-->

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Governador Camilo Santana diz que leis são frouxas e estimulam impunidade

Camilo Santana em reunião do Ceará Pacífico

Citando o caso da morte do policial civil Alisson Mendonça em uma tentativa de assalto, o governador Camilo Santana fez duras críticas ao Código Penal Brasileiro, nesta sexta-feira, 8, na reunião do Comitê de Governança do Pacto por um Ceará Pacífico, no Palácio da Abolição. Para o gestor estadual, as leis são frouxas e permitem que criminosos presos pela Polícia sejam liberados e cometam novos delitos.

Camilo citou o homem envolvido na morte do policial, que trocou tiros com Alisson e morreu no local, para exemplificar a crítica. "Esse cidadão já tinha sido preso várias vezes. Ele tem seis condenações, sendo dois homicídios, e estava solto. Enquanto a Polícia prende, as leis são frouxas. É preciso rever as leis desse país para não permitir que criminosos presos voltem para as ruas e cometam este tipo de crime", comentou o governador.

O chefe do executivo estadual prometeu marcar uma reunião com a bancada dos deputados federais do Estado para sugerir que apresentem mudanças "mais rigorosas" no Código Penal, na Câmara Federal. "Para não acontecer o que tem acontecido. A Polícia prende, a Justiça condena, mas temos leis frouxas que estimulam a impunidade. Enquanto o Brasil está vivendo esse momento absurdo politicamente, nós deveríamos estar preocupados com as questões do dia a dia do povo brasileiro, que é segurança, saúde, educação. Acho que é a pauta que o povo quer para melhorar a vida das pessoas", disse Santana.

Assim como nesta quarta-feira, 6, quando respondeu à ameaça de bomba, Camilo voltou a adotar uma posição firme em combate à criminalidade. "Esse é um tema que precisamos rever para combater a criminalidade. Nós não vamos arredar o pé, nem recuar um milímetro para combater o crime no Estado", completou.


O POVO Online

Apesar da crise, Camilo anuncia concurso público para 4.200 policiais militares


O Governador Camilo Santana anunciou por meio de sua página no Facebook, na tarde desta quinta-feira (7), o envio à Assembleia Legislativa, mensagem que prevê novo concurso para a Polícia Militar. Segundo ele, serão 4.200 novas vagas a serem criadas até o fim do seu mandato, o que representará um aumento de 25% no efetivo atual.

Camilo afirmou que a medida é bastante aguardada pelos cearenses e que, certamente, ajudará muito a missão do governo  de melhorar a segurança pública no estado. “Enviei hoje para a Assembleia Legislativa mensagem que prevê novo concurso para nossa Polícia Militar. Ao todo, serão criadas 4.200 novas vagas até o final no meu governo, um aumento de 25,08% no efetivo atual. Esse é um importante reforço no combate ao crime no Ceará. Juntos venceremos esse desafio!”,  concluiu.

Conforme o governador, a intenção é iniciar a instalação do concurso assim que o processo for aprovado pela Assembleia Legislativa. O concurso permitirá incremento das ações das Unidades Integradas de Segurança (Unisegs); na interiorização da segurança pública, como a instalação de unidades do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Batalhão de Policiamento Turísticos (BPTur) e do Batalhão de Divisas; e da segurança externa em unidades prisionais e centros socioeducativos, entre outras atividades.

“Investir na segurança pública, ampliar e interiorizar a atuação da Polícia é um compromisso pessoal meu. Mesmo em um período de dificuldades financeiras é prioritário dar condições para a construção de um Ceará mais tranquilo e pacífico”, afirma o governador.

A mensagem enviada à Assembleia modifica algumas regras para o ingresso na corporação. Pessoas com menos de 18 anos, por exemplo, poderão se inscrever no concurso, desde que, no início de curso de formação, tenham atingido a maioridade. Já pessoas com mais 30 anos poderão ingressar no curso de formação, desde que no momento da inscrição tenham menos de 30, idade limite para ingresso.

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Mulher é presa por ter relações sexuais com menino de 9 anos

O delegado se impressionou com o ocorrido, pois pedofilia geralmente envolve homens e meninas (FOTO: Reprodução)

Uma mulher foi presa acusada por prática de pedofilia no interior do Ceará. O caso aconteceu em Tianguá, a 320 quilômetros de Fortaleza. A mulher e o menino de 9 anos eram vizinhos.

