-->

domingo, 12 de junho de 2016

ALERTA: Em 6 dias, volume de açudes reduz de 12,85% para 12,73%


É cada dia mais preocupante a situação dos 153 açudes gerenciados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh). Em menos de uma semana, o volume de água teve redução de 12,85% para 12,73%  ou seja, do total de 18,64 bilhões de m³ de água, o Estado registra apenas 2,37 bilhões m³.

Segundo dados do Portal Hidrológico da Cogerh, é o pior aporte de água dos últimos 30 anos. No mesmo período do ano passado, o aporte foi de 0,75 bilhões de m³. Nesse ano, os açudes registram 0,73 bilhões de m³. Em 2010, foi de 0,99 bi m³ e, em 2006, de 3,7bi m³.

Dos 153 açudes, apenas cinco registram volume acima de 90%: Caldeirões, Gameleira, Maranguapinho, Quandú e Tijuquinha.

São 36 reservatórios em volume morto: Barragem do Batalhão, Bonito, Broco, Canafístula, Capitão Mor, Carão, Carnaubal, Castro, Catucinzenta, Cipoada, Cupim, Faé,Fogareiro, Forquilha, Gerardo Atimbone, Jenipapeiro II, Mons. Tabosa, Monte Belo, Parambu, Penedo, Pentecoste, Poço da Pedra, Pompeu Sobrinho, Premuoca, Riacho do Sangue, Salão, Santo Antônio, Santo Antônio de Russas, São Domingos II, São José II, Serafim Dias, Sitios Novos, Sousa, Tejuçuoca, Trapiá II e Várzea do Boi.

Vinte e um estão secos: Adauto Bezerra, Barra Velha, Desterro, Escuridão, Farias de Sousa, Favelas, Forquilha II, Jenipapeiro, Jerimum, Madeiro, Nova Floresta, Pau Preto, Pirabibu, Potiretama, Quixeramobim, Santa Maria de Aracatiaçu, São Domingos, São José I, São Mateus, Umari e Vieirão.

Diário do Nordeste

Detentos escapam de cadeia; estuprador é um dos fugitivos


Três detentos fugiram da Cadeia Pública de Trairi, no fim da manhã deste domingo (12), durante o horário de almoço do agente penitenciário de plantão. De acordo com o destacamento da Polícia Militar da Cidade, os internos, que respondiam por receptação, porte ilegal de arma e estupro, serraram as grades de uma cela e fugiram.  

A PM informou que José Luciano Gomes Sobrinho teria articulado a fuga. “Ele respondia por estupro. Já tinha sido apenado e deveria cumprir um bom tempo ainda. Além disso, já é rejeitado naturalmente no sistema por ser estuprador e ainda entrou em atrito com os outros presos. A verdade é que ele estava com muito medo de ser morto e achou melhor fugir”, explicou um militar, que não quis se identificar. 

Miguel Alves e Lucas de Sousa dos Santos, que estavam no mesmo xadrez e também escaparam.  O outro homem que estava no local decidiu permanecer. “Esses dois apenas se complicaram. Um deles podia ter direito até à fiança. Quando forem recapturados terão mais esta complicação para explicar à Justiça”, afirmou o policial. 

A PM iniciou as diligências à procura dos suspeitos logo após a fuga. “Eles não foram muito longe. O agente distribuiu a comida  e foi almoçar. Quando voltou  fez a recontagem e já percebeu a fuga. Aproveitaram esse momento, porque eles têm conhecimento que não fica ninguém na cadeia”, declarou. 

Diário do Nordeste

Prefeituras têm gastos elevados com folha de pagamento

Uma das reuniões na sede da Aprece ( Foto: Thabata Uchôa )

Atualmente, 65 prefeituras, de um total de 184, estão descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por gastarem acima de 51,3% de suas receitas com folha de pagamento. Esse número deverá aumentar, com a queda de receitas, principalmente com as transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que somente neste ano teve uma queda de 15% em relação a igual período do ano passado.

