-->

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Está preso o homem que matou adolescente.de 13 anos em Cedro-C



FONTE PLANTÃO DO CEARÁ


RUSSAS NAS FINAIS DA II COPA O TIME VIAJOU POR CONTRA PRÓPRIA A ATUAL GESTÃO NÃO DEU UM CENTAVO.

FONTE COLUNA COLUNA SILVIO CARLOS.

José Pimentel indicado para assumir 1ª vice-presidência do Senado



Enquanto os nomes que disputam a presidência da Câmara dos Deputados viajam pelo Brasil em
busca de apoio, no Senado Federal já está sendo articulada escolha de indicados para postos-chave.

O senador José Pimentel (PT-CE) é cotado para assumir a 1ª vice-presidência da Casa. Atualmente o parlamentar é líder do governo no Congresso.


Em 2014, figurou dentre os mais influentes na lista divulgada pela realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Segundo a Folha de S. Paulo, o senador Humberto Costa (PT-PE) pode ser indicado como líder do partido.
FONTE CEARÁ NEWS


Notas do Enem serão divulgadas nesta terça (13); 9 mil vagas disponíveis no CE



Para pôr fim à ansiedade dos mais de 6 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, o Ministério da Educação (MEC), por meio do site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgará as notas dos estudantes na próxima terça-feira (13). Nesta segunda (12), foi disponibilizada a consulta de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Para 2015, as universidades cearenses irão disponibilizar mais de 9.200 vagas no Sisu. Esse é o maior número já registrado desde que o processo seletivo se tornou o principal meio de ingresso no ensino superior no Estado. 
Além da Universidade Federal do Ceará (UFC), também oferecerão oportunidades o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade da Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e, pela primeira vez, a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Somente na UFC, serão abertas 6.238 vagas em 106 cursos de graduação, nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. A quantidade de postos é 10,25% superior à oferta do ano passado. As inscrições acontecem entre os dias 19 e 22 de janeiro.
Uece é a novidade em 2015
A novidade da edição do Enem desse ano é que, pela primeira vez, a Uece participará do Sisu. A instituição ofertará 1.033 vagas em 65 cursos, distribuídos nos campi de Fortaleza, Crateús, Limoeiro, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá.
Nos cursos que oferecem ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivos, 50% das vagas serão abertas no semestre 2015.1. Já nos cursos onde há ingresso apenas no primeiro semestre, a disponibilidade de postos pelo Sisu será de 25%, enquanto os demais serão preenchidos por meio do vestibular. A universidade realizará 3 chamadas.
Para os interessados em ingressar no IFCE, serão disponibilizadas mais de 2 mil vagas. Dentre os 34 cursos que terão postos dedicados aos candidatos do Enem, estão o de Artes Visuais, em Fortaleza, o de Gastronomia, em Baturité e Ubajara, e o de Engenharia Ambiental, ministrados em Juazeiro do Norte, Maracanaú e Quixadá.
A Unilab irá oferecer vagas em 10 cursos, como Administração Pública, Agronomia, Engenharia de Energias, Matemática e Química. Ao todo, serão 480 oportunidades. A formação com maior número de vagas ofertadas é o Bacharelado em Humanidades, com 160 postos disponíveis.
FONTE  DIÁRIO DO NORDESTE



Gestores devem prestar contas de investimentos feitos em educação

Gestores distritais, estaduais e municipais já podem prestar contas dos investimentos feitos em educação no ano passado. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou a versão de 2014 do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) para que os dados sejam enviados pela internet. O prazo final para transmissão das informações é 30 de abril para os municípios e 31 de maio para os estados e o Distrito Federal.

Pela Constituição, os entes federativos devem investir no mínimo 25% do que arrecadam em educação. Quem não cumprir o prazo ou não conseguir comprovar o investimento mínimo fica inadimplente no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) do governo federal. Com isso, deixa de receber recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.

Por meio da prestação de conta no Siope, se o estado ou município não investir pelo menos 25% do orçamento, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de Contas estaduais e ao Ministério Público informando o não cumprimento da norma.

