-->

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Acidente na BR 116 próximo ao Peixe Gordo com duas vitimas fatais


A informação que chega nesse momento é de que aconteceu um acidente na BR 116 nas proximidades do Peixe Gordo com duas fatais.











Russas se despede do ex-vereador Pai Herói



A Câmara Municipal de Russas está de luto nesta terça-feira 11, pois faleceu nesta segunda-feira, 10, em Fortaleza, o senhor José Mauricio Nogueira Jacó (51), ex-vereador da Câmara Municipal de Russas, conhecido por (  Pai Herói ). Pai Herói já vinha passando por problemas de saúde, vindo a óbito no inicio da noite da segunda feira.

Natural de Russas e residentes da comunidade de Jardim de São José, Pai Herói foi eleito vereador em Russas no ano de 1996, como terceiro candidato mais votado com 667 votos.  Exercendo o mandato em representação de sua comunidade de 1997 a 2000.

Seu corpo está sendo velado em sua residência em Jardim de São José, onde será sepultado no Cemitério de Jardins da Saudade as 16;00hs.

TV RUSSAS


Web Sport TV - 11/11

Juazeiro do Norte-CE: Estudante é sepultada no dia do seu aniversário ao lado da mãe mortas à facadas



A tragédia que se abateu no seio da família Callou Filgueiras teve mais um momento de dor esta manhã com o sepultamento de mãe e filha assassinadas na noite de domingo por Wennys Callou Filgueiras, de 28 anos, respectivamente, filho e irmão das vítimas. Laura Callou Filgueiras deveria estar reunida esta noite com parentes, amigos e colegas do curso de Letras da URCA comemorando a passagem dos seus 22 anos. Os preparativos para a festa, aliás, já estavam em curso.

Entretanto, ela e sua mãe Maria Rita Filgueiras Callou, de 48 anos, foram mortas a golpes de faca no quarto da residência das vítimas e acusado na Rua Ernestina Dias Sobreira, 708 (Limoeiro) em Juazeiro do Norte. O fato obteve grande repercussão e o Site Miséria acolheu centenas de mensagens lamentando o duplo homicídio, de condolências à família e propiciando um debate sobre o malefício das drogas já que Wennis era usuário de substâncias entorpecentes e estava drogado no momento dos crimes.




Quando chegou em casa, passou a discutir com a irmã Laura Callou e armou-se com uma faca tendo desferido um golpe contra a mesma. Desesperada, a mãe partiu em defesa da filha e as duas acabaram sendo mortas. Depois, fugiu para a casa de um parente no Sítio Baixa do Maracujá em Crato quando o pai dele, José Paulo Filgueiras, tomou conhecimento e avisou à polícia. Uma equipe da FTA (Força Tática de Apoio) com o Cabo Murilo e os Soldados Cláudio e De Araújo foi até lá e o prendeu.

Na Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro, Wennys Callou foi autuado em flagrante para responder pelo duplo homicídio. Imediatamente, terminou transferido à Cadeia Pública, onde chegou por volta das 8 horas. Cabisbaixo e calado, o jovem apresentava alguns ferimentos em virtude da luta corporal travada com as vítimas deixando muita destruição no quarto. No período da tarde, ele passou a reclamar de dores quando foi levado para a UPA Limoeiro, a fim de ser feita uma radiografia que constatou uma fratura simples na clavícula, mas já está tomando a medicação devida.



SITE MISÉRIA


Uma pessoa é assassinada no Brasil a cada 10 minutos, aponta estudo



O Brasil registrou 53.646 homicídios ao longo de 2013, o que dá uma média de um caso a cada 10 minutos. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (11) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Se por um lado o Brasil voltou a registrar alta no número total de assassinatos, o país conseguiu reduzir a taxa de homicídios (quando os casos são comparados com o total da população).

Foi o terceiro aumento seguido no número de crimes, que apresentavam redução até 2010. Em 2012, o número de mortes foi de 53.054.

Mesmo com a alta, o Brasil reduziu a taxa de homicídios de 27,4 para 26,6 por cada 100 mil habitantes. Para a ONU (Organização das Nações Unidas), taxas acima de 10 por 100 mil são consideradas de violência em nível epidêmico.

