-->

quinta-feira, 15 de maio de 2014

HOMICÍDIO À BALA - RUSSAS - CE


hoje, 15/05/2014, por volta das 18h45min, na Lagoa do Toco, s/n, próximo ao globo de ouro, Russas-CE, foi vítima de homicídio à bala JOSÉ TIAGO DA SILVA OLIVEIRA (natural de Fortaleza-CE, nascido aos 07/06/1992, filho de José Gerardo da Silva Oliveira e Zildene Fernandes de Oliveira, residente na Travessa Vasco da Gama, s/n, Russas-CE) o mesmo estava no local acima informado quando dele se aproximou 02 indivíduos, sendo um de blusa preta e outro de blusa lilás, em uma motocicleta preta (demais características não informadas), fazendo uso de capacetes, sendo um na cor vermelha e outro não informado, efetuaram vários disparos de arma de fogo contra vítima, esta que foi alvejada com 03 disparos na cabeça, sendo socorrida pela Policia Militar ao hospital local, porém, não resistiu e veio a óbito. A Polícia Militar (CP 1501: Cb Reginaldo, Cb Jaime, Sd Elton; CP 1511: Maj. Claudemir Ferreira, Sgt Pinheiro, Cb Vanderli; RD 2775: Sd Nogueira e Sd Sombra; RD 2776: Cb Jacques e Sd Barbosa) socorreu a vítima e deu inicio as diligências no intuito de identificar e prender os autores do delito, porém sem êxito.



O sonho dos desportistas de Russas está quase de nado



O novo ginásio da cidade de Russas que foi dado inicio a sua construção ainda na administração do ex-prefeito Raimundo Cordeiro, mas que não foi concluída e que ainda continua sendo um sonho para o esporte de Russas está praticamente dentro da água. Sempre que chove em Russas as ruas próximas ao ginásio ficam todas quase que interditadas por causa do volume de água acumulada sem ter por onde sair. Com isso o trânsito fica prejudicado para carros, motos, bicicletas e até pedestres ficam impossibilitados de transitar pela principal rua do bairro.







Redatora  Erica Samia 
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama


Quixeré comemora 57° aniversário de sua história



Aconteceu hoje pela manhã na câmara municipal de Quixeré a sessão Solene onde aconteceu a entrega de comendas, ou seja, título de cidadão quixereense a várias pessoas, entre eles o deputado estadual Adail Carneiro, promotor de justiça da comarca de Russas Dr Cleiton Sena de Medeiros, o empresário Sr Leléo e o professor Gledson.

O evento teve a participação do Prefeito Bessa, dos ex-prefeitos Pitiuba e Chico Lopes, esse ultimo foi o primeiro prefeito da cidade.


A sessão foi presidida pelo presidente José Fagner de Brito (O faguinho).  








Redatora Erica Samia
Imagens Erivando Lima
Diretora de Imagens Irleide Fama 



Prefeito cassado de Itaitinga zera o caixa do município antes da decisão da justiça

O clima política no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza,  continua tenso após a cassação do prefeito Abel Cercelino (PPL). Com a posse do atual gestor, Nilson de Lima, colaboradores da gestão passada partiram para o ataque contra a atual administração.

Na última segunda-feira (12) decidiram interditar a BR-116, provocando transtorno na rodovia com longos congestionamentos, deixando irritados moradores, motoristas e comerciantes.  O inusitado protesto pedia a volta do prefeito casado, acusado de poder econômico na eleição de 2012.

O prefeito Nilson de Lima informou que a última providência de Abel Cercelino foi zerar o caixa do município entre os dias 8 e 10 de abril, logo quando soube que seria cassado pela Justiça.

Assessores do atual gestor informam que parte dos credores municipais foi paga pela antiga gestão, mas deixando vários rombos administrativo-financeiro em setores essenciais como saúde, educação e limpeza pública. Somente na coleta de lixo, o débito chega a R$ 350 mil. A empresa prestadora de serviço não recebeu os últimos dois meses de trabalho, prejudicando cerca de 80 contratados.

Nilson de Lima informa que até a próxima quarta-feira (21), será contratada outra empresa para coleta em regime de urgência, durante o período de dois meses. 