Para piorar, a Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece) foi informada sobre a suspensão de convênios com a prefeituras que atigiram esse patamar proibido por lei e que pode configurar como crime de improbidade administrativa. Com isso, a entidade tem reunião agendada para as 9 horas de amanhã (13/06) com a Secretaria de Cidades, com o objetivo de se inteirar sobre a norma. A reunião que acontece na sede administrativa do Cambeba, terá por objetivo retomar os financiamentos por parte dos governos Federal e Estadual, em vista da crise econômica que os municípios cearenses atravessam.

Segundo informou o presidente da Aprece, Expedito José do nascimento,  tomou-se conhecimento da norma federal de forma não oficial, mas o suficiente para aumentar a preocupação tanto com o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), quanto pela necessidade de atender as demandas essenciais das administrações, principalmente nos segmentos de Saúde e Educação. "caso se confirme essa suspensão, não vamos poder construir mais nenhum equipamento e isso vai comprometer os serviços vitais", afirmou o presidente da Aprece.

Expedito José disse que, com o comprometimento na folha, as administrações terão que demitir os servidores temporários, extinguir cargos e horas extras. Ele lembrou que esses procedimentos deverão ocorrer até 2 de julho, quando, pela Lei Eleitoral, os servidores são resguardados de alterações de cargos e salários.

Diante do contexto de crise levantado pelos prefeitos, a presidente da Federação dos trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, lembra que 'muitas prefeituras do Estado sofrem com o que chamamos de má gestão, que inclui excesso de trabalhadores terceirizados ou com contratos temporários em algumas funções, enquanto setores prioritários sofrem com a falta de profissionais. Este excesso de funcionários, fruto dos acordos políticos dos gestores leva, muitas vezes, o caixa do município ao limite da LRF", afirmou.

Enedina alertou que é também é importante notar que em anos anteriores, quando se não constatava recessão no Brasil e mesmo quando os recursos das transferências federais cresciam espetacularmente, os prefeitos já levavam as cidades ao limite da Lei de Responsabilidade. "Os servidores municipais e os habitantes das cidades não podem sofrer mais uma vez por conta dos desmandos e desarranjos dos prefeitos do Estado. Esperamos que a Aprece cumpra mais seu papel púbico de fazer os gestores avançar na qualidade de suas administrações, técnico e eticamente, sobretudo no momento atual do País", afirmou a presidente da Fetamce.

Diário do Nordeste

Idosa tem sua bolsa tomada de assalto no centro de Russas por homem desarmado


Por volta das 11h20min deste sábado (11), na Rua Perdigão Sobrinho centro de Russas-CE, foi vitima de roubo uma senhora de 71 anos. A mesma caminhava a pé, quando foi surpreendida por um individuo de barba, trajando blusa vermelha, desarmado, o qual anunciou o roubo e subtraiu sua bolsa contendo documentos pessoais, cartão de plano de saúde UNIMED, e um aparelho celular Samsung. O criminoso fugiu a pé. 

Os PM do Ronda do Quarteirão atenderam a ocorrência e efetuaram diligencias no intuito de localizar e prender o individuo, mas não obtiveram exito. 

Com Informações do 1ºBPM

Homicídio a pauladas no Sitio Garças em Russas




Na madrugada deste domingo, dia 12, por volta das 03h15min, no Sítio garças, foi vítima de homicídio a pauladas, MICAEL DOUGLAS DE OLIVEIRA, 19 anos, natural de Russas-CE, residente no Sítio Ingá, zona rural de Russas-CE, quando o mesmo armado com uma Espingarda artesanal, invadiu a residência de um senhor, ameaçando todos na residência, devido um roubo ocorrido com o mesmo, momento este que, os irmãos que se encontravam na residência reagiram e tomaram a Espingarda e passaram a espancar com a própria espingarda e a pauladas. Os PM's atenderam a ocorrência onde encontraram a vítima ainda com vida, logo socorrendo para o Hospital local, o qual não resistiu as pauladas sofridas, enquanto os irmãos foram dados voz de prisão e conduzidos para a DRPC local, onde foram autuados em flagrante no Art. 121.

Com Informações do 1ºBPM



TV Russas