-->

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Moradores reclamam do abandono da praça da comunidade em Russas CE


A imagem pode conter: grama, árvore, céu, atividades ao ar livre e natureza


A imagem pode conter: noite, céu, árvore e atividades ao ar livre


A imagem pode conter: árvore, noite, céu, grama, atividades ao ar livre e natureza

Os moradores da comunidade de várzea alegre estão reclamando do disperso que estar sendo dado a praça Sipião Maia Sipião, total escuridão, o mato tomado de conta bancos quebrados, muito lixo e a falta de virgulante para prese var aquele patrimoniado , principalmente no período da noite o perigo de assalto que enfrentam os moradores.

Blog Erivando Lima


Polícia prende quadrilha especializada em clonagem de cartões


Equipamento

A ação comandada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) resultou na prisão de cinco homens
Cinco integrantes de uma quadrilha especializada em clonagem de cartões foram presos, na noite de terça-feira (5), após denúncia de uma suposta venda de veículo clonado, no bairro Aldeota. A partir da captura em flagrante de José Olavo da Costa Ferreira, 31, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) chegou a outros quatro nomes. Allyson Santos Oliveira, 40; Carlos Henrique Pereira Ferro, 28 e Edynetto Barbosa Machado, 23, foram presos no apartamento de Francisco Kewerson Furtado Gomes, 22, no bairro Salinas, em Fortaleza. 

Contudo, a polícia somente descobriu o envolvimento com clonagem de cartões depois de fazer buscas no logradouro. Lá, foram encontrados um revólver calibre 38 com numeração suprimida, maquinetas para testes, três notebooks, celulares e um equipamento para leitura de trilhas de cartões, comprado em um site russo.

O grupo foi autuado por estelionato, associação criminosa e porte ilegal de armas. De acordo com a investigação, há indicativos de que um sexto integrante, que já foi identificado, está com o carro que estaria sendo negociado - um Corolla de cor preta, com placa do Rio Grande do Norte (RN). A polícia aguarda que o suspeito se apresente à Delegacia. 


Fonte DN


Temer autoriza relator a alterar 5 pontos na reforma da Previdência


 inss

Na proposta original, teriam direito à regra de transição homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos. Para essas pessoas seria exigido um "pedágio" de 50% sobre o tempo restante de contribuição segundo as regras atuais.

  
De acordo com ele, as mudanças na regra de transição propostas pelo governo serão no sentido de trazer a idade de corte "mais para trás". "Também haverá compatibilização entre idade mínima e tempo de contribuição na transição", acrescentou o parlamentar, inicialmente sem dar muitos detalhes. Depois, Oliveira Maia disse que está trabalhando para ampliar o número de trabalhadores atingidos pela regra de transição, mas que não faz sentido fazer uma regra que inclua todos.

"Estamos trabalhando para ampliar o número de trabalhadores na regra de transição diminuindo idade de hoje de 50 anos para 40 anos para acessar a transição. É uma fórmula muito complexa... Nossa assessoria tem elaborado várias tabelas e cálculos para chegarmos a regra que preserve a viabilidade, sustentabilidade da Previdência", disse Oliveira Maia. Ele ressaltou, no entanto, que se trata de um "exemplo" e que o modelo definitivo ainda não está fechado.

Na proposta original, teriam direito à regra de transição homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos. Para essas pessoas a idade mínima de 65 anos não seria exigida, mas, sim, um "pedágio" de 50% sobre o tempo restante de contribuição segundo as regras atuais. 

O presidente da comissão especial que analisa a reforma na Câmara dos Deputados, Carlos Marun (PMDB-MS), que também participou da entrevista, lembrou ainda que hoje existem 89 modelos diferentes de regra de transição em vigor e a PEC atual reduzirá isso para "duas ou três" normas.

O relator da reforma disse ainda que pretende permitir o acúmulo de pensões e aposentadorias no caso de salários menores. A proposta do governo a princípio vedava essa possibilidade em qualquer caso. "De fato, não se pode imaginar preservação de pensão e aposentadoria em salários muito altos, mas no caso de salários menores há reivindicação e poderemos ter contemplação", disse Oliveira Maia.