Ceará é o 4° estado em número de trabalho em condição escrava, aponta MTE



O Ceará ficou em quarto lugar do Brasil em número de trabalhadores em condição considerada análoga à escravidão, conforme fiscalização de 2013 da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE). O órgão detectou 27.701 trabalhadores nessa condição, formalizados ou não, em todo o País.
No Ceará, foram identificados 85 pessoas trabalhando na coleta da palha de canaúba, no município de Granja. Em primeiro lugar no ranking de trabalho em condição escrava está Minas Gerais, com 174 trabalhadores desempenhando atividades na construção civil em condições análogas a escravidão. Em seguida vem São Paulo, com 111 trabalhadores ‘’escravos’’ atuando, também, na construção civil. O Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar, com 93 trabalhadores realizando atividades na área da alimentação. 
Em 179 operações realizadas em todo País, foram resgatados 2.063 trabalhadores, sendo que 1.068 estavam no meio urbano, o que equivale a um número acima de 50% do total de trabalhadores resgatados. Os números foram levantados pelas equipes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), diretamente vinculadas à Detrae e também da atuação dos auditores fiscais do Trabalho lotados nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) em todo país. 
Para o chefe da fiscalização da Detrae, Alexandre Lyra, os números mostram que o uso de mão de obra análoga a de escravo tem se intensificado no meio urbano. “Temos aumentado as demandas [no meio urbano], mas sem se afastar do meio rural, onde já temos um histórico de enfrentamento”, pontua. Ao todo, foram R$ 8 milhões pagos a título de verbas rescisórias e 4.327 autos de infração lavrados em face das irregularidades encontradas.


Atividades
De acordo com os dados divulgados pela divisão, das cinco ações fiscais que encontraram as maiores quantidades de trabalhadores em condições análogas às de escravo, quatro foram de caráter urbano. Em nível nacional, a atividade pecuária teve a maior incidência de ações fiscais com trabalhadores em situação análoga à de escravo. Em seguida está a construção civil e agricultura. 
No caso das atividades em que houve o maior número de trabalhadores resgatados, em nível nacional, a construção civil está em primeiro lugar, seguida da agricultura e pecuária. 
Brasil
Entre os cinco estados que mais tiveram ações de fiscalização do Grupo Especial de Fiscalização (SGEF) e da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) Minas Gerais foi onde mais trabalhadores foram resgatados (446), seguidos de São Paulo (419), Pará (141), Bahia (135) e Goiás (133).
Serviço
Para denúncias sobre trabalhos em condição análoga à escravidão, entrar em contato com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-CE) pelo serviço de Atendimento ao trabalhador: (85) 3255-3989.

Fonte: O Povo



Eduardo Campos visitará o Ceará nos dias 31 deste mês e 1ª de junho



O pré-candidato a presidente da República pelo PSB/Rede, Eduardo Campos, cumprirá agenda no Ceará nos dias 31 deste mês e 1º de junho. Ele visitará o Estado a partir da Região do Cariri, onde terá programação na cidade do Araripe, onde visitará o Memorial em homenagem ao seu avô, Miguel Arraes. Dali, ele visitará familiares no Crato e lideranças políticas.

Já a programação do dia 1º de junho será cumprida em Barbalha, onde Campos prestigiará a festa do Pau da Bandeira, de Santo Antonio.

Sobre Fortaleza, segundo informa a pré-candidata ao Governo pelo PSB/Rede, Nicolle Barbosa, ainda não consta na programação.




Fonte: Blogo do Eliomar




Após reunião com PMDB, Temer diz que deve ser candidato a vice de Dilma



O vice-presidente, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou nesta quarta-feira (14) que é pré-candidato na chapa da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Após reunião da executiva nacional de seu partido em Brasília, ele sinalizou que a costura das alianças no plano nacional está pacificada para oficializá-lo no mês que vem vice de Dilma novamente.

"Para não fazer campanha antecipada, é bom dizer: sou pré-candidato. Só serei candidato quando legalmente a convenção assim decidir. Isso só será em 10 de junho", disse Temer.