Das 27 unidades da federação, 14 conseguiram reduzir a taxa de homicídios em 2013. Apesar disso, nenhum Estado conseguiu atingir níveis aceitáveis de homicídios.

Os Estados que mais se aproximaram foi São Paulo e Santa Catarina, com taxa de 10,8 homicídios por cada 100 mil habitantes.

A maior queda foi no Paraná, onde a taxa caiu de 31,1, em 2012, para 24,5 para cada 100 mil habitantes. Já o Rio Grande do Norte teve a maior alta, mais que dobrando dos 12 para 24,3 por cada 100 mil.

Os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Norte, porém, estão na lista dos sete que têm dados considerados "pouco confiáveis" pelo Fórum.
Proporcionalmente, Alagoas segue como o Estado mais violento do país.

Desde 2008, o Estado lidera o ranking de mortes. Em 2013, 2.230 foram mortas de forma violenta, o que dá 67,5 para cada 100 mil habitantes. A taxa é similar a de El Salvador, o segundo país mais violento do mundo, com taxa de 66 por 100 mil --Honduras é o líder, com taxa de 82, conforme dados da ONU.

Outro dado que chama a atenção é o crescimento no número de "mortes a esclarecer", que pode esconder um número ainda maior de homicídios. No ano passado, o número de casos nessa condição chegou a 16.291, o maior da série histórica dos oito anos do anuário.

Fonte: UOL



DUPLO HOMICIDIO EM MORAVA NOVA



Na terça-feira, dia 11, por volta das 12 horas, na Rua Mãe Rosaria, houve um duplo homicídio, praticado por dois indivíduos ainda não identificados que chegaram no local em uma motocicleta de cor preta,  e efetuaram vários tiros contra as vítimas: Marcos da Costa Rabelo, 22 anos, natural de Morada Nova.

Ele foi atingido com 4 tiros de pistola ponto 40; e Jeferson Saraiva de Freitas, 19 anos, natural Morada Nova, segundo a policia, Jeferson foi atingido com 19 tiros de pistola ponto 40. Os dois foram a óbito no local.

Durante a ação criminosa, uma terceira pessoa foi atingida com um tiro na perna. Trata-se de Mateus Saraiva de Freitas, que foi socorrido para o hospital local e não corre risco de morte.

Logo apos a pratica do crime, os elementos fugiram tomando rumo ignorado. O caso está sob investigação da Polícia Civil local, enquanto PMs estão em diligências à procura dos homicida


.












ACHADO DE CADAVER NO SÃO JOAÕ DE JAGUARIBE


11/11/2014 (Terça-feira), por volta das 07h00min, no Sítio Angico S/N, Zona Rural do Município de São João do Jaguaribe-CE, foi encontrado um cadáver em estado de putrefação. Populares ligaram para o 190, informando que sentiram um mau cheiro em uma residência e após arrobarem a mesma depararam se com um cadáver em estado muito avançado de decomposição. De imediato os policiais militares, na VTR 003, Sd PM compareceram ao local informado e logo em seguida acionaram aperícia e o rabecão para o recolhimento. O corpo foi conduzido pelo rabecão ao IML de Fortaleza-Ce com a devida identificação, tratando-se de ANTÔNIO DE OLIVEIRA SILVA, nascido em 02/01/1968, filho de Lucia Monteiro de Oliveira e Manoel Bezerra da Silva, solteiro, desocupado, residente no Sítio Angico, S/N, Zona Rural desta urbe, natural de São João do Jaguaribe-Ce. Vale salientar que essas informações somente foram repassadas após a chegada do rabecão, por volta de 21 horas.






FONTE AMIGOS DE PLANTÃO.

Homicídio à bala no centro de Limoeiro



Hoje, dia 11/11, por volta de 09h40min, no Posto Novo Tempo, José Maria Ribeiro, zelador no referido posto, foi atingido por vários disparos. 

A vítima foi socorrida para Hospital Regional de Limoeiro do Norte, que fica bem próximo, porém não resistiu e veio a óbito.
_________________________________






INFORMÇÕES DO TOM IMAGENS AMIGOS DE PLANTÃO






PLANTÃO DE POLICIA EM RUSSAS E NO VALE DO JAGUARIBE NAS ULTIMAS 24 HORAS.