Conhecida como Roseane, de 27 anos, a mulher teve um caso amoroso com o garoto. Roseane era casada e tem três filhos. Dizendo-se apaixonada pelo menino, revelou ao marido o caso. Ao saber do episódio, o homem a deixou.

Caso raro

O caso foi registrado na delegacia local, e Roseane confessou a prática de pedofilia para o delegado, um advogado e uma conselheira tutelar. Em entrevista à TV Jangadeiro/SBT, o delegado se impressionou com o ocorrido, pois pedofilia geralmente envolve homens e meninas.

A mulher revelou que fazia um mês que havia se apaixonado pela criança, com quem teve relações sexuais três vezes. Ela ficou presa por oito dias, mas foi solta. A família do garoto não quis comentar o assunto, mas acabou se mudando da antiga casa com vergonha da situação.

Tribuna do Ceará

Vítima de Latrocínio; Mototaxista tem enterro marcado por comoção, dor e muita revolta da população de Russas


O mototaxista FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS, de 55 anos, vítima de latrocínio na noite da última quarta-feira, dia 06, por dois homens armados e de moto, tendo sido lesionado nas costas com 05 disparos de arma de fogo e 01 no braço esquerdo, vindo a falecer a caminho de Fortaleza. Teve o corpo enterrado na manhã desta sexta-feira(08), marcado por muita comoção, dor, e revolta de parentes, amigos, companheiros de trabalho, e população que compareceu e grande quantidade.

Todos os mototaxistas da cidade estiveram no enterro, e unindo as mãos uns dos outros, isolaram o local em uma corrente de orações despedindo-se de um amigo, companheiro, colega de trabalho, e um pai de família que teve sua vida ceifada em seu meio de trabalho por marginais que andam por aí livres, e rindo das desgraças alheias, ceifando mais vidas inocentes sem se importar com o próximo.

Ao termino do enterro todos os mototaxistas se dirigiram em passeata até o Batalhão de Polícia de Russas, passando em frente a Delegacia de Polícia Civil e Ministério Público, cobrando segurança para o trabalhador e para o povo de Russas. Eles exigem que aja ação para combater a criminalidade por parte dos órgãos responsáveis.

Lesão corporal à faca em Limoeiro do Norte


Nesta quinta-feira, dia 07, por volta das 17h20min, em uma discussão banal, foi vítima de uma lesão corporal á faca um senhor de 67 anos, o mesmo estava em seu comércio na sua residência quando chegou um senhor conhecido como INÁCIO, querendo que ele vendesse fiado, à vítima não aceitou e foi lesionada a faca e o acusado fugindo e tomando rumo ignorado. A PM foi ao local com o intuito de prender o acusado, más até o momento sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Quadrilha rouba carga dos correios em Alto Santo


Nesta quinta-feira, dia 07, por volta das 08h00min, na BR 116, KM 227, trafegava pela rodovia um veículo caracterizado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo, do tipo FIAT DUCATO MAXICARGO de placas OUB-0862, quando o motorista foi abordado por indivíduos em dois veículos, sendo um Volkswagen modelo gol bola de cor vermelha e mais características não observadas, e outro um veículo tipo DUCATO de cor branca e placas de Russas, sem mais detalhes, e obrigado a parar, depois que efetuaram disparos para o alto. 

Nesse momento, um dos bandidos sentou no lugar do passageiro e, com uma arma tipo pistola, obrigou o motorista a desviar a rota e seguir para uma estrada carroçável onde logo em seguida o liberaram e fizeram o transbordo da carga não identificada e nem divulgada pela gerente dos correios local, para outro veículo. Segundo o motorista, na fuga, os bandidos seguiram sentido caatinga, ou seja, não retornaram para a BR 116 e que não sabia precisar quantos bandidos havia no carro maior e tendo visto 2 (dois) no gol. Os PM's compareceram ao local e, após colher informações do motorista, realizaram diligências com apoio dos destacamentos vizinhos, a fim de identificar e prender os meliantes, porém sem êxito até o momento.