Segundo ele, apenas representantes do Ceará e do Rio de Janeiro fizeram objeções à aliança nacional com Dilma. O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), pré-candidato ao governo cearense, foi um deles, mas, conforme o vice-presidente relatou, ele manifestou apoio à candidatura de Temer.

Pelo Rio de Janeiro, a objeção foi feita pelo deputado Leonardo Picciani, que disse também, porém, que obedeceria as lideranças regionais, como o governador Luiz Fernando Pezão, o ex-governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Todos são a favor da chapa Dilma-Temer.

"A grande maioria e a manifestação de vários líderes do PMDB foi de apoio, dizendo que não há outra solução, que nós tínhamos que fazer isso. Que nós temos que apoiar a candidatura do vice-presidente, a pré-candidatura do vice-presidente, e isso foi uma quase, eu diria, unanimidade. Eu até esperava uma contestação mais entusiasmada, mas houve vozes, penso eu, isoladas", disse o vice-presidente.


Mais cedo, os presidentes dos diretórios regionais do PMDB de Minas Gerais e de São Paulo formalizaram o apoio à permanência do vice-presidente na chapa de Dilma.

Fonte: Folha.com




Prefeitos admitem que há corrupção na gestão pública e citam medidas

Na esteira da recente operação da Polícia Federal que resultou na prisão de prefeitos e vereadores por desvio de recursos públicos, prefeitos de diversas localidades do país que participaram da 17ª Marcha dos Prefeitos em Brasília nesta quarta-feira (14) reconheceram que a corrupção é um problema recorrente na gestão pública, mas dizem que aplicam medidas para combater a prática.

Além do controle por órgãos como o TCU (Tribunal de Contas da União), os gestores têm se fiado na divulgação dos gastos na internet e, em alguns casos, na atuação de conselhos consultivos e na criação de ouvidorias.

Para o prefeito de Ibiaça (RS), Ulisses Cecchin (PP), por exemplo, o Portal da Transparência é um dos principais aliados no combate à corrupção.

"Mesmo sendo um município de 5.000 habitantes, tudo o que fazemos é feito dentro do que rege a lei. Se há necessidade de licitação, faz uma pesquisa orçamentária e isso tudo está dentro do portal. Qualquer cidadão do meu município pode ver onde foi feita determinada despesa, para quem foi feita e a quem se destinou", disse.

Fonte: UOL




Duplo homicídio em Redenção



A Polícia investiga um possível acerto de contas, que terminou com um duplo homicídio no município de Redenção (distante 60 km de Fortaleza). O crime aconteceu na noite de terça-feira (13). As vítimas estavam na Rua Capitão Júlio Solon, no bairro Boa Fé, quando foram abordados por homens em um veículo modelo sedan. Segundo o relato de populares, o carro com quatro ocupantes que estava rondando a região, foi visto se retirando do local do crime.

Os ocupantes do veículo atingiram Francisco Luciano da Silva Oliveira,32, pelas costas com uma pistola Ponto 40. Poucos metros depois, em um campo de futebol, a segunda vítima foi executada. Trata-se de Edileudo da Silva Farias,30, o "Leudo" que levou três tiros na cabeça.

De acordo com o subtenente Barbosa, da 2ª Cia do 4º BPM, o alvo da execução seria apenas Edileudo da Silva, que respondia pelo artigo 157(roubo), 121(homicídio) e 188 (Lei Maria da Penha) e que, de acordo com as investigações da Polícia, estaria envolvido no último assalto ao banco de Baturité.

Motivação
Segundo informações da Polícia, inicialmente, duas hipóteses estão sendo analisadas. A primeira suspeita é de que Leudo teria se desentendido com o grupo que realizou o assalto ao banco por conta da partilha do dinheiro. A outra possível motivação, ainda associada ao assalto, é de que ele teria repassado informações para a Polícia, entregando alguns membros do grupo que realizou a ação no banco.


A outra vítima, Francisco Luciano, não tinha passagens pela Polícia e pode ter morrido como queima de arquivo, por ter presenciado a morte de Leudo.

