores em uma casa de shows no Centro do Rio lotada com mais de 700 jornalistas.

Desta vez, a comissão técnica optou por maior sobriedade. O local escolhido foi o auditório da sede da CBF, como aconteceu em quase todas as outras convocações. Cerca de 350 profissionais de imprensa estão credenciados. Como o auditório não comporta todo mundo, foi improvisado um “puxadinho” do lado de fora. 

O caderno Jogada, do Diário do Nordeste, estará com uma cobertura ao vivo da convocação, em tempo real. Jornalistas irão comentar os nomes escolhidos por Tite. 

Red; DN