-->

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Feriadão no Ceará vira cenário de guerra e deixa 82 mortos em homicídios e acidentes



Em apenas quatro dias, foram registrados 72 casos de assassinatos e mais 10 mortes em acidentes de trânsito, todos envolvendo motocicletas

    
m um cenário de guerra urbana, ao menos, 72 pessoas foram assassinadas no Ceará durante os quatro dias de “feriadão” de Finados. Outras dez pessoas perderam a vida em acidentes envolvendo motocicletas, totalizando 82 mortos no período de apenas quatro dias, entra a quinta-feira (2) e o começo da madrugada de segunda (6).

Em Fortaleza, a Polícia registrou 23 assassinatos nos seguintes bairros: Conjunto Ceará (4 casos), Mucuripe (duplo), Cidade dos Funcionários (2 casos), Palmeiras, Demócrito Rocha, Vila Peri, Bom Jardim, Mondubim, Barra do Ceará, Monte Castelo, Praia do Futuro, Vila Manoel Sátiro, Carlito Pamplona, Canindezinho, Parangaba, Antônio, Vila Peri e Aerolândia.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram outros 23 homicídios nos seguintes Municípios: Maracanaú (7), Caucaia (4), Cascavel (3), Horizonte (triplo homicídio), Pacajus (2), Maranguape, Pacatuba, Itaitinga (CPPL 1) e Eusébio.

No Interior Sul, foram 19 assassinatos nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (4 crimes, entre eles, um duplo homicídio), Acopiara (3 casos), Barbalha, Quixadá, Icó, Madalena, Mauriti, Russas, Iguatu, Quiterianópolis, Tauá, Beberibe, Aracati e Nova Olinda.

Já no Interior Norte do estado, foi registrada a menor taxa de homicídios no período do feriadão, com apena sete casos, nos seguintes Municípios: Redenção, Boa Viagem, São Benedito, Madalena, Varjota (duplo homicídio) e Itapipoca.

Acidentes

Dez pessoas morreram em acidentes nos seguintes Municípios: Limoeiro do Norte (bairro Cidade Alta), Ocara (Centro), Missão Velha (sede), Brejo Santo (BR-116, Km 496, Sítio Ludovico), Icó (CE-282, Sítio Tatajuba, Distrito de Cascudo), Boa Viagem (CE-266, Localidade Jantar), Crateús (Ladeira dos Tucuns), Ararendá (Distrito de Lagoa de Santo Antônio) Caririaçu e Santana do Cariri (Sítio Peixoto).

 Red; Ceara News


Mais de 1.800 motoristas paralisam Operação Carro-Pipa; 800 mil cearenses serão afetados



Os pipeios pararam as rotas do Operação Carro-Pipa Federal no início da manhã.
Mais de 1.800 carros-pipa cadastrados no programa emergencial de abastecimento d’água para comunidades rurais do Ceará, o Operação Carro-Pipa, do Governo Federal, paralisaram suas atividades no início da manhã desta segunda-feira (6). Eles só retornarão às rotas após serem atendidos pelo comando geral da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, responsável pelo controle e fiscalização do serviço dos pipeiros no Ceará, informou o presidente do Sindicato dos Pipeiros do Estado do Ceará (Sinpece), Eduardo Aragão.

Pelos levantamentos do Sinpece, a adesão foi geral. Além dos 500 proprietários de caminhões-pipa cadastrados no Sindicato, outros 1.300 a 1.500 deixaram de circular nas rotas estabelecidas a partir dos diagnósticos levantados pelos conselhos de Defesa Civil dos municípios. No Estado são mais de 20 mil rotas, estimam os pipeiros. Mais de 800 mil habitantes estão sendo prejudicados com a paralisação.

As maiores concentrações de carros-pipa parados estão em Morada Nova, no entorno do Canal do Trabalhador, onde os caminhões são abastecidos com água considerada potável; em Orós, no entorno do segundo maior açude público do Ceará; em Madelena, no Açude Umari, de onde passou a ser captada água para abastecimento dos moradores rurais deste município e vizinhos, em Banabuiú, onde está situado o terceiro maior açude do Estado, o Arrojado Lisboa, e também em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, onde os carros-pipa abastecem para atender Canindé e Caridade.

