-->

segunda-feira, 2 de março de 2015

Choveu em 134 municípios cearenses nas últimas 24 horas


Choveu em 134 municípios cearenses das sete horas da manhã do domingo até as sete horas desta segunda-feira, conforme boletim da Fundação Cearense de Meorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizado às 11h20 min.  É provável que o número de municípios com precipitações seja maior, já que a atualização é feita ao longo do dia a partir das informações fornecidas pelos postos instalados nas sedes e zonas rurais das cidades.

A região do Cariri registrou as duas maiores chuvas até o presente instante: a maior delas ocorreu em Aurora, 102 milímetros. Já o Município de Barro obteve 78.6 mm..

A previsão da Funceme para o dia de hoje aponta que "áreas de instabilidade atmosférica continuam atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro e podem deixar o céu com nebulosidade variável e chuvas em todas as regiões cearenses".

Previsão para o dia 03/03/2015
"As condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações. Com isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões ao longo do dia".

Previsão para o dia 04/03/2015
"O setor norte do Nordeste (NE) brasileiro deverá permanecer sob influência de áreas de instabilidade que deixam o céu com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas em todo o Ceará no decorrer do dia".   

10 maiores chuvas por Municípios no dia:


Aurora: 102.0 mm

Barro: 78.6 mm

Campos Sales: 75.0 mm

Paracuru: 75.0 mm

Ipaumirim: 74.0 mm

Orós: 72.4 mm

Lavras Da Mangabeira: 70.0 mm

Quixelô: 68.0 mm

Iguatu: 63 mm

Baixio: 61Aurora : 102.0 mm

Fonte: Diário do Nordeste





Ministério da Integração Nacional dá garantia de recursos para a seca


Por Miguel Martins

O secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Irani Ramos Braga, disse ontem, em visita ao Ceará, que o Governo Federal tem a perspectiva de manter todos os fluxos financeiros regulares e dar ênfase às obras que trarão resultados para a questão da segurança hídrica em 2015. Ele tentou amenizar os ânimos de parlamentares que se mostraram preocupados com um possível corte em recursos para obras importantes no Nordeste, como a Transposição do Rio São Francisco e Eixão das Águas.

“O Governo tem perspectiva de manter todos os fluxos financeiros regulares, e dar uma ênfase maior naquilo que terá um resultado no abastecimento e na segurança hídrica para este ano”, disse ele, ontem, quando compareceu à Assembleia Legislativa para participar de sessão especial que visava debater políticas de convivência com a seca. Ele disse ainda que medidas emergenciais serão tomadas quando necessárias forem.

Para ele, é preciso fazer um bom uso dos recursos públicos, destacando que a oferta da água, em 2015, é prioridade. “Temos demandas para otimizar, cronogramas. E a Transposição (de águas) do São Francisco é prioritária para o Ministério da Integração Nacional que trabalhará com afinco no Eixo Norte, e entregará a obra para o Ceará em 2016”, prometeu ele, destacando que todos os cronogramas serão mantidos, assim como os investimentos em obras estruturantes.

Ele informou ainda que o ano de 2016, mesmo que fique dentro da média no período chuvoso, será de preocupação para os estados que passam por estiagem, uma vez que os reservatórios permanecerão abaixo do ideal. Segundo disse, isso se dá devido aos anos passados onde a estiagem foi intensa não somente no Ceará, mas em outros estados do Nordeste.

Curto prazo

Os reservatórios de água devem permanecer abaixo do ideal em 2016, de acordo com painel apresentado pelo secretário, ontem, sobre o monitoramento da seca na região. Conforme informou, medidas a curto prazo, como a utilização de carros-pipa devem ser mantidas. Em todo o Nordeste são 6300 carros-pipa para atender 753 municípios nos nove estados que compõem a região, sendo 1229 somente no Ceará, atendendo a 108 cidades

“Nossa preocupação, e a preocupação dos governos estaduais, se dá porque estamos vindo de uma seca e os reservatórios estão em níveis baixos. A perspectivas não sabemos, mas nós temos que torcer para o melhor e nos preparar para o pior”, disse, ressaltando que os reservatórios tendem a ficar abaixo do ideal em 2016, por isso é necessário que medidas sejam tomadas para minorar a situação.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, disse que há possibilidade de 2016 ter chuvas abaixo da média, mas essa é uma perspectiva que não pode ser mostrada agora, uma vez que outros fenômenos podem interferir na avaliação.