Conforme o subtenente Barbosa, apesar de estas duas linhas de raciocínio serem bem lógicas, o caso está sendo investigado pela Delegacia Municipal de Redenção. Além da motivação do crime, a Polícia procura identificar os autores que fugiram sem ser reconhecidos.

Após a denúncia da execução, policiais da 2ªCia do 4º BPM e do Batalhão de Polícia de Choque, realizaram diligências em busca do carro com os suspeitos.

Fonte: Diário do Nordeste



TSE manda PT substituir propaganda que tem Dilma como protagonista


A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu a exibição e determinou a substituição de propaganda partidária do PT que tem a presidente Dilma Rousseff como protagonista.

A decisão foi tomada na terça (13) e divulgada nesta quarta-feira (14). Pelo calendário das inserções partidárias do TSE, o partido terá direito a três minutos de propaganda partidária durante esta quinta-feira (15).

Segundo o advogado Márcio Silva, que defende o PT na área eleitoral, a propaganda chegou a ser reexibida na terça, mas, após a notificação judicial, foi substituída e não será mais exibida.

A determinação foi motivada por representação apresentada pelo PSDB na segunda (12). O partido de oposição questionou propaganda veiculada no último dia 6 de maio, no qual Dilma diz que "quem foi capaz de fazer o Brasil mudar tanto é capaz também de fazer o Brasil


mudar mais e melhor" e "vamos continuar fazendo o Brasil avançar. Não vamos recuar no nosso compromisso de reformar a política".

Na peça apresentada no lugar da propaganda suspensa, o PT diz que o "Brasil não quer voltar atrás" e não pode deixar que "fantasmas do passado voltem". Os adversários de Dilma na disputa presidencial criticaram também a nova propaganda.


Ao suspender a propaganda com Dilma como protagonista, a ministra Laurita Vaz rejeitou o pedido para que Dilma fosse multada em até R$ 25 mil por propaganda eleitoral antecipada. Laurita considerou apenas que a propaganda fere a Lei dos Partidos Políticos, que estabelece que a propaganda partidária deve ser usada para apresentar os ideais da legenda.

"Mesmo que o teor das peças não imponha, como pretende o representante, a conclusão de tratar-se de ´nítido ato de propaganda eleitoral extemporânea´ , prenunciando a ´candidatura, apenas postulada´ da segunda representada, ou induza expressamente à ideia de ser ela ´a mais apta ao exercício de função pública´ , os contornos peculiares das inserções questionadas nestes autos, sob o pretexto da disseminação de feitos do atual Governo Federal, sinalizam, ainda que de forma dissimulada, para a sua continuidade", diz a ministra.

O plenário do TSE ainda terá que analisar se houve ou não propaganda antecipada no caso.

Fonte: G1




Temer: apoio do PT a Eunício ‘ajuda’ aliança com Dilma

No ato em que recebeu o apoio antecipado de dois diretórios estaduais do PMDB pela reedição da aliança com a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer defendeu que o PT apoie o senador Eunício Oliveira (PMDB) para o governo do Ceará.
Perguntado por jornalistas, Temer disse que o apoio do PT “ajuda” e “seria muito útil” na consolidação da aliança nacional entre as duas siglas. “Eu acho que ajuda. O Eunício é um fortíssimo candidato e o nosso objetivo é sempre procurar um palanque único. Se isso ocorresse seria muito útil”, disse Temer.
O Ceará é um dos Estados críticos para a relação PT-PMDB. Lá, os petistas também podem apoiar o nome indicado ligado aos irmãos Cid e Ciro Gomes (PROS), que desembarcaram no ano passado do PSB após o rompimento do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com o Planalto.
Hoje, o vice-presidente recebeu o apoio antecipado dos diretórios peemedebistas em Minas Gerais e em São Paulo, numa demonstração de força dentro do partido contra as vozes que questionam a aliança nacional.
Na reunião realizada na Câmara dos Deputados, Temer também disse que a presidente Dilma “está bem nas pesquisas” de avaliação do governo e de intenção de votos e que ela trata sua base de sustentação no Congresso “com muita adequação”.
BLog Roberto Moreira

