-->

domingo, 12 de julho de 2015

OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE SABADO PARA DOMINGO NO VALE

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO EM RUSSAS E REGIÃO JAGUARIBANA - VERIFICADAS NA ÁREA DO 1º BPM, DO DIA 11 PARA O DIA 12 DE JULHO DE 2015

ASSALTANTES INVADEM CASA DE VERANEIO E ROUBAM VÁRIOS OBJETOS DAS VITIMAS EM BEBERIBE
Neste sábado, dia 11, por volta das 22h, na Marina do Morro Branco, área praiana do município, PMs foram deslocadas para uma ocorrência de roubo à mão armada, em uma residência de veraneio, onde 04(quatro) indivíduos, todos de posse de armas de fogo, renderam em torno de 20(vinte) pessoas que ali se encontravam, e subtraíram todos os pertences, entre aparelhos celulares, jóias, relógios, tabletes, cartões bancários, documentos pessoais e uma quantia em dinheiro, valor não estipulado.
Os suspeitos fugiram do local utilizando um veículo GM/Celta, cor vermelha, de placas: AOR-0167, de propriedade de Francisco Adriano Soares de Sousa, que também foi roubado na ocasião, e pertente ao caseiro da residência, veículo este que foi encontrado abandonado ainda nas proximidades do local do assalto, e já restituído ao proprietário. Diligências estão sendo feitas na região à procura dos suspeitos, que ainda não foram localizados.

ROUBO À PESSOA EM RUSSAS
Neste sábado, dia 11, por volta das 11h55min, compareceu ao Quartel do 1º BPM, a pessoa de Rosane Maia De Lima, 21 anos, natural de Russas-CE, informando ter sido vítima de um roubo na Trav. André Moreira, centro, onde foi surpreendida por um indivíduo ainda não identificado, que insinuando estar armado, tomou da vítima dois aparelhos celulares, e em seguida evadiu-se utilizando uma bicicleta tomando rumo ignorado.   Diligências foram realizadas à procura do suspeito, que ainda não foi localizado.

ROUBO À COMÉRCIO E À PESSOA EM ITAIÇABA
Neste sábado, dia 11, por volta das 15h15min, na Rua João Barbosa Lima, centro, o Posto de Combustível SP, foi alvo de um assalto praticado por dois indivíduos que chegaram no local em uma motocicleta de cor verde (demais dados não informados), insinuando estarem armados, eles renderam o frentista Iago Costa De Sousa, 23 anos, natural de Itaiçaba-CE, e roubaram cerca de R$ 350,00(trezentos e cinquenta) reais, e um aparelho celular. Na ocasião, renderam também Jonh Wallisson Albuquerque Silva, 20 anos, natural de Fortaleza-CE, que estava no local, lroubando deste um aparelho celular, e em seguida os infratores fugiram tomando rumo ignorado.

CAPTURA DE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM ARACATI
Neste sábado, dia 11, por volta das 22h, após denúncias de populares, a polícia capturou no centro da cidade, o foragido da Cadeia Pública do Fortim-CE, Irisvando Rafael Da Silva, vulgo “Nego de Titia” 26 anos, natural de Aracati-CE, que ao ser preso foi conduzido a Delegacia local, de onde foi encaminhado à Cadeia Pública de Fortim-CE.

APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM ERERE
Neste sábado, dia 11, na zona rural do município, durante uma abordagem policial, foi preso: Francisco Valter da Silva, 25 anos, agricultor, natural de Erere-CE, e na companhia deste, apreendido um adolescente de 16 anos, natural de Erere-CE; eles que ao perceberem a aproximação da polícia, jogaram num matagal um revolver Cal. 22, com 4 munições intactas, sendo a arma encontrada pelos PMs. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Regional em Jaguaribe, onde os procedimentos da Lei foram adotados.

FURTO DE MOTONETA EM LIMOEIRO DO NORTE
Neste sábado, dia 11, por volta das 09h, na Rua Pe. Joaquim de Menezes, foi constatado o furto de uma motoneta Traxx, de cor preta, de propriedade de Francisco Batista de Almeida, 65 anos, natural de Iracema-CE, residente em Limoeiro do Norte-CE. Segundo a vítima, o veículo havia sido estacionado no local, no início da manhã, por volta das 07h, e ao retornar cerca de duas horas depois, percebeu o furto. Até o momento o veículo não foi encontrado.

PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (Lei Maria da Penha) EM LIMOEIRO DO NORTE
Neste sábado, dia 11, por volta de 12h45min, na rua Antônio Hermínio, Bairro Antônio Holanda, foi preso Darlieudo Maciel de Souza, 27 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que segundo as denúncias, agrediu fisicamente sua própria mãe, a Sra. Maria de Luna Maciel Souza, 51 anos, natural de Aurora-CE. O suspeito foi encaminhado à DPC local, para as providências com base na Lei Maria da Penha.

ROUBO À PESSOA EM LIMOEIRO DO NORTE
No início da madrugada deste domingo, dia 12, por volta das 00h25min, foi vítima de roubo, o estudante Francisco Guilherme Lira Fernandes, 18 anos, o qual trafegava na CE-358, que liga Limoeiro do Norte à Tabuleiro do Norte, nas proximidades da passagem molhada, quando foi abordado por dois indivíduos não identificados,  que lhe roubaram um aparelho celular e ainda a carteira porta-cédulas contendo documentos pessoais (CPF e CNH) e um cartão de crédito. Os suspeitos fugiram em seguida tomando destino ignorado e ainda não foram encontrados pela polícia.

PRISÃO POR LESÃO À FACA EM MORADA NOVA
Neste sábado, dia 11, por volta das 19h, na Rua Duque Girão, bairro Várzea, periferia, em meio a uma discussão foi lesionado a golpes de faca, a vitima Damião Nobre do Amaral, 46 anos, que foi socorrido ao hospital local com uma perfuração no abdômem,  sendo transferido para o hospital de Russas.  O autor da agressão, identificado como José Josivaldo da Silva, vulgo “Balau”, natural de Morada Nova-CE, foi preso em flagrante e conduzido à USI local para os procedimentos legais.

1º BPM


Restos de animais estão sendo jogados no leito do rio em Limoeiro



O vereador Chico Baltazar (PV) publicou hoje, dia 12/07, em sua página do Facebook, fotos de restos de animas jogados no leito do Rio Jaguaribe, segundo o Vereador o problema vem se arrastando há muito tempo.

Chamamos atenção do órgão competente do município de Limoeiro para buscar soluções para esse problema.

Blog do Tom Gurgel


Mortalidade de jovens e evasão escolar são desafios do ECA, dizem especialistas


Passados 25 anos da sanção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a legislação tem como principais desafios, segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a ampliação de recursos a serem investidos na garantia dos diretos das crianças e dos adolescentes a fim de reverter indicadores como o de mortalidade de adolescentes entre 16 e 18 anos e o de evasão escolar de jovens no ensino médio.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o número de assassinatos de jovens adolescentes no Brasil passou de aproximadamente três, em 1990, para mais de 24 por dia no ano passado.

“Veja que o país fez uma mudança importante na proteção da vida das crianças, mas não conseguiu proteger os adolescentes, especialmente, os negros e os que vivem em comunidades populares”, frisou o coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef, Mário Volpi.

Situação semelhante é verificada em relação à educação das crianças e dos adolescentes. Após o início da vigência do ECA, o percentual de crianças matriculadas no ensino fundamental saltou de 80% para mais de 98%, segundo dados do Ministério da Educação, compilados pelo Unicef. No ensino médio, entretanto, cerca de 50% dos adolescentes entre 15 e 17 não estão no banco escolar.

Conselhos tutelares

De acordo com o gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e do Adolescentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Clóvis Boufleur, os conselhos tutelares, que são considerados um grande avanço do ECA, também enfrentam problemas, como precariedade no funcionamento.

“Os conselhos estão muito frágeis nos municípios, nos governos estaduais porque se discutem muitos assuntos, mas, como não se tem recurso, não se faz muita coisa. Política sem dinheiro não avança”, criticou Clóvis Boufleur.

Um dos principais problemas desses órgãos é a falta de estrutura. “Alguns conselhos não têm computadores, não têm acesso à internet ou não têm salas privativas para atender adequadamente às famílias e às crianças e aos adolescentes. O conselho tutelar foi o principal órgão criado pela lei para zelar e fiscalizar os diretos da criança e do adolescente”, acrescentou o coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos em São Paulo, o advogado Ariel de Castro Alves Ariel Castro Alves.

Para a Fundação Abrinq, que defende o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, o bom funcionamento dos conselhos tutelares é essencial para garantia de direitos. “O país precisa melhorar a infraestrutura, a qualificação de profissionais e a destinação de orçamento para a operacionalização efetiva, especialmente dos conselhos tutelares”, afirmou a gerente executiva da Abrinq, Denise Cesário.

