-->

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Homicídio a bala em Russas CE


O fato aconteceu por volta das 16 hs de hoje 19, entre as comunidade de Campo Limpo e Barro Vermelho, segundo informações de populares a vitima identificado por Carlos André  Nogueira Machado natural do correjo da catita em Russas, que o mesmo foi morto por disparos de arma de fogo. Segundo informações o mesmo é presso da justiça e prestava serviço em uma escola do município.

Aguardando Mais detalhes;

Blog Erivando Lima


Vacinação contra H1N1 é antecipada para sexta-feira (20)


A mobilização seguirá até o dia 1º de junho; municípios estão autorizados a vacinar a população que faz parte do público prioritário

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) antecipou a campanha de vacinação contra a influenza. A mobilização, que estava prevista para começar na próxima segunda-feira (23), agora terá início nesta sexta-feira (20) e seguirá até o dia 1º de junho. Segundo o órgão, a partir desta data, os municípios estarão autorizados a vacinar a população que faz parte do público prioritário. A imunização só será distribuída a outros públicos caso haja saldo de doses. 

Ao todo, 2.286.237 pessoas dos grupos prioritários devem se vacinar. São eles: crianças de 6 meses a menos de 2 anos; crianças entre 2 e 5 anos; trabalhadores de Saúde; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população indígena; idosos de 60 anos ou mais; portadores de coenças crônicas e outros riscos clínicos; adolescentes sob medidas socioeducativas; funcionários do Sistema Prisional; e professores. 

O dia "D" da mobilização continua previsto para 12 de maio.  Até esta sexta (20), segundo a Sesa, o Ceará contará com29% das doses. Seis remessas de vacinas estão programadas para envio até o dia 25 de maio. Nesta quinta-feira (19), será concluída a distribuição da primeira remessa às Coordenadorias Regionais de Saúde. 

A vacina estará disponível nas unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais, postos volantes e domicílios. De acordo com a Sesa, a escolha dos grupos prioritários é feita de acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse público inclui pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

Casos

Ao todo, foram registrados no Ceará 7 casos e 3 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus influenza H1N1. Também foi confirmado um caso da doença provocada pelo vírus influenza B. 

Red;DN



Quixeramobim: em 3 dias, açude foi de volume morto a 73% da capacidade; veja o comparativo

Fortes chuvas registradas na região 'ressuscitaram' o reservatório da cidade, que estava completamente seco e tinha até plantação de milho
Os moradores do município de Quixeramobim, na região do Sertão Central e Inhamuns, já tinham se acostumado a ver o açude da cidade completamente seco. Em um registro feito em fevereiro deste ano, era possível visualizar até uma plantação de milho onde deveria existir água. Com as fortes chuvas que caíram na região neste mês de abril, no entanto, o reservatório renasceu e já conta com mais de 70% da capacidade preenchida, o que impressionou a população local.

Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídrico (Cogerh), até a última segunda-feira (16) o volume de água do açude de Quixeramobim era de apenas 6,14%, passando para 73,23% no levantamento feito nesta quinta-feira (19). O resultado, portanto, mostra que apenas três dias de boas chuvas foram suficientes para tirar o reservatório de seu volume morto. Lá, choveu 65mm de segunda para terça-feira e 33mm de domingo para a segunda.

LEIA AINDA

> Açude Quixeramobim se torna atração na CE-060 mesmo sem atingir cota máxima
> Cai a intensidade das chuvas nos municípios do Ceará
> Conheça as cidades do CE que registraram as maiores médias de chuvas nos 100 primeiros dias de 2018

Ao longo do mês, Quixeramobim chegou a registrar, no último dia 13, chuvas de até 79 mm, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Um dia antes, choveu 76 mm no município, outra precipitação que ajudou o açude da cidade a começar a sair do volume morto. Segundo o administrador do reservatório, construído e mantido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), João Eudes da Silva, ele chegou à cota de 1,35m do nível máximo da sua parede para começar a verter água rio abaixo. 

Possibilidade de sangrar

Ainda conforme João Eudes, com a elevação do nível da água, também aumentou a área de captação hídrica do açude de Quixeramobim, causando assim a expectativa de vir a sangrar com as próximas chuvas rio acima, como ocorreu há sete anos, quando atingiu seu volume máximo pela última vez.