Prefeitos na mira de presidenciáveis




Brasília. Os principais candidatos a presidente da oposição, senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), além de Randolfe Rodrigues (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC), aproveitaram ontem a 17ª Marcha dos Prefeitos em Brasília para criticar a política econômica do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
Eles prometeram que, se eleitos, atenderão às reivindicações dos prefeitos de aumentar o percentual de repasse da União aos municípios brasileiros por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
autoria, que permite que o governo federal faça desonerações mas com compensação com a parcela da receita que lhes cabe e não com os Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios", disse Aécio.
Já Campos se aliou às críticas dos prefeitos à política de desonerações e ainda prometeu elevar gradualmente os recursos para a saúde em 10%. O pré-candidato disse que é possível fazer isso num período de quatro anos. Sobre o repasse de recursos ao FPM, que atinge diretamente as verbas repassadas do governo federal aos gestores municipais: "Não podemos fazer (as desonerações) às custas da paralisação da máquina pública municipal", defendeu.
"É uma irresponsabilidade jogar nas costas dos municípios todas as responsabilidades. O governo, às vezes, pensa que os municípios brasileiros estão localizados na Suíça. Esquecem as chagas, como o analfabetismo. Somos um dos únicos países da América Latina que ainda não resolveu isso", disse o pré-candidato Randolfe Rodrigues.
O PSC ajudou a aprovar a Emenda 29, que foi vetada pela presidente atual. Nosso compromisso de imediato é recuperar a Emenda 29, destinando 10% do Orçamento para a saúde", disse Pastor Everaldo.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, os pré-candidatos foram escolhidos levando em consideração os mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto. A presidente Dilma foi convidada, mas não compareceu. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Comunicação da Presidência não informou o motivo.
Diário do Nordeste



Luizianne: se PT ficar com Cid, não vou apoiar

A ex-prefeita Luizianne Lins (PT) fez ontem as mais duras críticas ao governo Cid Gomes, à gestão do prefeito Roberto Cláudio (ambos do Pros) e aos próprios correligionários que querem manter aliança com o Palácio da Abolição na eleição deste ano. Luizianne afirma que seu grupo do PT não ajudará o candidato apoiado por Cid em hipótese alguma, nem se ele for petista.

Não vamos apoiar qualquer candidato indicado pela oligarquia Ferreira Gomes, nem que seja do PT. Nem do Pros e muito menos do PT. Eu não falo nem do Pros mais porque sequer o Pros eles representam. Esse projeto familiar não pode ditar as normas da política no Ceará”.

Segundo a ex-prefeita, cujo candidato a prefeito em 2012, Elmano de Freitas (PT), perdeu a eleição para Roberto Cláudio, apoiado por Cid, “os Ferreira Gomes mostram que não têm compromisso com nenhum projeto político-partidário de ninguém”.
Fonte O Povo



Ex-médico Farah Jorge Farah é condenado a 16 anos de prisão



Em quatro dias de julgamento, o ex-cirurgião plástico Farah Jorge Farah foi condenado na madrugada desta quinta-feira (15), a 16 anos de prisão, em regime inicial fechado, pelo assassinato e esquartejamento de sua paciente e amante Maria do Carmo Alves, em janeiro de 2003 em São Paulo. Como respondia ao processo em liberdade, o ex-médico tem o direito de recorrer da decisão em liberdade e, por esse motivo, não foi preso.
Sete jurados votaram e consideraram Farah culpado pelo crime de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O júri no Fórum da Barra Funda, Zona Oeste da capital, foi composto por cinco mulheres e dois homens.

A sentença e a dosimetria da pena foram dadas pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, do 2º Tribunal do Júri.
Esse foi o segundo julgamento de Farah. Ele ocorreu neste mês de maio após cinco adiamentos e a anulação de um júri anterior, que aconteceu há seis anos.