RUSSAS-CE ROUBO DE VEÍCULO

 10.11.2014, por volta das 07h40min, no projeto Tabuleiro de Russas, setor NH03, zona rural de Russas-CE, 02 indivíduos armados a revolver, em uma motocicleta Honda BROS 150cc, de cor vermelha e placa HYJ 7676, veículo este com queixa de roubo, praticaram um roubo contra o senhor FRANCISCO DAS CHAGAS DE SANTANA (natural de Mossoró-RN, nascido aos 06/04/1996, filho de Antônio José de Santana e Maria Freire Silva, residente na Rua João Antônio de Maria Sá, nº 109, Mossoró-RN), subtraindo deste uma motocicleta Honda BROS 150cc, de cor preta e placa NNW 5704, bem como sua carteira porta cédula com toda documentação e uma quantia em dinheiro não especificada, em seguida fugiram rumo ao setor NH01. A Polícia Militar (CP 1541FTA:  realizou diligências e logo conseguiu recuperar o veículo com o qual os indivíduos praticaram o delito, sendo este apresentado à autoridade competente para feitura de procedimentos cabíveis

RUSSAS-CE CONDUÇÃO DE VEÍCULO COM MANDADO DE RETENÇÃO.

 10.11.2014, por volta das 19h30min, na Rua Edvaldo Leite, em frente ao nº 402, no bairro Várzea Alegre, em Russas- CE, foi encontrada abandonada a motocicleta Honda CG 125 FAN de cor preta, ano 2009, placa NQS 0122, em nome de Maria de Fátima Saldanha Botão, a qual se encontra com débito de licenciamento e IPVA, e mandado de retenção conforme o artigo 233 do CTB. Os , NA RD 2775 – conduziram o veículo ao pátio interno do 1º BPM, de onde posteriormente será encaminhado ao DETRAN para as devidas regularizações.

ARACATI-CE VIAS DE FATO E CONDUÇÃO PARA DPC

(09/11/2014) por volta das 23h30min, a viatura do BPTUR, sendo a TR 3015, composta pelo SD PM fizeram a condução para a DPC da pessoa de David da Silva Gomes Dias, nascido em 29/09/1995, filho de Damião Pereira Dias e Elenice da Silva Gomes, morador na Rua Paraíso, S/N, Canoa Quebrada, Aracati/CE, por ter o mesmo agredido e lesionado no olho direto, à pessoa de José Leonésio da Silva, nascido em 16/10/1977, filho de Luiz do Carmo da Silva e Maria Inês Costa da Silva, residente na Rua do Toquinho, N° 1419, Canoa Quebrada, Aracati, adianto que esta ocorrência se deu na Broquei, Canoa Quebrada, Aracati/CE, que ao chegar na DPC foi apresentada aos policiais civis que se encontravam, sendo os Inspetores , bem como o escrivão

ARACATI-CE TENTATIVA DE HOMICIDÍO

por volta das 11h35min, na Rua Coronel Alexandrino, em frente à Pousada Bons Vento, centro de Aracati, foi vítima de Tentativa de Homicídio, FRANCISCO NAZARENO DE SOUSA, nascido aos 31-10-1982, filho de Maria Nelca de Souza e pai não declarado, ex-presidiário, natural de Jaguaruana e residente na Vila Rafael, bairro, Várzea da Matriz, em Aracati, o mesmo seguia a pé, no local acima citado, quando dois indivíduos, chegaram correndo, armados disparam contra ele, sendo atingido, com 01(um) tiro no braço esquerdo com entrada e saída, 01 (um) tiro no ombro esquerdo com entrada e saída e 02(dois) tiros no abdômen e que as balas estão alojadas, sendo socorrido para o Hospital Santa Luiza por Populares e logo após para o Hospital Municipal de Aracati, e que segundo informação da vítima os acusados são conhecidos por, “Alan e Jardel”, que fugiram a pé deixando para trás uma moto Titan 125 de cor vermelha ano 2000 de placa HVX-9735-Aracati, que foi recolhida pela Guarda Municipal, GM Matias, onde foi observado que o lacre da placa da moto estava rompido. Atendeu a ocorrência as MP1331 e MP1332, com Sd  que realizaram diligências, mas os acusados não foram encontrados. Adianto-vos ainda que a vítima será transferida para Fortaleza.