Outro fator está associado à capacidade atual do açude. Quando foi construído, na década de 1960, podia armazenar 54 milhões de m³. Com o passar dos anos, o assoreamento contínuo provocado pelo arrasto da correnteza do seu principal manancial reduziu seu aporte para pouco mais de 10%.

Ressalta João Eudes da Silva que há possibilidade de a barragem sangrar ainda neste ano em razão de vários córregos a desaguarem nela. Antes de 2008, quando as obras do Açude Fogareiro, mais acima, ainda não tinham sido concluídas, o espetáculo das águas à beira da rodovia já estaria acontecendo. Agora o outro reservatório, atualmente com 3,71% do seu volume, o equivalente a 4,3 milhões de m³, barra 46Km das águas do rio.

Com informações do colaborador Alex Pimentel.


Operação da PF desarticula quadrilha que fraudava benefícios de idosos em Fortaleza e RMF



Grupo já desviou mais de R$ 4 milhões dos cofres públicos, segundo a investigação
  A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (19) mandados de prisão e de busca e apreensão numa operação que desarticulou uma quadrilha que fraudava benefícios previdenciários de idosos em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF). O grupo, segundo as investigações, causou um prejuízo de mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

Ao todo, são quatro ordens de prisão preventiva, um de prisão temporária e 14 de busca e apreensão cumpridos por 70 policiais federais. A operação, batizada de “Espectro”, foi deflagrada a partir do trabalho de uma força-tarefa composta pela PF, pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e pelo Ministério Público Federal (MPF), 

De acordo com os investigadores, os criminosos atuavam desde 2009 fraudando Auxílios Assistenciais ao Idoso. Foi constatado que uma única pessoa utilizava “múltiplas identidades” e conseguia receber “inúmeros benefícios”, de acordo com nota enviada pela PF.

“Os mentores do esquema, empresários e profissionais liberais em sua maioria, têm registro de envolvimento em investigações policiais pela prática de crimes semelhantes”, informou o órgão. Durante as buscas, a PF encontrou um vasto material que comprovaria as fraudes. Um dos investigados, inclusive, foi flagrado com apetrechos utilizados na falsificação de documentos.

Os presos estão à disposição da Justiça Federal e devem responder, conforme a atuação de cada um m no esquema, pelos crimes de estelionato qualificado, associação criminosa, falsificação de documento público e falsidade ideológica.

Red; DN 


Alô CAGECE de Russas CE


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Um buraco estar em comodando bastante os motoristas que trafegam pela rua Dr; Zacarias Ramalho, um buraco feito pela equipe da CAGECE, foi dado inicio uma pequena obra pela instituição maus não foi concluída, e estar deixando os motoristas irritados, alem de tomar o espaço causa um perigo constante para quem transita na quele trecho. O buraco fica em frente o hospital da cidade de Russas.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza
Blog; Erivando Lima


Efeito São Camilo em Russas CE


A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

A população gostaria que o governador Camilo Santana, vinhe-se a Russas pelo menos uma vez por mês, e, mudasse sempre o roteiro da viagem, pois só assim as ruas teriam os buracos fechados sempre que o governador vem a Russas, o prefeito manda fecha os buracos somente por onde o mesmo vai passar, as demais ruas continuam verdadeiras tabuas de pirulito.
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
Blog; Erivando Lima


LIMOEIRO DO NORTE-CE PRISÃO POR AMEAÇA, RESISTÊNCIA E DANO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Ontem dia 18/04/2018 (Quarta-feira), por volta das 10 h, após uma denúncia anônima através do nº 190, dando conta de um desentendimento entre 02(duas) pessoas, na rua Coronel Inácio Mendes centro desta cidade. Foi vítima de ameça(Art. 147 do CPB), a pessoa de FRANCISCO EDNARDO DOS SANTOS OLIVIERA, solteiro, montador de estrutura metálica, natural de Limoeiro do Norte-CE, e residente no Sítio Pedra Branca, zona rural deste município. O mesmo foi ameaçado pela pessoa de FRANCISCO ROGÉRIO DE SOUZA, que já responde aos Arts. 147, 150, 155, 163, 329 e 331 do CPB e oa Art. 147 da Lei nº 11.340 de 2006( LEI DE VIOLENCIA DOMESTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER). Os Policiais da FTA(Força Tática de Apoio) na VTR 1164,  foram ao local e deram voz de prisão ao acusado que resistiu e danificou a ordem dos PMs, da VTR 1164. Após os policiais conseguirem imobilizar o acusado, conduziram os envolvidos, à DPC local para os procedimentos cabíveis.