FONTE CEARÁ NEWS



Trabalhadores que contribuíram entre 1999 e 2013 têm direito à revisão de saldos do FGTS


Brasileiros que tiveram contrato formal de trabalho em regime CLT entre 1999 e 2013 e, consequentemente, contribuíram com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), precisam ficar atentos. Em 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável até então pela correção monetária de precatórios e do FGTS, como inconstitucional e ilegal.

"A decisão ocorreu porque durante o período vigente em que foi utilizada (1999 a 2013), a TR não acompanhou os demais índices de correção e esteve abaixo da inflação, o poder de compra não foi recuperado e os trabalhadores receberam menos do que deveriam", explica o especialista em Direito Tributário da RCA Advogados, Dr. Robson Amador.
Por causa da mudança, todos as pessoas que trabalharam nos últimos 14 anos, inclusive os aposentados, podem entrar com ação judicial para pedir a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A estimativa é que a diferença percentual entre o que o trabalhador de fato recebeu, e o que deveria ter recebido, varia de 60% a 80%, dependendo dos meses e dos anos trabalhados.
A partir de agora, o índice escolhido para a correção monetária do FGTS será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). "Assim como outros índices, o INPC sempre acompanha o nível da inflação. Em termos de comparação, em um ano a TR acumula uma variação de 0,04%, enquanto o INPC registra uma alta de 6,67% durante o mesmo período", relaciona o especialista em Direito Tributário.
Aposentados e contribuintes que já tenham sacado o Fundo de Garantia também têm direito à revisão. O pedido pode ser feito em até 30 anos. Para entrar com a ação, o trabalhador deve obter os extratos do FGTS de 1999 a 2013 junto à Caixa Econômica Federal, RG, CPF, comprovante de residência procurar um advogado especialista.

"A partir dos extratos, haverá uma comparação entre o índice que foi aplicado e o índice que deveria ter sido utilizado. A partir daí será calculada a diferença", esclarece Robson Amador.
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
O FGTS foi criado em 1966 por meio da Lei 5.107, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Atualmente, é a Lei 8.036/1990 que regula o FGTS e faz menção à correção monetária. O Fundo de Garantia é uma conta aberta pelo empregador junto à Caixa Econômica Federal, para que seja depositado mensalmente 8% do salário, mais atualização monetária e juros.
Como surgiu a Taxa Referencial?
A Taxa Referencial é originária da Lei 8.177, que foi criada em 1991, no Plano Collor II. A iniciativa fez com que os valores recolhidos do FGTS não refletissem os índices oficiais da inflação, o que causou prejuízo aos trabalhadores.
FONTE DIÁRIO DO LITORAL


OPORTUNIDADE DE EMPREGO SINE / IDT de Russas

                          - OPORTUNIDADE DE EMPREGO  SINE / IDT de Russas
OCUPAÇÃO
ATENDENTE DE CLÍNICA DENTÁRIA
CUIDADOR DE IDOSOS
AUXILIAR DE COZINHA
VENDEDOR PRACISTA
VENDEDOR EXTERNO
CAIXA DE LOJA
COZINHEIRO DE RESTAURANTE
EMPREGADA DOMÉSTICA NOS SERVIÇOS GERAIS
PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
MOTORISTA ENTREGADOR
TECNICO EM ENFERMAGEM
TRABALHADOR RURAL
AUXILIAR DE ESCRITORIO
JOVEM APREDIZ - DAKOTA
AUXILIAR DE ESCRITORIO




HOMICIDIO A BALA/ VEÍCULO ROUBADO RECUPERADO (RUSSAS-CE)






HOJE  12.01.2015, por volta das 06h45, numa estrada carroçável na localidade do Macapá, zona rural de Russas-CE, populares ligaram informando que havia um corpo na beira da estrada, próximo a uma moto, que de imediato foi acionada uma composição policial para o local e constataram o homicídio, tendo como vítima JOSE IVAN ARAÚJO FONSECA, vulgo “IVAN DA ÁGUA FRIA” (nascido aos 24.05.1987, solteiro, agricultor, filho de Terezinha Araújo Fonseca, natural de Quixeré-CE, residente na localidade de Água Fria Quixeré-CE, o qual tem várias passagens pela polícia: artigos 155 (02), 157 (03), 121 entre outros), sendo observado vários disparos de arma de fogo na cabeça, de pistola cal. 380. Que IVAN trafegava na moto Honda CG 150 Fan de cor vermelha, ano 2012, de placa OSL-4559, a qual tem queixa de roubo/furto. PM’s Sgt , compareceram no local e adotaram as devidas providencias.