Fenômeno

No entanto, ele ressaltou que em 2013 já havia uma preocupação da Fundação em relação ao ano de 2015 devido aos modelos que indicavam o fenômeno El Niño, que tinha tendência de aumentar até o fim de 2014. Não temos perspectivas para 2016, mas os estudos mostram preocupação com próximos dois anos”, disse receoso.

O deputado Welingotn Landim (PROS), se mostrou preocupado com a informação e disse que os governos Federal, Estadual e municipais têm que ter uma atenção especial para o fato, que ele lembrou ser “inédito” na história do Estado. “Isso não existia nem no pensamento do mais experiente no assunto. Algumas coisas não podem deixar de acontecer, como a Transposição do São Francisco e o Cinturão das Águas”, lembrou o parlamentar, que foi relator da comissão Especial da Seca.

Ele lembrou que alguns temas foram esquecidos no relatório apresentado, na última quarta-feira, pelo governador do Estado, Camilo Santana, como a recuperação de poços profundos e a distribuição com energização. “Temos no Estado mil poços profundos que precisam ser recuperados. Se não acontecer e tivermos um período abaixo da média, vamos ter um problema sério”, disse.

Para ele, sem água, em determinadas circunstâncias não se terá adutoras, e a solução será sempre carros-pipa. “Temos que pensar também em um processo de irrigação para gastar menos água, e não se justifica com as grandes obras, em não se pensar no reúso da água e na tecnologia de uma usina de dessalinização. Todo país de semiárido se preocupa em fazer uma usina de dessalinização. Temos que pensar nisso”, disse.

Fonte: Diário do Nordeste




PLANTÃO DE POLICIA EM RUSSAS E NO VALE DO JAGUARIBE


BEBERIBE TENTATIVA DE FURTO


1. DOS FATOS E DA AÇÃO PM: Informo a Vossa Senhoria que ontem (28-02-2015) por volta das 23h30min, conforme foi repassado pelo CB PM FILHO, Permanente e Rádio Operador de Beberibe/CE, na estrada carroçável dos Caetanos, foi abordado por 3 indivíduos, sendo 2 encapuzados, o indivíduo sem capuz que deu com a mão, logo o senhor Francisco José Silva Matias, filho de José Oliveira Matias e Rita Da Silva Matias, nascido em 07/11/1979, residente CE -040/KM66, próximo a Churrascaria do Eudes –Beberibe, parou o seu veículo GOL  ano 2013, cor prata, placa OIF-5157, quando foi surpreendido pelos demais compassas que saíram do mato armados a revólver e o rederam e levaram-lhe a uma estrada de difícil acesso, lá chegando os bandidos danificaram seu veículo, prenderam-lhe e deixaram-lhe no local sem levar nenhum pertence, já hoje, Francisco procurou a Polícia e contou o que teria passado. Atendeu a ocorrência a RD 1299 com o SD PM 24459  A vítima encontra-se na delegacia para fazer um B.O por tentativa de furto.  