Blog;

TABULEIRO DO NORTE-CE EXPLOSAO EM RESIDENCIA


Ontem dia 18/04/2018 (quarta-feira), foi informado via 190, às 7 h 30 min, que por volta das 03 h, aconteceu uma forte explosão em uma residência localizada na Rua Vereador Luiz Chaves,  Vila José Mendes, Tabuleiro do Norte-CE, do proprietário conhecido por Zélio Maia. Populares informaram que na casa não residia ninguém, e que há tempos estava fechada. A CP 2700, composta por PMs, foi ao local e constataram a veracidade da informação, e devido ao forte cheiro de pólvora, acredita-se que foi usado banana de dinamites. A área foi toda isolada, e logo após, foi feita a comunicação à Delegacia local. 

Blog;

JAGUARIBARA-CE HOMICIDIO A BALA; LESÃO CORPORAL A BALA


Ontem 18.04.2018, por volta das 18 h 30 min, a composição da polícia militar da cidade de Jaguaribara, composta dos PMs: foi acionada por denúncia anônima via ligação (190), dois homens não identificados chegaram no local de trabalho do Claudivan  em uma motocicleta, e haviam efetuados disparos com arma de fogo e esses teriam alvejado as vítimas de CLAUDIVAN QUEIROZ DO NASCIMENTO, que foi socorrido por populares  vindo a óbito a caminho do hospital local, 26 anos, natural de Jaguaribara, tendo como profissão cabeleireiro  residente no sítio Mandacaru e, GEANDRO BEZERRA DA SILVA, lesionado com um disparo na perna, 30 anos, natural de Alto Santo/CE, tendo como profissão agricultor, residente na rua Joaquim Negreiros  Mutirão, Jaguaribara. Chegando ao local do crime a composição concretizou a veracidade dos fatos, os PMs  encontraram capsulas de armas de fogo de calibre .40 e 38 no local do crime. O policiamento citado juntamente com o de Potiretama, Jaguaretama e Alto Santo estão em diligências, buscando informações para descobrir, identificar e prender os meliantes. 

Blog;

ARACATI-CE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

Ontem dia 18/04/2018, por volta das 10 h 45 min, após denuncias informando que um individuo estaria praticando tráfico de drogas numa residência no bairro Baixada em Aracati, a composição do RAIO 01, RAIO 02 e Viatura RAIO 039 se deslocaram e fizeram a abordagem ao suspeito juntamente com dois menores na referida residência, o maior de nome RAYALESOM DA ROCHA LIMA,25 anos, residente na Rua Zacarias Soares,  bairro Baixada, mesmo local da ocorrência. No local foi encontrado com aproximadamente 75 pedras de Crack equivalente a 4 gramas, saquinhos de dindim, uma trouxa de maconha de 27 gramas e 18 trouxinhas de maconha equivalente a 10 gramas pronta para comercialização, além de 26 reais em dinheiro fracionado. Diante dos fatos foram conduzidos a Delegacia Regional de Aracati onde o maior foi indiciado por Tráfico de Drogas, Art. 33.

Blog Erivando Lima


TRE-CE e Polícia Federal reúnem-se para planejamento de segurança nas Eleições 2018



A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o  vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, realizaram visita institucional à nova superintendente da Polícia Federal no Ceará, delegada Vanessa Gonçalves Leite de Souza, nesta terça-feira, 18/4, para discutir o planejamento de segurança para as Eleições de 2018.

Participaram ainda a delegada Juliana Pacheco (Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado) e os delegados Walter Sales e  Eliza Maria Barbosa de Almeida (Delegacia de Defesa Institucional), bem como o juiz da Corte do TRE e presidente da Comissão de Segurança do Tribunal para as Eleições 2018, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava; o diretor-geral do TRE, Hugo Pereira Filho; o secretário de Administração do tribunal, Sérgio Coelho, e o assessor-chefe da Presidência, Caio Guimarães.