ARACATI-CE APREENSÃO DE MOTOCICLETA IRREGULAR

 (10/11/2014) por volta das 15h00min, na localidade Cajazeiras, zona rural de Aracati, em frente à quadra de um Colégio, foi apreendida uma moto Pop de cor amarela ano 2007, de placa MYL 9855-Mossoró-Rn, a mesma estava com licenciamento atrasado, o lacre rompido e estava em poder do menor, Y G L (16 anos, filho de Maria Cledinalva de Lima, residente na Localidade de Cacimba Funda, zona rural de Aracati. Realizou a apreensão da moto a CP01 com Sd Pm  que conduziram para a Guarda Municipal e entregaram ao GM 

BEBERIBE-CE PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

 (10/11/2014) por volta das 19h20min, foi preso, ERIVALDO BELO DA COSTA, nascido aos 24/12/1951 em Beberibe, filho de Francisco Belo Filho e Isabel Clemente da Costa, residente na localidade de Choro, após ameaçar com uma faca sua companheira, ANA BATISTA DA SILVA, 24 anos, filha de Menésio Batista da Silva e Maria Batista da Silva, residente com o acusado. A filha da vítima, ERINALDA SILVA DA COSTA, solicitou a RD 1298 composta por Cb PM 15302 – Lima e o Sd PM 24904 – Freitas, via 190, que foram até a residência da vítima e constataram as ameaças, conduziram o acusado, a vítima e a faca, para a Delegacia de Polícia Civil de Beberibe, onde foram feitos os procedimentos cabíveis. .

IRACEMA-CE PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO ALHEIO

(10/11/2014) por volta das 03h30min, foi acionada via 190 a composição da CP - 1323 comandada pelo SG PM 8150e composta pelo SD PM , para averiguar denúncia de que, na Praça da Mangueira no centro de Iracema, haveria um carro com tampa traseira levantada e algumas pessoas escutavam música em alto volume, ao chegar no local constatou-se a veracidade da denúncia bem como foi possível identificar o proprietário do veículo e do som, já reincidente neste tipo de ocorrência, trata-se de MANOEL UBIRACI CAVALCANTE OLIVEIRA JUNIOR, filho de Manoel Ubiraci Cavalcante Oliveira e Idelvania Tavares Nunes, agricultor , natural de Iracema-CE, nascido em 12/11/93, residente no sitio volta, zona rural de Iracema-CE, o mesmo foi flagrado em seu veículo um corsa vermelho, de placas HUW-7189, licenciado em Limoeiro do Norte CE, no bagageiro do citado veículo encontrava um som potente e que encontrava-se funcionando em altíssimo volume no momento da abordagem, o acusado juntamente com o citado veículo e aparelho de som, foi conduzido ao destacamento local, sendo lavrado TCO, por perturbação do sossego.

JAGUARIBE-CE APREENSÃO DE VEÍCULO COM A NUMERAÇÃO DO CHASSI ADULTERADA

 10 de Novembro de 2014, por volta das 03h30min, policiais que realizavam a segurança do evento Jaguarfest, a composição da CP - 1283 , visualizaram no terminal rodoviário no centro de Jaguaribe, um indivíduo pilotando uma motocicleta Honda CG 125 Titan, ano 98/99 placas HWG-0468, no momento da abordagem o citado motoqueiro fazia barrufadas e algazarras, que em virtudes deste comportamentos fez-se uma abordagem e o citado elemento foi identificado como sendo a pessoa de JOSE IVAN SERRA ALEXANDRE, filho de Antônio de Sousa Alexandre e Socorro Correia Serra, nascido em 14/11/1995, residente na rua Virgílio Nogueira Paz, N° 121, Mapuá (distrito de Jaguaribe-CE), no momento da minuciosa abordagem no citado veículo constatou-se que o mesmo estava com parte da numeração do chassi raspada, que segundo a pessoa de IVAN a moto ele adquiriu em um leilão, a moto foi apreendida e trazida para Delegacia Regional de Jaguaribe, para os procedimentos cabíveis.