Aposentadoria rural

O deputado do PPS também afirmou que fará mudanças nas regras de aposentadoria rural. "A PEC propõe que se faça mudança da idade mínima de aposentadoria rural para 65 anos, mas tem reivindicação que não seja elevada ou que não seja tanto. Esses assuntos estão sendo tratados", disse Oliveira Maia, reconhecendo que algum tipo de mudança tem que ser feita. "A PEC sem nenhum prejuízo, poderá avançar em alguns pontos. Sair sem sofrer nenhum tipo de alteração seria negação do processo Legislativo, o que não é o caso."

Idade mínima

O relator disse que a idade mínima de 65 anos continua a ser o "ponto definitivo" da reforma da Previdência e que pretende mantê-la nesse patamar tanto para homens quanto para mulheres, embora a bancada feminina da Câmara se oponha à medida. "A idade mínima dos homens praticamente não é questionada. O máximo que você ouve, sobretudo da bancada feminina, é em relação à idade da mulher. Mas a idade mínima mulher não é ponto ainda que pretendemos incluir em nosso relatório", afirmou.

Conciliar demandas

O deputado Carlos Marun assegurou que os parlamentares não vão promover mudanças de forma indiscriminada na reforma, mas, sim, conciliar as demandas dos parlamentares com a necessidade de equilíbrio fiscal e de acabar com privilégios, como a aposentadoria precoce. "Não recebemos uma carta branca do presidente Temer", disse. "Diante da responsabilidade que possuímos, diante da evidente certeza de que é necessário mexer na previdência, temos a mais absoluta certeza de que a reforma, a partir do relatório, será aprovada no Congresso Nacional".

Fonte DN

Ação oferta 40 novas bolsas de estudo para mães de crianças com doenças raras



                  Há opções de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo


O projeto Mães Produtivas, desenvolvido pelo Grupo Ser Educacional em parceria com a Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), está ofertando novas bolsas para cursos de graduação e especialização via educação a distância (EAD). No total, são 40 vagas, distribuídas nos estados de Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Paraíba.

O projeto foi criado pelo Instituto Ser Educacional para levar a qualificação profissional para essas mães que não podem fazer aulas presenciais, pois são cuidadoras dos filhos. No Ceará, a Faculdade Maurício de Nassau ofertará cursos de graduação pelo site de os cursos às mães, que devem acessar o site de EAD da UNINASSAU (www.uninassau.edu.br). Há opções de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Para mais informações, as mães precisam entrar em contato com a AMAR, pelo e-mail amareagir@gmail.com ou pelos telefones (81) 3132-0650, (81) 3462-6444 e (81) 9-8448-8710. A pré-seleção das candidatas será pela ONG AMAR, a qual irá analisar a condição das mães com os filhos com microcefalia e doenças raras. Após a triagem, a coordenação de Projetos EAD da UNINASSAU entrará em contato com as candidatas para que elas participem do processo de seleção e inscrição.

Realizada a inscrição, elas deverão comparecer ao polo responsável para validar a matrícula e receber as demais instruções. Assim, poderão cursar a graduação via internet, estudando de 8 a 12 horas por semana. Haverá, na sequência, outros encontros aos sábados, em intervalos definidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Confira abaixo o número de vagas para cada instituição:

Alagoas – 6 vagas
Bahia – 5 vagas
Ceará – 3 vagas
Campina Grande – 5 vagas
João Pessoa – 5 vagas
Rio Grande do Norte – 5 vagas
São Paulo – 11 vagas

Fonte Ceara News



   

CCJ no Senado aprova projeto que aumenta bancada do Ceará na Câmara



                      Medida enfrentará resistência de estados que perderão cadeiras na Casa

O Ceará pode ganhar mais uma cadeira na Câmara dos Deputados a partir das eleições de 2018. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, ontem (5), o relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) que altera o tamanho das bancadas de cada de estado na Câmara segundo a atualização da população medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No parecer, o tucano argumenta que manter inalteradas as cadeiras a que cada estado tem direito seria conceder maior valor ao voto de brasileiros de determinadores estados e menor ao de outros. Hoje, a distribuição de parlamentares obedece à proporcionalidade registrada em 1985, somando mais de 40 anos de desatualização.No projeto, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o Ceará passa a ter 23 deputados federais.