Com Informações do 1ºBPM

Lesão corporal a bala em Aracati


Nesta quinta-feira, dia 07, por volta das 09h30min, na localidade de Catu Vilani, zona rural de Aracati, Um homem de 23 teve sua vida tentada por uma pessoa de nome “Damião”. Ele informou que o homem o solicitou para fazer um serviço de poda em cajueiros, no dia de ontem, mas o mesmo não foi, quando chegou hoje pela manhã, para realizar o serviço, “Damião” atirou na perna esquerda da vítima com uma espingarda calibre 24. Que a vítima foi socorrida por populares para o hospital municipal de Aracati e logo após veio a delegacia de Polícia Civil de Aracati, onde está sendo tomadas as devidas providências.

Com informações do 1ºBPM

Prisão de assaltantes com arma de fogo em Beberibe


Nesta quinta-feira, dia 07, por volta das 19h30min,  na Localidade de Choró, CE-040, uma viatura patrulhando na CE-040 abordou dois indivíduos em uma moto cinquentinha de chassi 951PKPA7EP07422, de cor branca nas proximidades da granja Tijuca, que feita a vistoria foi encontrado na cintura do garupeiro um revólver Taurus calibre 32 de n°33792 com dois cartuchos intactos, os quais alegaram que iriam usar a arma para praticar assaltos nas proximidades de forma aleatória, o piloto da moto é LEILSON PEREIRA DE LIMA, 22 anos; garupeiro ANDERSON MONTEIRO DE SOUZA, 21 anos, ambos foram autuados no artigo 14 da lei 10826/03(Porte ilegal de arma de fogo).

Com Informações do 1ºBPM

Moto FAN 160 foi tomada de assalto em Russas


Nesta quinta-feira, dia 07, por volta das 19h45min, na rua Lailson Pinto, Russas-CE, mais precisamente nas proximidades do bar do Paulista, foi vitima de roubo um homem(idade não informada), que trafegava na moto Honda CG 160 Fan de cor preta, ano 2015, de placa PMC-2979, quando foi rendido por dois indivíduos numa moto Honda Biz de cor prata, sendo um deles armado, que roubaram sua moto e se evadiram em seguida. PM’s realizaram diligencias, contudo sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Açude Tijuquinha sangra em Baturité

Açude Tijuquinha

O açude Tijuquinha, em Baturité, atingiu sua capacidade máxima de 881.000 m³, nesta quinta-feira, 7. Agora, o Ceará possui quatro mananciais sangrando. Completam a lista o Caldeirões, em Saboeiro; e o Quandú e o Gameleira, em Itapipoca. As informações são do monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Considerado de pequeno porte, o Tijuquinha também registrou sangria no reservatório, no mesmo período em 2015. O manancial abastece os municípios da região do Maciço do Baturité.

De acordo com a Cogerh, o Estado possui mais quatro açudes com volume acima de 90%. Estão nesta situação os seguintes afluentes: Trici (90,74%), em Tauá; Gavião (90,25%), em Pacatuba; Maranguapinho (99,38%), em Maranguape; e Colina (97,12%), em Quiterianópolis.

O monitoramento da Companhia aponta que 119 açudes apresentam volume inferior a 30%. Nesta terça-feira, 5, 37 mananciais estavam em volume morto no Estado, enquanto 23 secos.

Forte chuva no Interior

Com 252 mm, São Gonçalo do Amarante registrou maior chuva do Ceará em 2016, nesta quinta. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também anotou chuvas significativas nos seguintes municípios: Paraipaba (233 mm), Trairi (217 mm), Paracuru (150 mm), Itapipoca (110.4 mm), Bela Cruz (105mm), São Luís do Curu (101 mm) e Acaraú (99.8 mm).

Chuvas abaixo da média

Há 70% de probabilidades de o Estado ter chuvas na categoria abaixo da média no trimestre (março, abril e maio), segundo a Funceme. As chances de haver precipitações na categoria em torno da média é de 25%; na categoria acima da média é de 5%.

O principal fator que influencia essa perspectiva de persistência da seca no Ceará é a atuação do El Niño, que traz impactos negativos no regime de chuvas do Estado principalmente nos meses de abril e maio. Assim como observado no prognóstico anterior, divulgado em janeiro, a intensidade elevada do El Niño diminui as chances de precipitações mais regulares no Ceará.

O Povo Online