-->

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

FUZILAMENTO: Indonésia vai executar neste sábado brasileiro condenado por tráfico



O governo da Indonésia informou nesta quarta (14) que executará o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53, na noite do próximo sábado (17).
O brasileiro foi condenado em 2004, após tentar, um ano antes, entrar no país com 13,4 kg de cocaína escondidos em tubos de uma asa-delta.
Esta vai ser a primeira vez que um brasileiro será executado no exterior. A morte se dá por fuzilamento.
PREPARAÇÃO PARA A EXECUÇÃO
Nesta quarta, Marco foi levado da prisão de Pasir Putih (a 400 km da capital, Jacarta) para outra unidade, como parte do procedimento preparatório para execução.
Ele ficará isolado até a data do fuzilamento, segundo Utomo Karim, advogado pago pelo governo brasileiro para defendê-lo. Karim e um diplomata brasileiro acompanharam a transferência.
O brasileiro ficou “chocado” ao saber da iminente execução, diz Karim. “Ele ficou muito assustado ao ser levado da cela e pensou que seria executado imediatamente.”
Uma tia de Marco viajou nesta quarta para a Indonésia, antecipando a viagem que já faria para visitá-lo. No Brasil, amigos se mobilizaram em redes sociais para tentar evitar o fuzilamento.
Os pais de Marco morreram e ele, solteiro, não tem filhos.
A Indonésia tem 64 presos no corredor da morte. Desde 2001, 27 pessoas foram executadas, só sete por tráfico. O último fuzilamento, de cinco condenados, ocorreu em 2013. (Informações da Folha)

Lançado novo edital do Programa Mais Médicos



Ministério da Saúde (MS) lançou na tarde desta quinta-feira, 15, novo edital do Programa Mais Médicos, que passa a atuar em 1500 cidades brasileiras - 424 novas cidades. No Ceará, 117 cidades serão atendidas. Segundo levantamento do MS, atualmente do 14.462 médicos atuam no programa, 1.008 estão no Ceará.
A seleção abre a partir desta sexta-feira, 16, e os gestores dos municípios devem confirmar participação e solicitar novas vagas no sistema do Programa até o dia 28 de janeiro. O novo edital garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).
Os médicos terão até 29 de janeiro para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa.
Em nota de divulgação, o ministro da Saúde Arthur Chioro afirmou que a ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade aos municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. "A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação médica e com obras de melhoria na infraestrutura”, ressaltou o ministro.
Seleção 
De acordo como MS, os médicos brasileiros continuam tendoprioridade na seleção. A novidade é que, ao invés de uma, eles terãotrês oportunidades para escolher o município em que irão atuar. "Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes", detalha a nota.
Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.
No dia 10 de abril, caso existam vagas remanescentes, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e no dia 5 de maio para médicos estrangeiros. Em 8 de junho, ocorrerá o módulo de acolhimento para esses médicos. Para dar continuidade da assistência à população serão lançadas, a cada trimestre, novas vagas aos municípios. Os municípios que atualmente não têm capacidade instalada poderão ser contemplados posteriormente. 
Critérios: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho - PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do ProUni ou FIES. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.
Incorporação do Provab
A incorporação de 100% das vagas do Provab pretende assegurar às prefeituras permanência de médicos na Atenção Básica de suas cidades, uma vez que a iniciativa só dura um ano. Os profissionais do Provab poderão permanecer no Programa Mais Médicos por mais dois anos, desde que continuem na unidade de saúde em que já atuam, garantindo a assistência à população. Segundo o MS, a integração deve ampliar os perfis de médicos participantes do Mais Médicos.
Além dos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, o programa também deve atrair os recém-formados, que geralmente se interessam pelo bônus de 10% na prova de residência, e os profissionais que decidirem por permanecer na Atenção Básica. O período para que os médicos do Provab confirmem a permanência no Mais Médicos será de 21 a 23 de janeiro
FONTE JORNAL O POVO


Ação policial desarticula uma das principais organizações criminosas do Nordeste


Uma operação integrada das Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou na desarticulação de uma das principais organizações criminosas, responsável por ataques a instituições financeiras em todo o Nordeste.
   