Internet

De acordo com o Unicef, o ECA ainda precisa ser aprimorado para incluir dispositivos relacionados aos crimes cometidos por meio da internet.

“Depois do Marco Civil da Internet, precisamos fazer uma alteração sobre os temas relacionados ao uso da internet. Esse é um tema que não está no estatuto e que precisa ser discutido. A internet é um espaço fantástico de socialização, de comunicação, de entretenimento, mas também de risco, abuso, pedofilia, homofobia, racismo”, observou o coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef, Mário Volpi.

Agência Brasil

Incidência de dengue no Ceará é a maior dos últimos três anos


O avanço da dengue esse ano no Ceará coloca em alerta a área de saúde do Estado. De acordo com dados do mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a incidência no número de casos confirmados está em 345,45 por 100 mil habitantes. É a maior dos últimos três anos.

Segundo o boletim, em 2014, a taxa foi de 207,80 pela mesma quantidade de habitantes. Um aumento de 66,2% em um ano. Já em 2013, a incidência foi de 295,42 por 100 mil. 

Fortaleza soma em 2015, 15.411 casos confirmados da doença, com 14 óbitos. Os bairros da Regional VI lideram as ocorrências, com 6.856 vítimas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O Jangurussu tem 1.648 confirmações. O Barroso tem 877 e o Conjunto Palmeira, 569. 

Já os bairros da Regional IV tem o menor total de casos. O Dendê, por exemplo, só registrou um caso até agora. Os bairros De Lourdes, na Regional II e o Parreão, na IV, não teve ninguém atingido pela doença esse ano.

Diário do Nordeste


Mães denunciam tentativa de sequestros de bebês


A Policia recebeu o registro de três mães  de tentativa de sequestro de respectivos bebês em Fortaleza. A ação estaria sendo planejada por dois homens em uma moto. O último caso aconteceu no Bairro Demócrito Rocha.

Segundo informações do G1, a dona de casa Dinorá Cavalcante quase perde o filho dela de oito meses. Ele estava no colo da mãe quando a tentativa de sequestro aconteceu, no cruzamento das Ruas Rio Grande do Norte e Estado do Rio.  Dinorá registrou o Boletim de Ocorrência na Delegacia do Panamericano. “Quando eu cheguei na delegacia eles disseram que era a primeira vez que tinha registrado o B.O. Somente de relatos”

Segundo a polícia, esta seria a terceira tentativa de sequestro de criança em Fortaleza somente nas duas últimas semanas. As ações foram registradas em diferentes áreas da cidade. De acordo com o depoimento das vítimas, foram dois homens em uma moto que agiram em todas as situações, mas em nenhuma delas a dupla conseguiu levar as crianças.

Ceará Agora


Líder do Estado Islâmico no Afeganistão e Paquistão é morto em ataque de drone


O chefe do Estado Islâmico no Afeganistão e Paquistão foi morto em um ataque de um drone comandado pelos Estados Unidos, afirmaram hoje (11) as autoridades afegãs.

Segundo a agência de inteligência afegã, Hafiz Saeed foi morto na sexta-feira (10), no Leste do Afeganistão, quando "participava de uma reunião com outros executivos" do grupo.

Hafiz Saeed, ex-comandante da milícia talibã no Paquistão, foi morto em uma operação conjunta de militares afegãos e norte-americanos, disse a agência de inteligência, em comunicado, adiantando que cerca de 30 membros do Estado Islâmico foram mortos.

A ofensiva ocorreu em Achin, distrito próximo da fronteira com o Paquistão, que se tornou um centro para as atividades do Estado Islâmico no Afeganistão.

A morte de Hafiz Saeed é considerada um forte revés para o Estado IslâmicoI, que procura expandir-se no Afeganistão e no Paquistão.

O porta-voz das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão confirmou o ataque, mas não especificou a identidade das vítimas.

Agência Brasil


STF nega pedido para suspender PEC da maioridade


O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de liminar para suspender a votação da PEC que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, aprovada em primeiro turno pela Câmara na semana passada. O pedido foi levado à Corte por 102 parlamentares contra decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de ter levado uma pauta mais branda sobre redução da maioridade menos de 24 horas depois de a Casa ter rejeitado projeto semelhante.