JAGUARIBE-CE APREENSÃO DE MOTOCICLETA IRREGULAR

 10/11/2014, por volta das 19h30min, a composição da viatura CP - 1283 comandada pelo SGT , quando realizavam abordagem pelas estrada vicinais, abordaram a pessoa de GERALDO DANILO DA SILVA CÂNDIDO, filho de Luiz da Silva Cândido e Damiana Francisca da Silva Cândido, nascido em 03/05/1988, residente na rua Rosilda Diógenes Nº 34 bairro Cruzeiro, Jaguaribe-CE, o mesmo pilotava uma motocicleta Honda XLR 125 ES HYQ-7560 de COR BRANCA ANO 2001, o citado veículo apresentou várias irregularidade em sua documentação, A motocicleta foi apreendida, conduzida a Unidade Policial da cidade, para realização dos procedimentos de praxe. Saliento ainda que o citado condutor responde a estes procedimentos:
Procedimentos como Infrator GERALDO DANILO DA SILVA CÂNDIDO
Ocorrência registrada em 23/06/2013 20:16 Natureza do Fato: CONTRAVENÇÃO PENAL - CONSUMADO Cap.Penal da Ocorrência: ART.19, LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS (DEC. LEI 3688)

Data da Ocorrência: 23/06/2013 19:45 Delegacia: DELEGACIA REGIONAL DE JAGUARIBE Procedimento - Nº / Ano: TCO - 99 / 2013 Ocorrência registrada em 02/06/2013 14:35 Natureza do Fato: CONTRAVENÇÃO PENAL - CONSUMADO Cap.Penal da Ocorrência: LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS (DEC. LEI 3688) Data da Ocorrência: 02/06/2013 14:20 Delegacia: DELEGACIA REGIONAL DE JAGUARIBE Procedimento - Nº / Ano: TCO - 85 / 2013 Ocorrência registrada em 15/06/2013 11:51 Natureza do Fato: AMEAÇA - CONSUMADO Cap.Penal da Ocorrência: ART.147, CODIGO PENAL (DEC. LEI 2848) Data da Ocorrência: 14/06/2013 20:00 Delegacia: DELEGACIA REGIONAL DE JAGUARIBE Procedimento - Nº / Ano: INQUÉRITO - 196 / 2013

QUIXERÉ-CE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

 10/11/2014(segunda-feira), por volta de 20h25min, os PMS Sd PM Gilberto, SD PM Cunha, ambos da composição VTR 1094, foram informados, que teria ocorrido uma tentativa de Homicídio na Rua Agostinho Felipe José de Sena 31, bairro Nova Morada deste município onde se constatou que a vítima, a pessoa de Francisco José Lima Alves(vulgo Dedé de Tô), filho de Francisco Lima Alves e de Antônia Glória Alves, nascido aos 22/11/ 1981, natural de Quixeré Ce, Agricultor, o mesmo encontrava-se em sua residência quando chegaram dois indivíduos de características não informadas invadiram a casa e efetuaram cerca de cinco disparos de pistola 380 contra a sua pessoa, segundo informações o mesmo não foi atingido por nenhum disparo e conseguiu fugir pelos fundos da residência. Diante dos fatos os PMs ainda efetuaram várias diligencias no intuito de localizar e efetuar a prisão dos indivíduos 


RUSSAS T C O POR AMEAÇAS



Ontem 10.11.2014, por volta das 21h00, na Travessa Ramalho, nº 381, em Russas-CE, foi conduzido FRANCISCO SAMUEL FERREIRA DE LIMA, nascido aos 26.08.1983, natural de Russas, servente de pedreiro, filho de João Ferreira dos Santos e Raimunda Ferreira de Lima, residente no endereço acima citado no nº 431, em virtude do mesmo de posse de um pedaço de madeira (caibro) ameaça a seu irmão FRANCISCO EDNILSON FERREIRA DE LIMA, nascido aos 16.01.1980, natural de Russas, professor, residente no endereço da ocorrência. Os PPMM: SD  NA RD 2776 – atenderam a ocorrência e conduziram as partes a DRPC onde foi feito um T C O por ameaça, em desfavor de Francisco Samuel Ferreira de Lima



Após denúncias do Fantástico, Câmara de Vereadores do Crato não descarta criação de CPI



A Câmara de Vereadores do Crato, região do Cariri, não descarta a possibilidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias divulgadas no último domingo (9), através do quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, do programa semanal Fantástico, da Rede Globo de televisão. Segundo a reportagem, há indícios de superfaturamento e desvio de recursos públicos efetuados pelas Prefeituras de Crato e Juazeiro do Norte, durante os anos de 2012 e 2013. As suspeitas foram confirmadas ao programa pelo procurador da República Rafael Rayol, que comanda uma investigação em torno de aquisições de merenda escolar, através de possível ação fraudulenta, no âmbito do Ministério Público Federal.

