-->

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

TSE rejeita envio da Força Nacional para o Rio na campanha eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira (4) enviar a Força Nacional para reforçar a segurança da campanha eleitoral no estado do Rio de Janeiro. O pedido havia sido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio, que argumentou que o estado contou nas três últimas eleições com o apoio de forças nacionais e que, por isso, considerava pertinente o seu emprego mais uma vez. Será, então, a primeira vez em seis anos que o Rio não contará com esse auxílio.
Ao rejeitar a solicitação, o relator do caso, ministro Henrique Neves, disse que a Secretaria de Segurança do RJ informou que o reforço não era necessário.
“Se pediam forças federais de agora até o dia das eleições, e as forças federais são para o dia das eleições. Claro que, se forem identificadas dificuldades, poderão ser adotadas as medidas necessárias”, disse o ministro.
Segundo ele, a Secretaria de Segurança reconheceu que foi verificada na cidade do Rio a “cobrança” por grupos criminosos para que candidatos possam realizar cobrança em algumas localidades. No entanto, o governo do Rio disse ao TSE que as forças estaduais têm capacidade de controlar a situação, sem apoio da Força Nacional.
A Secretaria de Segurança informou ainda à Justiça Eleitoral, conforme Henrique Neves, não ter verificado dificuldades nas campanhas no interior do estado nem nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). De acordo como ministro, para autorizar o TSE autorizar o envio de tropas, é necessária a concordânciado governo do Rio.
Pedido após decisão unânime
Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recorreu ao TSE para que a Força Nacional de Segurança reforce a segurança durante as eleições de outubro do Rio no último dia 27. A decisão foi unânime entre os desembargadores, que acompanharam o voto do presidente da Corte, Bernardo Garcez.
Na ocasião, o presidente do Tribunal destacou que o governador Luiz Fernando Pezão se manifestou ao órgão informando que cabe à Secretaria de Segurança definir as políticas de segurança do estado e que a pasta não vê necessidade deste reforço nas eleições. Garcez argumentou, no entanto, que uma jurisprudência do TSE prevê que, se julgar necessário, o TRE tem autonomia para requerer a atuação das forças federais sem precisar seguir o posicionamento do chefe do estado. 
Fonte: G1


Corpo foi encontrado em Palhano


Hoje, dia 04/09, por volta de 13h50min, na estrada que liga Palhano à Jaguaruana, na localidade de Córrego da Salsa, foi encontrado o corpo de um rapaz sem documentação, com um tiro na nuca e um tiro no queixo.

O rabecão foi acionado pela polícia e levou o corpo ao IML de Quixeramobim.

Fonte: Blog do Tom Gurgel




Voluntário pede ajuda na comunidade para comprar carro de mão para fazer a limpeza do cemitério



Já não basta às constantes campanhas que já foram feitas em escolas do município de Russas para a compra de equipamentos. O exemplo mais recente foi o chá de cerâmica que foi elaborado para uma escola no bairro do Planalto na cidade russana. A vez agora é do Campo Santo (cemitério) na comunidade de Jardim de São José, um senhor morador daquela comunidade conhecido por Valderir que faz um trabalho voluntariamente para manter o cemitério limpo, pois no Campo Santo não existe vigilante, zelador, e coveiro. Na semana passada para se fazer um sepultamento tiveram que chamar um coveiro na cidade de Quixeré. E o senhor Valderir vendo toda essa situação se prontificou a fazer um trabalho de limpeza todos os dias, mas para isso necessita de um carro de mão.




Valderir é um cidadão pobre e humilde que está pedindo ajuda aos moradores para juntar dinheiro para comprar esse equipamento para poder fazer o seu trabalho no cemitério daquela comunidade. Pelo menos na parte interna, pois do lado de fora é visível a gente ver o mato tomando conta do espaço.




ERIVANDO LIMA REPÓRTER






Em Fortaleza, Dilma mantém silêncio sobre apoio a Camilo Santana

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, não respondeu, durante entrevista coletiva à imprensa, questionamentos de jornalistas sobre apoio dela à candidatura de Camilo Santana (PT) aoGoverno do Estado do Ceará.
Dilma foi perguntada se pediria votos para o petista em solo cearense, mas manteve o silêncio e entrou em outro assunto.
A candidata à reeleição gravou programas eleitorais na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e visitou um residencial no bairro José Walter, que foi construído por meio do programa Minha Casa Minha Vida.
Mais cedo, em entrevista ao Blog Política, do Diário do Nordeste, Camilo Santana, que não esteve junto da candidata durante rápida PASSAGEM no Estado, disse que não seria 'empecilho' para a Dilma em solo cearense.
O meu desejo é a eleição dela e isso está acima de qualquer questão local”, afirmou o candidato. Ontem, ele negou haver constrangimento em razão da ausência dele na agenda da presidente, durante a realização de uma carreata em Messejana.
Mais informações em instantes
Fontes: Diário do Nordeste


STF decide regras para ações que cobram benefícios do INSS na Justiça


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (3) as regras de transição sobre a tramitação das ações que cobram benefícios do InstitutoNacional do SEGURO Social (INSS) na Justiça. Na semana passada, o plenário da Corte entendeu que é preciso requerer benefícios previdenciários previamente, pela via administrativa, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para poder questioná-los na Justiça.


De acordo com as regras definidas pelos ministros, nas ações que tramitam em juizados itinerantes, a falta do requerimento administrativo não prejudicará o andamento das ações. Nos processos em que a Previdência Social apresentou o mérito da contestação, o prosseguimento das ações fica garantido. Nos demais casos, os processos serão paralisados e os autores das ações judiciais deverão ser intimados pelo INSS a protocolarem requerimento administrativo no prazo de 30 dias. Após o pedido, o órgão terá 90 dias para responder à solicitação de pagamento de benefício.