Em sua decisão, o ministro disse que não via argumentos jurídicos neste momento para conceder o pedido liminar (provisório) de suspender a tramitação da PEC na Câmara. Contudo ele enfatizou que sua decisão não impede que novo questionamento venha a ser feito por parlamentares no futuro “quando restar configurada, efetiva e realmente, situação caracterizadora de ‘periculum in mora'” (quando há risco se houver demora para determinada decisão).

Mello argumenta, na decisão, que não há necessidade de conceder liminar neste momento porque a aprovação da PEC dependerá de votação em segundo turno, o que só ocorrerá em agosto, após o recesso do Poder Legislativo.

Parlamentares entraram com pedido no STF na última quinta-feira, 9, para tentar suspender provisoriamente a votação e, posteriormente, anular a sessão que aprovou a redução da maioridade. A argumentação dos deputados é baseada em duas hipóteses. A primeira é de que a Mesa Diretora colocou em votação emenda que reproduz matéria que já havia sido rejeitada no dia anterior. Pela Constituição, uma matéria de emenda constitucional já rejeitada não pode ser reapreciada na mesma sessão legislativa. A segunda possibilidade apontada pelo grupo é de que a emenda votada continha matéria nova, conforme alegado pela presidência da Casa. Nesse caso, alegam, não foi obedecida a exigência de apoio de um terço dos deputados.

Apesar de a liminar ter sido negada pelo magistrado, que está a cargo do plantão do Judiciário, o assunto será analisado ainda pelo Plenário da Corte, sem previsão de data. Os ministros só retornarão às sessões colegiadas em agosto, quando se encerra o recesso.

“Pedalada”

Na madrugada do dia 2, menos de 24 horas depois de a Câmara ter rejeitado projeto que alterava de 18 para 16 anos a maioridade para crimes hediondos e graves, Cunha colocou em pauta uma proposta mais branda, articulada na véspera por ele com aliados.

Com 323 votos a favor na nova votação, os deputados aprovaram proposta determinando que jovens com mais de 16 e menos de 18 anos sejam punidos como adultos quando praticarem crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. A manobra foi apelidada de “pedalada regimental” por deputados governistas.

Ceará Agora


Dilma afirma que não existe rebelião no Congresso


A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado em Milão, na Itália, que não há rebelião no Congresso Nacional, mas evitou responder se as derrotas sofridas na Câmara dos Deputados podem passar a acontecer agora também no Senado. Para exemplificar o que dizia, citou os Estados Unidos - cujo governo de Barack Obama não tem maioria em nenhuma das casa do Parlamento.

As dúvidas sobre a capacidade do governo de manter a articulação política e garantir o apoio de sua base de sustentação aumentaram na quarta-feira, quando os senadores contrariaram o interesse do Palácio do Planalto e aprovaram a extensão da política de reajuste do salário mínimo também às aposentadorias e pensões. O placar da votação, de 34 votos a favor, e 25 contra, despertou a preocupação no governo de que a instabilidade que predomina na Câmara possa agora se instalar em definitivo no Senado.

Questionada sobre o assunto em Milão, onde visitou o estande brasileiro da Exposição Universal, Dilma Rousseff diz não ver rebelião em sua base de sustentação. "Eu não chamo de rebelião votação no Congresso em que há divergências", afirmou. "A gente perde umas e ganha outras. Se a gente for fazer um balanço, nós mais ganhamos do que perdemos. Eu não concordo que haja uma rebelião."

Segundo a presidente, o governo também registrou vitórias importantes no Congresso durante o período em que aconteceram as derrotas mais duras. "Nós temos tido aprovação de muitas coisas importantes e temos tido também desaprovações. Agora isso não significa que haja uma rebelião."

Sobre a hipótese de que a instabilidade passar a nortear a ação dos senadores, Dilma não respondeu de maneira direta. "Em uma democracia se espera que haja debate, não é? Não tem como em país nenhum no mundo você achar que ganha todas no Congresso, argumentou.

A presidente usou ainda o exemplo dos Estados Unidos para ilustrar seu raciocínio. Detalhe: em Washington, a administração de Barack Obama não tem a maioria nem no equivalente americano da Câmara dos Deputados, nem no Senado. "Nos mais democráticos é que se torna mais complexa a aprovação", disse Dilma, completando: "Nos mais democráticos, onde há liberdade de opinião, onde há uma ampla manifestação de opiniões, como é o caso dos Estados Unidos."

O Povo Online