A matéria segue agora para votação no plenário do Senado e, se aprovada, será enviada à Câmara, onde deve enfrentar forte resistência dos deputados dos estados que perderão vagas caso seja aprovada, uma vez que o total de parlamentares (513) seguirá o mesmo. A medida está prevista na Constituição, que obriga a revisão da proporcionalidade sempre a um ano das eleições.

Fonte Ceara News


Lei que equipara salário de PMs e bombeiros do Ceará à média do Nordeste é sancionada

O aumento salarial varia de 3,8%, para soldados, a 48%, para majores, e será pago de forma escalonada

   
A lei que equipara o salário dos profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) ao valor médio ganho pelas categorias no Nordeste foi sancionada pelo governador Camilo Santana nesta quinta-feira (6), em cerimônia realizada no Palácio da Abolição.

O aumento salarial varia de 3,8%, para soldados, a 48%, para majores, e será pago de forma escalonada. Um terço do reajuste começou a vigorar com a assinatura da lei, o segundo terço começará a valer a partir de março de 2018 e o terceiro terço, a partir de dezembro do próximo ano.

Como soldados e cabos já ganhavam acima da média do Nordeste, foram os profissionais que receberam o menor reajuste salarial, com 3,8% e 7%, respectivamente. Entretanto, o governador aproveitou a solenidade para revelar que irá mandar novo projeto de lei, para ser votado na Assembleia Legislativa, que amplia o reajuste para 10% e 14%.

Camilo Santana afirmou que a maior alegria de um político é cumprir com as suas promessas, já que o aumento salarial para as categorias militares era prometido desde o início do seu mandato. E ratificou o que falou em entrevista à Rádio Verdes Mares, na última quarta-feira (5): "A Polícia vai entrar onde tiver que entrar".

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, afirmou que está fazendo uma gestão de valorização das tropas policiais: "Para fazer uma transformação na segurança, a gente precisava começar de dentro, a Secretaria, para fora, as ruas".

   
Fonte DN



Mais 6 açudes estão prestes a sangrar no Ceará

Atualmente o Estado possui 7 reservatórios com 100% de sua capacidade atingida

mais-6-acudes-estao-prestes-sangrar-no-ceara
Junto aos 7 açudes com capacidade máxima, o Ceará tem atualmente outros 6 próximos ao volume de 100%. Com um aporte hídrico nesta quarta-feira (5), os reservatórios Jenipapo, Tucunduba, Gameleira, Quandú, Gavião e Itapebussu estão com mais de 90% de sua capacidade e podem sangrar caso as chuvas se mantenham constantes.

O açude mais próximo de sangrar é o Itapebussu, localizado em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Ele está com 97,57% do seu volume do total, o que representa melhor marca de agosto de 2011, época em que ele sangrou pela última vez.

As chuvas em Maranguape, principalmente em março colaboraram para o aumento do volume do açude Itapebussu. De acordo com dados da  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 61,5% acima da média histórica da cidade.

Além do Itapebussu, outro importante reservatório com mais de 90% da sua capacidade máxima é o Gavião, responsável pelo abastecimento de Fortaleza. No fim de março ele já havia atingido marca semelhante, mas, devido à sua vazão, perdeu volume.


AÇUDES DO CEARÁ COM 90% DE SUA CAPACIDADE MÁXIMA
Create column charts

Situação hídrica

Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), distribuídos em 12 bacias hidrográficas, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 2,11 bilhões m³ (11,34%).

No ano de 2017 já foi registrado um aporte total de 976,88 milhões m³. Os açudes que estão sangrando atualmente são: Acaraú Mirim, da bacia do Acaraú, Caldeirões, da bacia do Alto Jaguaribe, Itaúna, da bacia do Coreaú, Valério, da bacia do Alto Jaguaribe, Maranguapinho, das bacias Metropolitanas, e São Pedro Timbaúba, da bacia do Litoral e Cahuipe, das bacias Metropolitanas. Já sangraram.

Chuvas diárias

Entre as 7h desta quarta-feira (5) e as 7h desta quinta, choveu em mais de 90 cidades, com destaques para Viçosa do Ceará (66mm) e Várzea Alegre (43,8mm).