PRISÃO POR LESÃO CORPORAL LESAO A GOLPES DE FACA
JAGUARIBE CE

DOS FATOS E DA AÇÃO PM: Informo a V. Sª, que hoje 01/03/2015, por volta das 16h30min, a composição da viatura CP-1283, comandada pelo SD PM  foram acionados por populares, para que comparecem a rua projetada multirão, próximo a uma creche, segundo informações discussão entre família o padrasto teria agredido o enteado a golpes de facão, de imediato a citada composição fez deslocamento, ao chegar no local e comprovando a veracidade dos fatos prendeu o acusado que trata-se de Francisco Silva Lemos, brasileiro, amasiado, agricultor, filho de João Lemos e Francisca Cândido da Silva, nascido em 23/06/1960, residente na rua Projeta Multirão Jaguaribe-CE, o mesmo depois de uma discussão desferiu na cabeça da vitima um golpe de Facão, a vitima trata-se da pessoa de: Mateus da Silva Borges, brasileiro, solteiro, alfabetizado, filho de Claudia da silva Borges, nascido 13/01/1997, natural de Jaguaribe-ce, residente no bairro Edmar Barreira, na rua Pedro Mourão Uchoa, Nº282 a citada vitima foi socorrida ao hospital municipal e medicada, não corre perigo de morte, o acusado foi preso em flagrante artigo 129 parágrafo 9º inquérito tombado sobre o numero 0061/2015, sendo conduzido ao presídio de Jaguaribe

ROUBO A PESSOA EM LIMOEIRO DO NORTE -CE

1. DOS FATOS E DA AÇÃO PM: Informo a Vossa Senhoria que hoje, 01/03/2015(domingo), por volta das 10h30min, na Travessa Camilo Brasiliense, 1926, centro, Limoeiro do Norte-CE, foi vítima da roubo a pessoa de Maria Vanessa Gomes Ferreira, filha de José Ferreira e Maria Nilce Gomes Ferreira, nascida em 08/02/1985, natural de Limoeiro do Norte-CE, casada, dona de casa, a mesma foi abordada por um indivíduo em uma motocicleta, que levou da mesma uma bolsa com documentos pessoais e um celular de marca LG, a RD-2700, composta pelo Sd-  foi ao local e encontram-se em diligências afim de identificar o autor do crime, mas até o momento sem êxito

ROUBO A PESSOA EM QUIXERÉ

Informo   a   Vossa   Senhoria,   que   hoje   01/03/2015(DOMINGO),  por  volta  das12h40min,   fomos   informados pelo cidadão no destacamento,  que tinha acontecido um roubo de  um celular  em uma churrascaria  no  centro  de Quixeré, na Rua Hardo Costa n.4240 Os policiais militares,CB PM Nºforam ao local  informado e encontraram o senhor Mauricio Antônio Ribeiro, que informou  aos policiais que chegaramdois   indivíduos   em   uma  moto   que   não   foi   identificada,subtraíram do mesmo o seu celular LG digital. Os policiais fizeram   diligencias   no   intuito   de   localizar   os   indivíduos, porém até o momento  sem êxito 

APREENSÃO DE UM CELULAR NA CADEIA PÚBLICA DE QUIXERÉ

DOS FATOS E DA AÇÃO PM:
Informo a Vossa Senhoria, que hoje 01/03/2015 (domingo),as 10h00,na   cadeia  pública  de  Quixeré   durante  a  visita   foi   percebido  pelospolícias   SD    e   AGENTE que alguém  tinha jogado um celular por cima da grade da cadeia, os polícias apreenderam o celular e encaminharam  a sede do destacamento para procedimento cabível.



   

RUSSAS-CE PRISÃO COM BASE NA LEI SECA

O fato aconteceu por volta das 21h00min, na localidade de Parelhas, zona rural de Russas-CE, policiais militares que isolavam a área de um acidente de trânsito ocorrido naquela localidade foram surpreendidos com o indivíduo MARCELO MONTEIRO DE LIMA (natural de Russas-CE, nascido aos 03/09/1986, filho de Marcondes Lino de Lima e Maria Carmelita Monteiro de Lima, residente no Sítio Parelhas, Russas-CE), este que com o veículo saveiro, de cor prata e placa OCR 7133, com visíveis sinais de ter o condutor ingerido bebida alcoólica, desacatou e desobedeceu aos policiais militares, bem como tentava, em meio a multidão de curiosos que se juntava em volta do acidente que acabará de ocorrer, passar com seu veículo, quase que atropelando algumas pessoas. A Polícia Militar (RD 2775:  conduziu o indivíduo acima citado à PRF para realizar o teste de bafômetro, tendo o condutor se recusado, sendo em seguida conduzido à DRPC de Russas-CE, para os devidos procedimentos