Conforme as denúncias, o casal Eduardo Ferreira e Cícera da Silva teria criado duas empresas, a Cícera da Silva ME e a EV.Ferreira ME, para participarem de certames públicos para fornecimento da merenda escolar às unidades educacionais do município de Crato, em 2012, durante a gestão do ex-prefeito Samuel Araripe (PSDB). Uma das empresas investigadas é uma livraria de pequeno porte. Juntas, as duas empresas receberam cerca de R$ 1,2 milhão do município, através de processos licitatórios. A empresa onde na verdade funciona uma papelaria, tinha por obrigação contratual o fornecimento de produtos alimentícios ao município, como ovo tipo marrom, sal iodado, rapaduras e mistura para mingau, por exemplo. Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta, no entanto, que ambas as empresas possuem características de “empresas de fachada”, utilizadas em esquemas de desvio de recursos públicos em diversos municípios do país.

Entrevistados pelo programa, nenhum dos dois empresários soube explicar como conseguiram realizar a entrega da merenda adquirida pelo município sem ao menos possuir local para armazenamento dos produtos ou, então, estoque das mercadorias contratadas. O valor dos contratos celebrados junto às empresas foi de R$ 866 mil em favor da EV. Ferreira ME e de R$ 343 mil em benefício à Cícera da Silva ME.

Nesta segunda-feira (10), Durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, parlamentares cobraram o aprofundamento das investigações pelo Ministério Público e a participação do Legislativo nas investigações. O presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Saraiva (PSL) disse que a possibilidade de criação de uma CPI existe, no entanto, informou que a Mesa Diretora aguardará uma provocação por parte dos demais parlamentares para então se manifestar a respeito do assunto. “A comissão poderá ser solicitada a qualquer momento. Mesmo que não seja realização uma CPI, há possibilidades de ser formado um colegiado para aprofundar as investigações por parte do Poder Legislativo. Nós vamos aguardar os acontecimentos para então nos manifestarmos de maneira mais aprofundada”, disse o presidente da Casa.

Para o líder do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Matos (PMDB) na Câmara, que também foi citado na matéria do Fantástico por conta da demora na realização de exames de média complexidade autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde, Paulo de Tarso (PMDB), a Câmara tem obrigação constitucional no aprofundamento das investigações. Ele ponderou, no entanto, que é preciso tranquilidade em relação às denúncias e que a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, neste momento, poderia não alcançar o objetivo pretendido pela própria população de Crato. “A priori não se sabe se há ou não irregularidades cometidas. A Câmara vai realizar as devidas investigações e auxiliar o Ministério Público naquilo que lhe for necessário. Não creio, no entanto, que haja motivos, pelo menos no atual momento, da criação de uma CPI. Caso ela venha a existir será muito mais por questões políticas do que pela necessidade de investigar as denúncias”, observou.

Já o vereador Roberto Anastácio (Pros), defendeu que a Comissão seja realizada imediatamente, ampliando-se as investigações também para atos cometidos pela atual gestão municipal. “O município recebeu uma fiscalização feita por técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios há cerca de alguns meses e, segundo o próprio relatório da diretoria de fiscalização do órgão, observou-se que produtos da merenda escolar foram contabilizados e pagos a fornecedores sem que tivessem realmente sido recebidos. O parecer informou que no sistema do almoxarifado da prefeitura foram lançados, aproximadamente, 14 toneladas de alimentos, sem que os produtos realmente estivessem estocados. E o pior é que foi tudo pago. Essa situação criada na gestão do atual prefeito também merece e precisa ser investigada”, defendeu o parlamentar.