O grupo foi preso na madrugada desta quinta-feira (15), após uma tentativa frustrada de assalto a um comboio formado por três carros-fortes que seguiam, no final da tarde de ontem (14), dos municípios de São João de Jaguaribe e Russas com destino a Fortaleza. O bando interceptou o comboio na altura do quilômetro 125 da BR-116. Os vigilantes reagiram e trocaram tiros com os assaltantes. 
A Polícia foi acionada, o grupo desistiu do assalto e empreendeu fuga. Eles acabaram abandonando os dois veículos - um Corolla e uma Hilux - utilizados na ação, roubando em seguida um novo carro. Já na altura do quilômetro 146 da BR-116, eles foram interceptados por policiais militares do Comando Tático Rural (Cotar) e iniciaram um novo tiroteio. 

O grupo, então, invadiu uma fazenda da região e fez três pessoas de reféns. A Polícia passou a negociar a rendição dos criminosos que, na madrugada de hoje, se entregaram. Os reféns foram libertados sem ferimentos. 


Prisão de assaltantes

Foram presos: Antônio Ricardo Germano de Lima (29), vulgo “Ricardo da Vila Rica”, que já responde por roubo; Elineudo Oliveira Silva (41), o “Neudo Pipoca”, preso pela Polícia Federal (PF) em 2010; além de Paulo Sérgio de Oliveira (31), que tem antecedente criminal por lesão corporal; e Ângelo Marcio Rodrigues (36), sem antecedentes. Esses dois últimos estavam lesionados e foram encaminhados para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde permanecem sob escolta policial.

Apreensão de arsenal

Com eles, a Polícia apreendeu três fuzis modelo AK 47, dois de origem egípcia e um americano, além de outros dois fuzis de calibre 556, também de origem americana; uma espingarda, tipo socadeira, calibre 28; três pistolas calibre ponto 40; 17 carregadores de fuzil; cinco carregadores de pistola; 473 munições intactas - sendo 196 de calibre 556, 145 de calibre 762, 64 de calibre nove milímetros e 64 de calibre ponto 40; balaclava; pólvora e centenas de estojos de munição deflagradas.

Já na manhã de hoje, a Polícia encontrou o quinto membro do grupo, envolvido na ação. Trata-se de Raimundo Nonato Rodrigues da Silva, (32), o “Raimundo da Vertente”, que possui antecedente criminal por roubo. 

Grupo dos Pipocas”

Os presos foram autuados em flagrante na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) por roubo, tentativa de roubo, cárcere privado, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso proibido e por organização criminosa. Segundo o Delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, o bando conhecido como “Grupo dos Pipocas” é especializado em ataques a agências bancárias e carros-fortes e atua em todo o Nordeste, principalmente no Ceará e no Rio Grande do Norte. O Delegado ressaltou outra investigação contra o grupo que está em andamento na especializada. “Aqui na DRF, eles são investigados também pelo assalto a um carro-forte da empresa Brinks, no ano de 2011”, informou.


Fobte: SSPDS.

CEARÁ NEWS IMAGENS ERIVANDO LIMA








Interessados em ingressos para Olimpíadas 2016 já podem se cadastrar

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos divulgou hoje (15), em coletiva de imprensa, o programa de venda de ingressos para os eventos esportivos de 2016, no Rio de Janeiro. Os interessados podem se cadastrar a partir de hoje (15) pelo site para receber as informações sobre os jogos. Setenta por cento dos bilhetes estão reservados para compradores residentes no Brasil e os 30% restantes serão vendidos para não residentes. No total serão disponibilizados 7,5 milhões de ingressos e, de acordo com o comitê, 3,8 milhões vão custar no máximo, R$ 70.