ERIVANDO LIMA  REPORTE








Seca deixa 907 municípios em situação de emergência ou calamidade no país



Reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo (11) retrata a situação de calamidade e emergência em 907 municípios brasileiros devido à seca. A escassez de água que preocupa São Paulo, atinge também Minas Gerais, Espírito Santo e os nove Estados da região Nordeste. São 93 cidades em racionamento e 3,9 milhões de pessoas afetadas.

Em São Paulo, que vive a maior seca em 84 anos, não foi decretado racionamento, mas a pressão da água tem sido reduzida á noite e, nesta semana, foi aprovada uma sobretaxa na conta de água para quem aumentar o consumo.

Previsão para os próximos meses também preocupa

Se a situação está ruim, as previsões não são otimistas para os próximos meses. Metereologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Adelmo Correia, diz que a situação é 'preocupante'. Dezembro e janeiro são os meses de chuva mais intensa, mas choveu abaixo da média histórica até agora: 65% do previsto em dezembro e, até agora, só 9% em janeiro.

Ceará News


Dupla armada faz arrastão em comércio da zona rural de Russas



Uma dupla armada em uma motocicleta provocou terror na localidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Doras, na zona rural de Russas, no Vale do Jaguaribe, realizando vários assaltos. O primeiro deles teve início pouco antes do meio dia, quando invadiram o comércio de José Gecildo de Lima, 44, exigindo todo o dinheiro do caixa e de um cliente do estabelecimento.


Em seguida os assaltantes atacaram o mercadinho Nova Opção, e abordaram a proprietária Rosa Cleide de Lima, 22. Após os ataques, os bandidos fugiram com destino à cidade de Quixeré, e até o final da tarde desta sexta-feira (10), não haviam sido localizados pela Polícia Militar.


FONTE CEARÁ NEWS


Médico mostra órgão genital em festa, briga com policiais e é preso em Alto Santo



Um médico de 25 anos foi preso na madrugada deste domingo (11) no município de Alto Santo, a 230 km de Fortaleza. Em uma festa, o homem mostrou publicamente o órgão genital, brigou com policiais, foi detido, fugiu da delegacia, invadiu duas residências e fez uma criança refém, sendo preso posteriormente.
 
"Tudo começou quando ele colocou o órgão genital para fora no meio de uma festa. A segurança o colocou para fora, mas, já fora, ele começou a discutir com a namorada e um outro rapaz. Então a Polícia interveio", relata o inspetor da Polícia Civil, Antônio Landim.
 
Após a abordagem policial, o homem se mostrou furioso e atacou um carrinho de churrasco. A Polícia, então, o deteve e o encaminhou à Delegacia Municipal de Alto Santo. Chegando lá, o médico foi colocado em uma sala de passatempo, mas se manteve incontrolável.
 
"Ele quebrou a porta da sala, quebrou uma vidraça e uma janela. Eu intervi e então começamos uma luta corporal. Ele, então, fugiu e invadiu duas residências", relata o inspetor. Em uma das casas, o médico fez uma criança de refém, porém, como não estava armado, a ação foi facilmente controlada pela Polícia.
 
Em depoimento, o homem disse ter ingerido cerveja e whisky e não se lembrar da maioria do acontecimento. "A família informou que ele já havia surtado outras vezes", acrescentou Landim. Conforme o policial, o médico responderá aos crimes de atentado violento ao pudor, desacato,resistência à prisão, danos ao patrimônio publico, invasão de domicílio e constrangimento a criança. O homem não tinha passagens pela Polícia.
 