Blog Erivando Lima



ATÉ QUE EM FIM É VERDADE


A imagem pode conter: motocicleta e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre






A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Depois de muitas cobranças reclamações e prejuízos para proprietários de transportes, começou hoje 6 a operação tapa buraco na avenida Don Lino em Russas. 
O trabalho começou desde as 8;00 Hs, será se é porque o governador vai estar em Russas amanhã, na outra vez que o governador veio foi pintada toda avenida se é assim vamos ficar torcendo que Camilo venha muitas vezes a Russas.
Blog Erivando Lima


TABULEIRO DO NORTE-CE ASSALTO A RESIDENCIA

Ontem 05/04/2017(quarta-feira), por volta das 18h30, no Sítio Malhada do Meio, próximo ao IFCE, periferia de Tabuleiro do Norte-Ce, (03) três elementos baixos, magros e encapuzados, portando uma arma curta (revolver) e duas armas longas (espingardas), invadiram a residência de um senhor natural de Tabuleiro do Norte-Ce,  agricultor, amasiado e residente no local do sinistro, tomando de assalto os seguintes pertences: uma motocicleta HONDA/CG 150 TITAN KS, cor vermelha, ano/modelo 2007 e placa HYC-2384, 02 (dois) televisores, (sendo uma PANASONIC de 40 polegadas e uma SANSUNG de 32 polegadas) e 02 (dois) aparelhos de celulares, (sendo um SANSUNG GRAN PRIME e um celular simples, sem referência). Tais elementos chegaram a pé, praticaram o delito, sendo que em seguida, tomaram rumo ignorado. A RP 1104 composta pelos PM’S, encontram-se realizando diligências no sentido de identicar e prender os autores do citado delito

Blog Erivando Lima

Preços especiais para revenda
entregamos em domicilio
Fone 88 9 9902 5069

LIMOEIRO DO NORTE-CE ROUBO A PESSOA

Ontem dia 05/ 04/2017, por volta das 16h00min, compareceu no COPOM, dando informação que teria sido roubado, um senhor 61 anos , residente no SETOR O, zona rural de Morada Nova/CE, divorciado, natural de Quixadá/CE, o mesmo entrou em um estabelecimento de uma mulher conhecida por PIRRITA, no início da CE que liga Limoeiro do Norte à Tabuleiro do Norte, segundo o mesmo ao se relacionar com uma mulher e dar cinqüenta reais (50,00), pelo serviço e ao sair, a dona do estabelecimento mandou que um rapaz o acompanhasse, foi quando distante do bar o rapaz o derrubou no chão e tomou todo seu dinheiro, uma quantia de quatrocentos reais,(400,00), todo dinheiro do aposento com o cartão e todos os documentos, á vitima foi espancada e mandado correr sem olha pra traz. Foi informado a todas as viaturas para fazer diligência, porém, até o momento sem êxito.
Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE ROUBO A PESSOA

Ontem dia 05.04.2017, por volta das 22h40, no loteamento Bela Vista, Russas-CE, foi vitima de roubo, a jovem 17 anos soleira, natural de Russas-CE, residente na avenida Gonçalves, Russas-CE), esta que foi surpreendida por dois individuo numa moto de cor vermelha, modelo Titan antigo, os quais roubaram seu celular modelo Samsung J7 Metal. PM’s 5, compareceram no local e realizaram diligencias, contudo sem êxito.  

Blog Erivando Lima


RUSSAS-CE PRISÃO COM BASE NA LEI MARIA DA PENHA

Ontem dia 05.04.2017, por volta das 10h00, na rua Aristóteles Nogueira, foi preso FRANCSICO MARCONDES FERREIRA DOS SANTOS 20 anos  natural de Fortaleza-CE, residente no endereço da ocorrência), por haver agredido sua companheira ,  natural de Russas-CE, residente no endereço da ocorrência). PM’s realizaram a prisão e conduziram as partes à DRPC para os procedimentos cabíveis.

Blog Erivando Lima

RUSSAS-CE APREENSÃO DE ARMA DE FOGO

Ontem dia 05.04.2017, por volta das 12h00, no Canal da Irrigação, Russas-CE, foi apreendida uma espingarda calibre 22, S/N, cabo de madeira, desmuniciada. A apreensão se deu quando a composição da equipe Raio 012 realizava rondas pelo referido canal e percebeu um indivíduo largando a arma e embrenhando num matagal. Que a arma foi apresentada ao Delegado Regional de Russas, Dr. Bruno Silva, para os procedimentos cabíveis. 