O cadastramento vai até fevereiro e é a primeira etapa do programa, que terá mais três fases. Em março, começa a segunda fase: os interessados já cadastrados indicam, no Portal de Ingressos, os esportes, as sessões, a quantidade de ingressos e os setores que desejam comprar. A partir daí, serão realizados dois sorteios: o resultado do primeiro sairá em junho e o do segundo, em agosto. De acordo com as regras, só participam do segundo sorteio quem fez o pedido no primeiro.

A terceira fase será a venda online, que ocorrerá em outubro; e a quarta e última etapa é a venda direta aos interessados nas bilheterias e ocorrerá somente em junho de 2016. Quem não mora no Brasil poderá comprar de revendedores autorizados. A lista dos revendedores será divulgada pelo comitê em março.

Na avaliação do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, cerca de 60% dos ingressos serão transferidos aos interessados que forem sorteados na segunda fase da comercialização. “Estimamos que cerca de 60% dos bilhetes serão vendidos nessa fase, portanto os brasileiros que quiserem garantir um ingresso devem participar dessa etapa para ter mais chances”, disse.

Os preços dos ingressos variam entre R$ 40 e R$ 4.600 – que é o valor da entrada para a cerimônia de abertura das Olimpíadas, no dia 5 de agosto de 2016. De acordo com o comitê, 51% dos ingressos  custarão até R$ 70; 81% têm preços abaixo de R$ 300 e 3% do total ficam acima de R$ 600.

Para se habilitar à compra dos ingressos e se cadastrar no site, é preciso ter mais de 18 anos, além de CPF e endereço fixo no Brasil. Para o pagamento são aceitos cartões com a bandeira Visa, além de dinheiro, para a venda nas bilheterias.

(Agência Brasil)

Fonte: Diário do Nordeste




Dupla mata taxista e passageiro a tiros em Fortaleza


Na manhã desta quinta-feira (15), duas pessoas foram mortas na Rua Mário Linhares, no bairro Sapiranga. Segundo informações da polícia, o taxista Edilson Bernardo do Nascimento, de 44 anos, e seu passageiro Mário César Gomes da Silva, de 27 anos, foram executados a tiros de pistola por dois homens, que estavam em um automóvel Gol, de cor branca.

De acordo com os populares do local, Mário César não estava sozinho no banco do passageiro do veículo, ele e um amigo conhecido como ‘Guará’ teriam embarcado no táxi juntos para ir a uma entrevista de emprego no Bairro Lagoa Seca.

No momento do ataque, o colega da vítima fatal conseguiu fugir. A Polícia suspeita que o alvo dos atiradores fosse Silva. A perita Leda Queiroz afirmou que a maior parte dos disparos efetuados pelos criminosos se concentraram na altura do banco em que o passageiro estava sentado.

Conforme informações da patrulha do Ronda do Quarteirão que atendeu a ocorrência, Edilson Nascimento era cadastrado como taxista do Município de Aquiraz e era morador do bairro Sapiranga.

*Com informações do Diário do Nordeste.

Fontes: Ceará News



Detento é encontrado morto em Unidade Prisional de Itaitiga

O interno Sebastião Ismael Diógenes Cintra da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, antiga CPPLI, em Itaitinga, na Região Metropolitana, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 15. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) informou o óbito que por volta das 10h, o detento foi encontrado pelos agentes penitenciários em um dos portões do Pavilhão 2 da unidade, sem sinais aparentes de espancamento.

Natural de Jaguaribe, a 308 km de Fortaleza, Sebastião Ismael tinha envolvimento em diversos crimes de pistolagem na Região Jaguaribana. Considerado um dos pistoleiros mais perigosos do Ceará, sua prisão envolveu ação conjunta de policiais civis, lotados na Delegacia Regional de Jaguaribe, e policiais militares, lotados no Ronda do Quarteirão. Ele foi preso em janeiro de 2011 e respondia pelos crimes de homicídio, roubo, furto e tráfico.