Estoque de alimentos

A reportagem apurou que da relação contabilizada no sistema do almoxarifado da prefeitura de Crato constavam 3.500 kg de banana, 1.415 kg de batata doce, 519 kg de jerimum, 1.224 kg de macaxeira, 1.754 kg de mamão, 2.882 kg de manga, 941 kg de pimentão, 1.889 kg de tomate, perfazendo um total de 14.163 kg de alimentos. O relatório do TCM diz que: “foi informado, ainda no local da inspeção, que tais itens são distribuídos às unidades educacionais tão logo chegam ao almoxarifado”. O documento diz, ainda, que “ainda que tal procedimento seja a rotina procedimental, não restou esclarecida a existência de 14 toneladas de gêneros no estoque que, efetivamente, no almoxarifado não estavam”.

A reportagem apresentada pelo programa da Rede Globo também fez referência ao município de Juazeiro do Norte. Na terra de padre Cícero, a gestão comandada pelo prefeito Raimundo Mâcedo (PMDB) teria realizado a contratação da empresa Distrimed para realização de entrega de merenda escolar ao município, sem o devido processo licitatório para tal finalidade. Conforme o Ministério Público Federal (MPF) houve superfaturamento de R$ 350 mil na contratação da empresa pelo município. O órgão ministerial também afirma que o processo contou com a falsificação de documentos na construção da ação fraudulenta.

Ambas as gestões municipais responderam as denúncias apresentadas pelo Fantástico através de Notas de Esclarecimentos. A Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que as empresas citadas na reportagem, não fornecem mais nenhum tipo de produto ou serviço para o município de Juazeiro do Norte. A empresa Distrimegi foi contratada num período emergencial para fornecimento de merenda escolar no início de 2013 e teria realizado, segundo a Nota da Prefeitura, a entrega de todos os produtos conforme contrato firmado com o município. O documento diz, ainda, que o prefeito do município, Raimundo Macêdo, apoia todas as investigações do Ministério Público com relação ao caso e a consequente punição dos envolvidos e que o município está disponibilizando todas as informações necessárias para que o Ministério Público possa realizar o seu trabalho.

Em relação à cidade do Crato, o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, participou na tarde desta segunda-feira (10) de uma coletiva de Imprensa onde expôs esclarecimentos relacionados ao setor de saúde do município. Ao lado da secretária de Saúde, Aline Franca, do Procurador do Município, George Borges, e do secretário de Educação do município, Robério Alves, o gestor não quis comentar as denúncias relacionadas à contratação das empresas apresentadas pelo Fantástico, durante a gestão do seu antecessor.

O prefeito confirmou, no entanto, que há demora em relação a alguns atendimentos de média complexidade, alegando que a falta de maior percentual de recursos para o setor, na maioria das vezes, é o causador dos problemas. “Nós investimos, até agosto deste ano, mais de 23% dos recursos na área da saúde. Quando recebemos o município havia poucas equipes do Programa Saúde da Família, hoje são 40 equipes. Significa que nos duplicamos os atendimentos, as consultas e a distribuição de medicamentos. No entanto, ainda há necessidade de maior investimento do Governo Federal juntos aos municípios para que a população seja atendida a contento. O recurso não cobre a demanda”, afirmou.

A secretária de Saúde de Crato, Aline Franca, informou que as filas geradas para realização de exames, como mamografia, por exemplo, se deram por conta da desincompatibilização de duas clínicas que atendiam o município. Com a contratação de uma nova clínica, o número de consultas voltou a ser ampliado e, atualmente, não há mais filas de espera.

Ronaldo Sampaio esclareceu, ainda, que a quantidade de alimentos adquirida pelo município e não encontrada pela fiscalização do TCM foi realmente comprada pela administração. Segundo ele, os produtos, a maioria oriundos da agricultura familiar, não estavam no almoxarifado do município na data da fiscalização por terem sido entregues diretamente nas unidades educacionais. “Eu desafio qualquer órgão de fiscalização, ou qualquer cidadão que seja, a provar que esta administração faz pagamento de quaisquer que sejam os gêneros ou produtos sem que estes adentrem o município”, afirmou o gestor dizendo não temer a instalação de uma possível CPI pela Câmara de Vereadores.

O gestor também informou que determinou a realização de uma auditoria, no início da gestão, para identificar a existência de empresas fantasmas que atuavam no município. “Nós identificamos algumas empresas e, posso garantir, não há, nessa gestão, uma única contratação que não tenha sido realizada com a certeza da idoneidade das empresas contratadas”, concluiu.


fonte Diário do Nordeste.