O médico, que foi autuado em flagrante, permanece preso na Delegacia de Alto Santo. A ocorrência foi comunicada ao juiz da Comarca de Quixeré, que comanda o plantão judiciário da região e ficará responsável por julgar o caso.
DIÁRIO DO NORDESTE


RUSSAS-CE ACIDENTE DE TRANSITO COM VITIMAS LESIONADAS



10.01.2015, por volta das 12h45, na Rua Dr. João Maciel Pereira, 2750 em Russas-Ce aconteceu uma colisão entre a motocicleta Honda Bros NXR 150, preta, placa NVE-6599, que era conduzida por MARIA IVONEIDE MAIA DE OLIVEIRA, data de nascimento 01.11.1964, filha de Francisco Damião de Oliveira e Maria Santa Maia de Oliveira, residente na Rua Dr. José Ramalho, 1819 centro de Russas-Ce, que a mesma sofreu fratura no pé esquerdo sendo socorrida pelo SAMU ao hospital local, e tendo como garupeira a Sra. SELMA MARIA MAIA, filha de Francisco Damião de Oliveira e Maria Santa Maia de Oliveira, residente no Sitio Hipepaconha zona rural de Russas- Ce, que sofreu fraturas na perna esquerda e foi socorrida ao hospital local pelo SAMU em seguida transferida ao I.J.F em Fortaleza-Ce, e um veículo Fiat Uno de cor verde que evadiu-se do local sem prestar socorro às vítimas. Os policiais militares Cb  na CP 1541 juntamente com Agentes do DEMUTRAN compareceram ao local e adotaram as medidas necessárias.

ERIVANDO LIMA REPORTE


PLANTÃO DE POLICIA NAS ULTIMAS 24 HORAS EM RUSSAS E NO VALE DO JAGUARIBE



ARACATI-CE LESÃO CORPORAL A GARRAFADA

Ontem  (11-01-2015) por volta das 18h40min, no Bar do “CHICO DÉ”, Baixio, Aracati, foi vítima de lesão corporal a garrafada o senhor FRANCISCO VINICIUS FELIX DA SILVA, filho de Francisca Felix da Silva e Francisco Nogueira da Silva, nascido em 25/02/1989, residente no Baixio, próximo a padaria. O mesmo foi socorrido por populares ao hospital municipal do Fortim, sendo em seguida transferido para o HMED em Aracati. Foi solicitada escolta para ambulância que trazia a vítima, sendo então feita pela CP 1022 com CB PM . Estiveram ainda presentes no hospital a RD 2773 com SD PM .

POTIRETAMA-CE PRISÃO POR FURTO, PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E FORMAÇÃO DE QUADRILHA

 Ontem 11/01/2015, por volta das 21h30min, o policiamento da Cidade de Potiretama-CE recebeu uma ligação anônima, informando que dois indivíduos estavam transitando no centro da cidade em uma motocicleta e que estavam portando armas de fogo. Prontamente a composição da viatura CP-1333, comandada pelo CB PM Valdiberton e composta pelo SD PM , realizou rondas pelo centro de Potiretama-CE quando avistou transitando em uma motocicleta Honda CG Today, 125cc, ano 93/94, cor vermelha, de placa MZM-3188 pela Rua Padre Negreiros, os seguintes indivíduos: ARTUR DE ALMEIDA ALCANTARA, vulgo “GALEGUINHO “nascido em 18/03/84, filho de Jaime de Alcântara e Lucia Dantas de Almeida Alcântara, soldador, natural de Manaus-MA, residente em Alto Santo-CE e MAURÍCIO DA SILVA GONÇALVES, nascido em 18/05/95, filho de Rosenberg Gonçalves e Romilda Costa da Silva, residente no Sítio Jardim, Zona Rural de Alto Santo-CE. Com “GALEGUINHO”, foi encontrado um revólver Taurus, Cal. 38, nº 183623, capacidade para 06 (seis) tiros, com 04 (quatro) munições intactas e 02 (dois) cartuchos deflagrados, estes por sua vez estavam em seu bolso. Com o outro, foi encontrado uma pistola de madeira na cor preta e os seguintes objetos: - (01) uma prancha para cabelo; - (01) uma máquina para cortar cabelo; - (01) um microfone; - (01) uma máquina para cartão de crédito da CIELO. Com isso, o policiamento deu voz de prisão e os conduziram à DRPC de Jaguaribe-CE, para a realização dos procedimentos cabíveis. Chegando nesta Urbe, o policiamento de Potiretama-CE, recebeu uma informação do permanente do Destacamento de Iracema-CE, dizendo ter recebido uma ligação, dando conta de um  furto, ocorrido por volta das 19h00, na Fazenda Nova Macambira, Zona Rural de Potiretama-CE, de propriedade do Sr. JOSÉ EUDES CAMPELO BESSA, nascido em 07/06/60, filho de Ulisses Campelo Neto e Iraci Campelo Bessa, de onde foram furtados exatamente o mesmo material descrito acima, mais a quantia de R$ 4.000,00 (Quatro Mil Reais) e um revólver Taurus Cal.38, arma esta encontrada com os indivíduos. Diante dos fatos, ao serem indagados a respeito do furto, os indivíduos assumiram o ato criminoso, como também entregaram outros dois comparsas, conhecidos por GRACILIANO e JUCENILSON, estes por sua vez, encontram-se foragidos e de posse da quantia em dinheiro acima informada. Após ser lavrado o flagrante, o policiamento retornará ao Destacamento de Potiretama-CE, onde iniciarão as diligências no intuito de localizar e prender os outros indivíduos..