Blog Erivando Lima


FGTS: 2ª etapa de saques pagará R$ 136,2 mi a 139 mil cearenses

Brasília/Fortaleza. A Caixa Econômica Federal anunciou ontem a antecipação do início da segunda etapa dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os nascidos nos meses de março, abril e maio. Antes previstos para a próxima segunda-feira (10), os saques agora poderão ser feitos a partir deste sábado (8). No Ceará, 139.355 trabalhadores poderão sacar os recursos nesta segunda etapa, totalizando o montante de R$ 136,2 milhões.

LEIA MAIS 

.Mais de 1,3% das retiradas foram feitas no Estado

.Construção teme falta de crédito com uso dos recursos

.Confira a lista de agências da Caixa que abrirão no sábado (8)

Ao todo, a medida que liberou o saque nas contas inativas do FGTS beneficiará 533.822 cearenses, cujos saldos somam R$ 518 milhões, de acordo com informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal. O calendário de saques segue até julho, conforme a data de nascimento.

Em todo o Brasil, os saques começarão no sábado para 7,7 milhões de trabalhadores que têm R$ 11,2 bilhões a receber em contas inativas. Desse total, 2,3 milhões receberão automaticamente o dinheiro em conta corrente ou poupança por já terem relacionamento bancário com a Caixa. O grupo receberá crédito de R$ 2,9 bilhões no próprio sábado, dia 8.

No total, a liberação abrange 49,6 milhões de contas inativas, com saldo total de R$ 43,6 bilhões. Os saques devem beneficiar cerca de 30,2 milhões de trabalhadores. O número de trabalhadores aptos a sacar nesta fase é cerca de 60% superior ao da primeira fase, o que levou o banco a elevar o número de agências abertas no sábado.

Agências abrirão mais cedo

Para atender aos trabalhadores que sacarão os recursos, algumas agências da Caixa vão abrir neste sábado. Os saques acontecerão em 2,1 mil agências em todo o Brasil - que funcionarão das 9 horas às 15 horas - e outras 200 agências terão plantão com funcionários no autoatendimento, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal.

Além disso, na segunda, terça e quarta-feira seguintes, as agências abrirão duas horas mais cedo. No Ceará, 28 agências estarão abertas para atender aos que vão realizar os saques das contas inativas no sábado, sendo 19 na Capital e 9 no Interior, distribuídas em Caucaia, Sobral, Crato, Aracati, Maranguape, Russas, Ibiapaba, Maracanaú e Pacajus.

Impacto

Mantido o ritmo de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o programa de liberação dos recursos das contas inativas deverá injetar até R$ 36 bilhões na economia brasileira. A estimativa é ligeiramente superior à previsão anterior de R$ 35 bilhões. Mesmo com esse aumento, a previsão da equipe econômica é que o programa gerará impacto equivalente a 0 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

"A expectativa sempre foi da ordem de R$ 35 bilhões. Se mantivermos esse desempenho, o número vai para R$ 36 bilhões. O número ainda está dentro da nossa expectativa", disse o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, em entrevista coletiva para anunciar a segunda fase do programa de saques.

O presidente da Caixa lembrou que o governo trabalhava inicialmente com a expectativa de injeção de R$ 30 bilhões na economia do País.

Primeiro grupo

A primeira etapa de saques, para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro, foi iniciada em 10 de março. Segundo informou a Caixa, foram 102 mil pagamentos no Estado, totalizando aproximadamente R$ 80 milhões. No País, a primeira etapa dos saques inclui 4,8 milhões de trabalhadores, em um montante de quase R$ 7 bilhões, o equivalente a 15,9% do total disponível.

De acordo com Gilberto Occhi, 85% do dinheiro liberado na primeira fase já foi sacado. Mesmo com o prazo final para o saque desse grupo terminar apenas em junho, os saques já superaram a previsão original do banco, de saque de 80% do dinheiro.

Quem pode sacar

O trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo de sua conta do FGTS, respeitado o calendário elaborado pela Caixa. Valores até R$ 1.500 podem ser sacados no autoatendimento, somente com a senha do Cidadão. Para valores até R$ 3.000, o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa. Acima de R$ 3.000, os saques devem ser feitos nas agências.

Fonte DN