A paralisação está se estendendo por todo o Estado. Em Banabuiú os pipeiros também aderiram à greve. Foto > Avelino Neto

Falha no Sistema

O principal motivo da paralisação é a falha no sistema eletrônico de aferição das rotas, o GRipa. Funcionando através de GPS, o equipamento não registra todos os percursos realizados nos relatórios de conferência do Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército Brasileiro. Há a necessidade de confirmação através do print do mapa da rota realizada no dia. Por conta desses transtornos o pagamento do serviço está demorando até três meses.

Segundo o presidente do Sinpece o serviço de rastreamento por GPS é realizado por uma empresa que recebe em média R$ 3 milhões mensais. O valor varia porque o número de carros-pipas contratados também varia de acordo com a necessidade de demanda. Apesar das constantes reclamações o contrato do Governo Federal com a prestadora do serviço vem sendo mantido deste 2012.

Bloqueio de rodovias

Além da paralisação, os pipeiros apontam para a possibilidade de interdição de rodovias estaduais e federais. O bloqueio poderá ser realizado 24 horas após o início da paralisação caso o comando da 10ª Região Militar não envie representantes para conversarem com os representantes da categoria e levarem ao órgão responsável pelo programa emergencial, o Ministério da Integração Nacional, as reivindicações da categoria para a solução do problema.

A 10ª Região Militar informou através da sua assessoria que se manifestará sobre o problema através de Nota pública.

Até a publicação desta edição a reportagem do Diário do Nordeste não havia conseguido manter contato com o Ministério da Integração. Os telefones disponíveis não atendiam as ligações.

Resp; DN


RUSSAS-CE PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS


Por volta das 09h 35 min horas no Sítio Neilandia, Rua Projetada, zona urbana de Russas, foi apreendido o adolescente de iniciais A B C S, natural de Fortaleza. Após uma denúncia via COPOM a viatura RAIO 12 foi até o local citado e ao ser indagado se haveria drogas, o adolescente confirmou e entregou uma quantia de 19 trouxas de maconha, 3 pedras de crack e 2 trouxas de cocaína e uma quantia 67,50 Reais. Na aproximação da viatura dois indivíduos se evadiram, sendo que um deixou seus documentos no local da abordagem, sendo ele Joel Carlos da Silva 22 anos, natural de Russas. Após isso, foi levado até a DRPC para os procedimentos cabíveis.

Blog Erivando Lima




RUSSAS-CE ROUBO A MOTOCICLETAS

Domingo dia 05/11/17, por volta das 18h, Na praça do distrito de Peixe, Russas-CE, foi vitima de roubo a pessoa de FRANCISCO DAS CHAGAS MOREIRA DE SOUSA, natural de Russas-CE, Solteiro, Servente,  residente no Sitio Peixe. A vítima informa que dois indivíduos um de blusa verde e outro de blusa listrada, ambos de capacete em uma moto preta, onde um deles portava uma pistola .40, chegaram na citada praça e levaram sua motocicleta uma HONDA/CG 125 TITAN ES, ano 2000, cor azul, que tomaram destino pela estrada de Sussuarana, onde abandonaram a citada moto e roubaram do senhor JOSÉ EUDES MACIEL, natural de Russas- CE, residente na Rua Raimundo Moreira de Araújo, Peixe, sua motocicleta HONDA/NXR 160 BROS, ano 2016/2017,de cor azul,   segundo a segunda vítima, a motocicleta possuía um sistema bloqueador e mais a frente veio a desligar e foi escutado alguns disparos de arma de fogo, ao verificar os indivíduos haviam abandonado e efetuado vários disparos na motocicleta e fugiram tomando ruma ignorado. A policia foi acionada, e localizaram 9 capsulas de munição .40 no local, as equipes da PM apresentaram o caso ao delegado da DRPC para as medidas cabíveis e estão em diligencias no intuito de capturar os autores.

Blog Erivando Lima

Russas CE - plantão policial


BEBERIBE-CE HOMICÍDIO POR ARMA DE FOGO

Ontem dia 05/11/2017, por volta das 02h 30 min do dia 05/11/2017, a CP 1662, foi acionado via telefone informando, que na localidade de Galha, próximo a Borracharia do Alex,  haviam ocorrido disparos de arma de fogo, que a composição foi ao local e depararam- se com um corpo de um homem ao chão,  pouco tempo depois chegou o Samu com a VTR 28  com a técnica de enfermagem Ivone Rodrigues, e confirmou a morte, se tratando do menor de idade ‘N S M”, Nailson Silvano Mariscal,  morador da Vila União, casa 02 – Parajuru, o mesmo é natural de Aracati. Populares informaram que próximo ao local do homicídio na localidade de Paripueira, foi abandonado um veículo FIAT/ PALIO ATTRACTIV, de cor Prata de placa OJO-4147  e que três indivíduos correram em sentido ignorado. Por volta das 05h chegou a Perícia Florence número 7006 ( com o perito ), bem como o Rabecão de número 7080  foi feito perícia  tanto na vítima de homicídio como no carro abandonado, que logo após a perícia será apresentado na Delegacia de Beberibe e a autoridade policial competente. 