A Delegacia de Polícia foi acionada e a Perícia Forense fará o laudo cadavérico para detectar a causa da morte.

Fonte: O Povo



Carreta de Limoeiro foi assaltada nas proximidades de Mossoró



Hoje, por volta de 2h00min, a 40 km de Mossoró, uma carreta tanque que tansportava combustível foi assaltada

fonte BLOG DO TOM







Policia prender quadrilha que tentou assaltar carro forte na BR 116

 Por  volta das 16h00, no KM 132 da BR 116, em Russas-CE, ocorreu uma tentativa de roubo aos Carro Forte: CF 275 – placa OSU 0017 e CF 279 – placa OSV 6690, da Empresa de Transporte de Valores “CORPVS”, os quais após serem atingidos por alguns disparos de arma de fogo, foram seguidos por um veículo TOYOTA CORROLA XEI 2.0 FLEX, de cor preta, ano/modelo 2011/2012, em nome de Antônio Farias de Holanda, no qual se encontravam 05(cinco) indivíduos, que passaram a efetuarem disparos em direção aos veículos da referida empresa. Nos veículos se encontravam os vigilantes: IRLANDO; DERIVAN; SEBASTIÃO; TRINDADE; LEMOS; FRANCISCO ANTONIO; VELTON; FERNANDO, que revidaram a ação dos infratores, o que fez com que os mesmos recuassem. Em seguida, já dentro dos limites da Fazenda 320, os infratores abandonaram o veículo em que trafegavam e colocaram fogo no mesmo, antes porém, no mesmo local roubaram do comerciante JADER JUNIOR DE SOUZA LEITE, nascido aos 19.08.1959, natural de Ouricuri-PE, filho de Jader Nunes Leite e Maria da Conceição de Souza, residente na Rua 02 nº 405 – COHAB 04, na cidade de Petrolina-CE, sua Caminhonete Hilux de cor prata, ano 2007, placa JQY 9987, e fugiram em direção a cidade de Russas. Alguns minutos depois, ainda na BR 116, próximo a entrada do distrito de Barracão, zona rural de Russas, houve um confronto entre a policiais do COTAR e os infratores, os quais após uma intensa troca de tiros abandonaram o veículo e fugiram se embrenhando na mata. Passadas algumas horas, depois de um novo confronto com a Polícia, já na zona rural de Palhano, os infratores fizeram uma família de refém e se refugiaram na residência, na qual se encontravam. A casa foi cercada pela Polícia e depois de muita negociação, por volta das 23h30min, os infratores se renderam. A partir deste momento equipes do COTAR assumiram a ocorrência e conduziram os infratores e as vítimas (reféns), bem como tudo que foi apreendido em poder dos infratores: 05(cinco) fuzis; 02(duas) pistolas; 01(uma) espingarda calibre 36; várias munições; e explosivos

(demais dados não informados) para a cidade de Fortaleza. Participaram da operação equipes do COTAR; COTAM; GATE; CIOPAER; COIN; CCPI SUL; FTA; RONDA DO QUARTEIRÃO; POG PRF e policiais das cidades circunvizinhas. Toda operação foi coordenada pelos Coronéis: JÚLIO – CMT DO CCPI NORTE e SOARES – CMT DO CCPE. Vale salientar que 02(dois) dos infratores identificados como: ÂNGELO MARCIO RODRIGUES, nascido aos 16.10.1978, natural de Quixadá, filho de Maria Zenilda Azevedo Rodrigues, que responde a procedimentos na justiça pela prática de roubo, e PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA, nascido aos 26.01.1983, natural de Quixadá, filho de Francisca Nete de Oliveira, foram lesionados a bala na altura do abdome e depois de receberem atendimento médico foram conduzidos para Fortaleza.


Redação e Imagens Erivando Lima Repórter 



















 ULTIMAS IMAGENS DO ASSALTANTES SÃO DO PLANTÃO POLICIAL DO CEARÁ