Em 2008, o ex-cirurgiao tinha sido condenado a 13 anos de prisão, mas o julgamento foi anulado. Naquela ocasião os defensores pediram a nulidade do júri ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que concordou com a solicitação.
Os desembargadores do TJ aceitaram a alegação dos advogados do réu de que um laudo oficial, que indicava que Farah era semi-imputável (não tinha total compreensão dos seus atos do momento do crime), foi desconsiderado pelo conselho de sentença naquele primeiro julgamento.
Com o novo julgamento remarcado para 2014, Farah, atualmente com 64 anos de idade, chegou na segunda-feira (12) ao Fórum da Barra Funda sem falar com a imprensa. Seu advogado, Odel Antun, falou aos jornalistas que seu cliente sustentava que matou a paciente e amante Maria para se defender dela. A mulher teria tentado atacar o então médico, que se defendeu com uma faca.
Após o depoimento de 16 testemunhas, sendo oito da acusação e oito da defesa, na segunda e terça-feira (13), Farah foi interrogado na quarta-feira (14), quando manteve a tese de legítima defesa. O crime foi cometido no dia 23 de janeiro de 2003.
Só no domingo [dois dias depois do assassinato] me dei conta de tudo que aconteceu", falou Farah, que não deu detalhes do crime diante do juiz.
"Eu queria morrer, talvez ainda queira", disse o ex-médico, que alegou não se lembrar do que havia feito.
Depois do interrogatório de Farah, defesa e Ministério Público (MP) partiram para a fase dos debates na tentativa de convencer os jurados de suas alegações. Os advogados de Farah sustentaram que Maria perseguiu o ex-cirurgião por mais de quatro anos, o que fez com que levou o réu a um "estado alterado" a ponto de matar para se defender.
O promotor André Bogado, representante do MP, contestou essa versão da defesa. Argumentou, por exemplo, que Farah planejou o crime, atraindo Maria para a sua clínica em Santana, na Zona Norte, alegando que faria uma lipoaspiração nela.
De acordo com a acusação, Farah matou a amante, cortou o corpo da vítima em pedaços e os escondeu em sacos plástico no porta-malas de seu carro. Os órgãos e o pescoço de Maria nunca foram encontrados pela Polícia Civil.
A etada dos debates entre MP e defesa avançou a madrugada desta quinta-feira, quando os jurados se reuniram e votaram pela condenação de Farah. Para o júri, Farah teve compreensão dos atos que praticou quando matou e esquartejou Maria. Também foi considerado que ele premeditou o crime.
Farah deverá ficar solto até que todos os recursos que serão feitos por seus advogados nas instâncias superiores da Justiça se esgotem. Não há prazo para quando isso irá acontecer. Na possibilidade de a pena contra o ex-médico ser mantida, o condenado poderia cumprir aproximadamente um ano de regime fechado. Isso porque ele já havia cumprido pouco mais de quatro anos de prisão após o assassinato. Depois, sua defesa conseguiiu que ele fosse solto para responder ao processo em liberade.
FONTE G1

Mulher é morta a tiros e filha é ferida na saída de escola em Fortaleza




Uma mulher, identificada como Daniela de Paula Moreira, 33 anos, foi assassinada em frente a um colégio no bairro Messejana por volta das 12h desta quarta-feira (14).

Ela teria sido executada no momento em que buscava a filha na saída da escola, segundo informações da Força Tática de Apoio (FTA) da 1ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM). 

A vítima foi atingida por vários disparos dentro de uma Nissan Frontier e, após tentar sair do carro, morreu no local. A criança, de apenas 5 anos, foi ferida por um tiro nas mãos e encaminhada por policiais do Ronda do Quarteirão ao Hospital Frotinha de Messejana.

Há suspeita de que a mulher teria sofrido uma tentativa de assalto antes de ser morta, mas a informação não foi confirmada pela Polícia, que ainda investiga o caso e o paradeiro do autor do crime.

FONTE DIÁRIO DO NORDESTE



Crato-CE: Detentos se rebelam destruindo cinco celas, bancos de alvenaria e incendiando colchões


Uma rebelião na cadeia pública de Crato foi registrada na manhã desta quarta-feira após uma revista de rotina nas celas durante a qual foram recolhidos 26 aparelhos celulares, cerca de 40 cossocos (armas artesanais), 50 gramas de maconha e outros objetos. A exemplo do motim ocorrido em outubro, os internos não gostaram da operação desenvolvida por agentes penitenciários com o apoio de policiais militares de Crato e Juazeiro do Norte.