LIMOEIRO DO NORTE-CE FUGA DE PRESO

Ontem  11/01/2015(Domingo), por volta de 09h30, fugiu da cadeia pública local, a pessoa de Jeferson Cortez Pereira, vulgo “Cowboy”, filho de João Batista Cortez e Francisca Pereira Bento, nascido em 02/11/1992, natural de Antônio Martins-RN, solteiro, locutor, residente no Bom Jesus do Cruzeiro, zona rural de Limoeiro do Norte-CE, o mesmo encontrava-se preso, acusado de vários assaltos a comércios locais, tão logo tomaram conhecimento do fato as VTR’s, CP-1134 e RD-2700, composta pelo Cb 13.57n  começaram a realizar diligências, mas até o momento sem êxito.

ALTO SANTO-CE PRISÃO EM FLAGRANTE

Ontem ,11/01/2015 (domingo), por volta das 01h30, o policiamento foi acionado através de ligações telefônica dando conta de uma ocorrência em um evento que acontecia no parque de vaquejada PARQUE ELPIDES zona rural de Alto Santo, onde um cidadão de nome GERISLANIO GALDINO DO NASCIMENTO, encontrava-se fazendo atos obscenos no interior do clube, quando abordado pelos os Pms, o infrator se revoltou contra os mesmos cometendo resistência a prisão, bem como partindo para os policiais e os agredindo, chegando a delegacia local o referido danificou uma porta de vidro na tentativa de fuga, momentos antes o indivíduo adentrou em algumas residências inclusive chegou a manter uma criança de dez anos como refém, O Gerislanio Galdino do Nascimento, brasileiro, solteiro, médico, nascido aos 12/01/1990, natural de Aurora,RG nº.3752605 SSP-PB,CPF-083.386.274-02. Filho de José Galdino Neto e de Maria Gizelda Neta, residente em Limoeiro do Norte-CE, o mesmo foi conduzido á delegacia local pela equipe da Policia Militar comandada pelo sub-tenente AMAURY MIGUEL BARRETO, que no momento solicitou o apoio do PM  que encontravam-se de férias. Onde o autor foi enquadrado nos artigos: 233,392,331,163, parágrafo único, III,150,146 c/c artigo 69 do Código Penal Brasileiro, tendo sido lavrado o competente Auto de prisão em Flagrante.


Nasce terceiro filho do ministro Cid Gomes



Atual ministro da Educação, Cid Gomes anunciou, na tarde deste domingo (11), o nascimento do seu terceiro filho. Em suapágina no Facebook, o ex-governador do Ceará comemorou o nascimento de Pedro, que aconteceu na noite do último sábado (10) no Hospital e Maternidade Gastroclínica, localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza.
"Nasceu ontem, às 20:00, o Pedro, meu terceiro filho. Graças a Deus com muita vitalidade!", comemou Cid Gomes. Na foto publicada, o ex-governador, que aparece acompanhado da esposa, Maria Célia, posa com o filho no colo. Além de Pedro, o casal já tem outros dois filhos:Rodrigo, de 17 anos, e Matheus, de 7.
Até a tarde deste domingo (11), a esposa de Cid permanecia internada na maternidade. 
Diário do Nordeste