Blog Erivando Lima






JAGUARIBARA-CE LESÃO À BALA

Sábado dia  04/11/2017, por volta de 17h 40 min, a viatura CP-1313 composta pelos PMs, foi acionada via 190, pois segundo o denunciante dois elementos não identificados estavam em uma moto preta de placa não identificada na Avenida Francisco Melonias Bezerra s/n, bairro: Centro efetuaram disparos de arma de fogo nos seguintes elementos: José Sergio de Moura, residente na Rua Maria Diógenes bairro centro, o mesmo levou um tiro no pé esquerdo e  Paulo Cesar Sousa Carneiro, residente na Rua Jose parente, bairro: Centro, o mesmo levou um tiro na perna direita. Ambas as vítimas foram socorridas para o hospital local de Jaguaribara/CE e se encontram estáveis sem risco de morte, sendo liberadas logo em seguida pela equipe médica. A composição supracitada acima continua em diligencias no intuito de localizar os acusados.

Blog Erivando Lima




LIMOEIRO DO NORTE-CE

ESTELIONATO “GOLPE DO BALUDO”

Sábado dia 04/11/2017 por volta das 09h 40 min, na Av. Francisco Remígio,  centro de Limoeiro do Norte-CE. Foi vitima de estelionato ANTÔNIA GILDERLANIA GOMES DE OLIVEIRA, 27 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, solteira, agricultora,  residente na localidade de Canto Grande de Baixo, zona rural de Limoeiro do Norte-CE. A mesma informou que momento antes havia sacado uma quantia em dinheiro de familiares aposentados em uma agencia bancaria, e que no endereço acima mencionado, percebeu que um casal a sua frente havia deixado cair uma carteira, então ela teria chamado o casal e entregue a carteira, momento em que eles se disseram muito agradecidos, pela atitude da mesma, disseram que queriam gratificá-la com um presente, ela só tinha que deixar a bolsa dela com eles, e em seguida se dirigisse a um loja nas proximidades pegar o presente. A mesma confiou e entregou a bolsa, se dirigiu a loja, foi quando percebeu que havia caído em um golpe, vulgarmente conhecido como “golpe do baludo” ao retornar o casal não se encontrava no local. Então a mesma ligou para a policia, que compareceu ao local, com base no que foi informado pela vitima, o casal teria levado a bolsa contendo cartões de bancos, documentos pessoais e uma quantia em dinheiro, não informada. E que o casal, seria uma mulher jovem e um homem idoso. De posse dessas informações a equipe de policiais militares da CP-113 composta pelos  PMs,encontram-se realizando diligências com intuito de identificar e localizar esse casal de estelionatários.

Blog Erivando Lima




RUSSAS-CE FURTO A VEÍCULO


Sábado dia 04/11/17, foi vítima de furto na Rua Dr. Joao Maciel Filho, Vila Gonçalves, Russas, o senhor ARILO CESAR SANTIAGO MAIA, solteiro, natural de Russas, autônomo,  residente no endereço citado, o mesmo informou que ao acordar seu caminhão F4000 de placas HUM 8555, cor Cinza, ano 1985, não se encontrava na sua residência e que havia sido furtado no horário especulado de 00h a 02h As equipes da PM estão em diligencias no intuito de capturar os autores.

Blog Erivando Lima





RUSSAS-CE FURTO A CARROCINHA DE MOTO

Sábado dia 04/11/17, foi vítima de furto na Rua Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima, Russas, o senhor PEDRO LOUREIRO LIMA, solteiro, natural de Russas, agricultor, residente no endereço citado, o mesmo informou que ao acordar sua carrocinha de cor azul usada em motocicleta, não se encontrava na sua residência e que havia sido furtada por volta de 02h e que não sabe apontar o suspeito de cometer o crime. As equipes da PM estão em diligencias no intuito de capturar os autores.


Blog Erivando Lima