A desembargadora Nailde Pinheiro afirmou: “Sempre trabalhamos em parceria com a Polícia Federal e essa reunião é importante para o alinhamento das nossas ações. Teremos o encerramento do cadastro eleitoral, quando muitos eleitores procuram os postos de atendimento; a realização de eleições suplementares em três municípios, além, é claro, das eleições de outubro”.

A superintendente da PF, delegada Vanessa Gonçalves, ressaltou que espera que o período eleitoral seja tranquilo. “Entendemos que a questão das fake news pode ser um crime predominante, mas estaremos atentos. Estamos alinhando com o tribunal e com entidades externas, para solucionar esse tipo de crime da forma mais rápida possível”, destacou.

Dentre os temas debatidos, os de maior destaque foram: a atuação da Polícia Federal no mutirão de encerramento do cadastro eleitoral, em Fortaleza; a preparação para as operações da PF com foco nas eleições suplementares a serem realizadas no próximo dia 3 de junho e no dia da eleição geral, em outubro e apuração das notícias falsas propagadas pela internet.

Blog Erivando Lima / Roberto Moreira


Trocas nas alas


Image-0-Artigo-2389571-1

Contra o São Paulo, o técnico do Vovô fará mudanças nas duas laterais, entrando Arnaldo e Romário

   O técnico do Ceará, Marcelo Chamusca, deve fazer alterações nas duas laterais visando o jogo de domingo contra o São Paulo, às 16 horas no Castelão pela 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O treinador realizou um treino tático na última terça-feira com Arnaldo na lateral-direita e Romário na esquerda, sacando Pio e Rafael Carioca, titulares contra o Santos na estreia do Vovô na elite, com derrota por 2 a 0 no Pacaembu no último sábado, 14.

> Atacante Juninho já treina no Vovozão

Na estreia, embora erros defensivos tenham sido cometidos não só pelos laterais - zagueiros e volantes também falharam defensivamente - chamaram a atenção as falhas defensivas de Pio e Rafael Carioca, como erros de cobertura defensiva e posicionamento, situação que Chamusca quer corrigir com as entradas de Arnaldo e Romário. O primeiro é recém chegado ao clube vindo por empréstimo do Botafogo/RJ, enquanto Romário não pôde atuar contra o Santos por pertencer ao clube praiano e estar cedido ao Alvinegro cearense também por empréstimo.

Embora ambos não confirmem suas escalações, a nova dupla espera corresponder e fazer uma grande partida contra o São Paulo no domingo, a primeira do Vovô em casa na Série A.

"Não pude atuar no primeiro jogo e ajudar meus companheiros, mas vida que segue o foco total é no São Paulo. No Ceará vivemos jogo a jogo. O jogo do Santos já passou. Temos que buscar a primeira vitória, no primeiro jogo diante do nosso torcedor. Tanto nas vitórias quanto nas derrotas se tem um ensinamento para tirar. Passou essa ansiedade do grupo pela estreia na Série A e agora é impor nosso melhor futebol em casa. Se o Chamusca optar por mim, espero fazer o meu melhor. Vontade e determinação não vai faltar", declarou Romário.

Apresentado oficialmente ontem, o lateral-direito Arnaldo, que já jogou 4 minutos diante do Santos no sábado, sabe que chega ao clube cercado de expectativas pelo bom Brasileiro de 2017 com a camisa do Botafogo e acredita que pode ajudar a equipe alvinegra.

"Eu venho para ajudar e dar o meu melhor, como fiz em outros clubes. Se o Chamusca optar por mim, eu estou pronto para atuar. No ano passado fiz um bom Campeonato Brasileiro pelo Botafogo e por isso a torcida espera mais de mim. Ela pode esperar muita entrega, vontade e eu tenho que mostrar isso dentro de campo. Não adianta fazer um grande ano como fiz pelo Botafogo e vir aqui e não corresponder. Espero repetir, melhorando ainda mais, jogando ainda melhor pelo Ceará".

Por fim, Arnaldo espera que o Vovô se reabilite diante do São Paulo. "A Série A é muito difícil e temos que vencer as partidas em casa. Esperamos mostrar nossa força já contra o São Paulo e vencermos a primeira".

Red; DN