Após as buscas, os detentos foram recolocados nas celas e a polícia deixou o cárcere, mas, segundo o Tenente Gonçalves, não demorou a direção reconvocar as tropas informando sobre a rebelião. O clima era de revolta e os internos gritavam palavras de ordem enquanto ateavam fogo nos colchões, quebravam grades e destruíam as câmeras do circuito interno. O motim deixou um saldo de cinco das 12 celas com capacidade para 126 pessoas totalmente destruídas a exemplo dos bancos de alvenaria.

Eles chegaram a arrombar três grades que dão acesso à parte externa do presídio e foram barrados na última com a chegada de um número maior de PMs. Imediatamente, foi iniciada uma nova revista no cárcere e os policiais atuaram no sentido de controlar a situação junto com os agentes. Depois, todos foram recolhidos às sete celas que ficaram intactas. Eles querem a transferência para a Penitenciária Industrial e Regional do Csariri (PIRC) de Juazeiro.


Logo após a saída da polícia ainda na primeira revista, os detentos já ameaçavam tocar fogo e derrubar o presídio cratense que fica situado no bairro Muriti e foi inaugurado no dia 20 de julho de 2012, mas só recebeu os 112 primeiros internos em novembro daquele ano. Ontem, pelo menos 15 presidiários foram identificados como líderes do movimento e que se destacaram no motim. Estes devem ser transferidos e a direção da cadeia informa que houve apenas danos materiais e ninguém saiu ferido.

Créditos Site Miséria

Caminhoneiro foi assaltado na CE que liga Limoeiro a Quixeré



No dia 14/05, por volta de 08h30min, na CE-377, que liga Limoeiro do Norte a Cidade de Quixeré, na localidade de Pedra Branca, zona rural de Limoeiro do Norte, foi vítima de roubo o sr. Cícero Alves de Oliveira, 46 anos, natural de Ipaumirim-CE.


O mesmo informou que estava em seu caminhão, um Mercedes-1218, azul, 2001, de placa HWI-6638, na CE-377, quando foi abordado por dois indivíduos em uma moto preta, ambos com capacete, sendo que após anunciarem o assalto, levaram da vítima a quantia  de 950,00, em seguida evadiram-se tomando rumo ignorado. 
FONTE BLOG DO TOM

Projeto que torna exploração sexual infantil crime hediondo é aprovado

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que torna crime hediondoexplorar sexualmente crianças e adolescentes. 
O projeto acrescenta no rol de crimes hediondos o favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança e adolescente ou de vulnerável, que são consideradas as pessoas com deficiência ou enfermidade.
Quem for condenado pela prática fica impedido de obter anistia, graça ou indulto e até de pagar fiança. O condenado tem ainda que cumprir um período maior no regime fechado para poder pleitear a progressão da pena. Se for réu primário, deve cumprir, no mínimo, 2/5 do total da pena e se for reincidente, deve cumprir 3/5 da pena antes de pedir a mudança no regime. A pena para este crime é de 4 a 10 anos de reclusão.
A pena pode ser aplicada ainda a quem facilitar a prática de exploração ou impedir que uma vítima consiga escapar do cometimento do crime. Enquadram-se neste quesito os donos ou gerentes de bordéis em que ocorrem prostituição. Quem for flagrado praticando sexo com menores de idade que estejam se prostituindo também podem ser condenados por crime hediondo.
A lei de crimes hediondos já estabelece as penas citadas para outros dez tipos de crimes, incluindo estupro de crianças e adolescentes menores de 14 anos e pessoas vulneráveis, latrocínio, sequestro seguido de morte e o genocídio.
Para a relatora da proposta, a ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário (PT-RS), o projeto não tem o objetivo de criminalizar a prostituição de pessoas adultas, mas sim de proteger as crianças e adolescentes no país.
Alguns deputados cobraram da presidente Dilma Rousseff agilidade na sanção da proposta para que ela já esteja em vigor durante a Copa do Mundo, que tem início em junho.
Fonte Diário do Nordeste