Na semana passada, por maioria de votos, os ministros aceitaram recurso do INSS para evitar que o segurado questione os pagamentos diretamente no Judiciário, sem solicitá-los à Previdência Social.  A decisão terá impacto em mais de 9 mil processos que estão parados em todo o Judiciário e aguardam decisão do Supremo.


O caso chegou ao STF por meio de um recurso impetrado pelo INSS contra decisão da Justiça Federal do Distrito Federal, que considerou desnecessário o pedido administrativo prévio como requisito para questioná-lo no Judiciário.


Fonte: Agência Brasil.




Delegados da região se reúnem em Russas



Aconteceu na tarde de hoje quinta-feira, 04 de setembro de 2014, na DRPC (Delegacia Regional de Policia Civil em Russas) uma reunião com vários delegados de policia civil do vale do Jaguaribe. Reunião essa que foi comandada pelo departamento de policia do interior (CPI). A pauta da reunião foi pedida aos delegados mais empenho, mais rigor em seus trabalhos a frente das delegacias.





Jardim De São José ganha redutor de velocidade



A comunidade do Jardim de São José após sete meses de lutas, ou seja, de reuniões, de cobranças e de muito apelo até que enfim o DENITI começa a instalar o redutor de velocidade tão sonhado pela aquela comunidade. O equipamento está sendo colocado no KM 172 da BR 116, local onde já aconteceram vários acidentes. Depois de reuniões com representantes do DENITI, a comunidade do Jardim e representante da PRF inspetor Alison Mesquita o equipamento havia sido prometido no dia sete de fevereiro em uma das reuniões pelo senhor Benedito Torquato coordenador do DENITI em Russas, mas somente agora o aparelho está chegando. Fato esse muito comemorado pela comunidade, pois sabe que a partir de agora irá diminuir o número de acidentes no local.



Vale salientar que não há participação de político nenhum nesse trabalho. Quero aqui ressaltar o trabalho da comunidade que é liderada pelo Sibério e Alan na parceria com Alison Mesquita inspetor da PRF.


ERIVANDO LIMA REPÓRTER



Pedido do prefeito Weber foi rejeitado pela justiça














Ofertas de Emprego

NOTA AO PÚBLICO

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

SINE/IDT informa que dispõe de vagas de emprego nas seguintes ocupações:

Alimentador de Linha de Produção
Carpinteiro de Obras
Coordenador de Eventos
Cuidador de Idosos
Eletricista de Instalações (edifícios)
Ferreiro Armador
Gerente de Produção
Mecânico de Motos
Mecânico de Refrigeração
Motorista Entregador
Operador de Máquina de Bordar
Promotor de Vendas
Técnico Mecânico
Vendedor Interno
Vendedor Pracista
Vigilante

Para verificar estas e outras oportunidades, os interessados devem se dirigir à Unidade de Atendimento do SINE/IDT, situada à Av. Cel. Araújo Lima, 1458-A, Centro, Russas – CE, levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.



Pesquisa aponta Dilma e Tasso com vantagens

Segundo o Ibope, nesta segunda pesquisa feita para a Televisão Verdes Mares, a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 56% das intenções de voto entre os eleitores do Estado do Ceará. Em segundo patamar aparece Marina Silva (PSB) com 25% das menções. O candidato do PSDB, Aécio Neves é mencionado por 5% dos entrevistados. A proporção de intenções de voto em branco ou nulo é de 4% das respostas e a de indecisos é de 6%.
Os candidatos Luciana Genro, Pastor Everaldo e Eduardo Jorge conseguiram apenas um ponto percentual cada. Os demais: Eymael, Levy Fidelix, Mauro Iasi, Rui Pimenta e Zé Maria constaram do disco apresentado aos entrevistados mas não pontuaram, diz o relatório.
Quando a pergunta é espontânea, 48% dos entrevistados declaram intenção de votar pela reeleição da presidente Dilma, enquanto 17% pretendem votar em Marina Silva. Aécio Neves recebe 3% das menções. Não sabem ou preferem não responder esta pergunta somam 26% dos eleitores cearenses. As intenções de voto em branco ou nulo totalizam 4% e os que não sabem ou preferem não opinar somam 26% das respostas.
Senado
Tasso Jereissati (PSDB) se mantém na liderança com 55% das intenções de voto para o Senado, mesmo tendo oscilado 3 pontos percentuais para menos em relação à última pesquisa feita na penúltima semana de julho. Em segundo lugar aparece Mauro Filho (PROS) com 21% das respostas, registrando um crescimento em relação à pesquisa anterior de 7 pontos percentuais. Os demais candidatos obtêm até 4% das menções a Rachel Dias, e 3% a Geovana Cartaxo. A intenção de votar em branco ou nulo correspondem a 7% e indecisos chega a 10%.
Na pergunta espontânea, a maioria do eleitorado cearense (63%) não sabe dizer em quem votaria para o Senado, 17 pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior. O tucano tem 22% das intenções de voto (na rodada anterior tinha 8%), enquanto o candidato do PROS obtém 7% (contra 1% na última pesquisa). Mauro cresceu 6 pontos percentuais.
Neste ano, como a renovação no Senado da República é de apenas um terço da sua composição, ou seja, serão eleitos apenas 27 senadores, cada Estado e o Distrito Federal elegerá apenas um representante. Diferentemente da disputa pelo Governo do Estado, ganha a vaga aquele que tiver mais voto que o adversário. Não há segundo turno. No pleito passado foram eleitos dois senadores: Eunício Oliveira e José Pimentel.
A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral (veja matéria na página 9). Foram entrevistados 1.204 eleitores com o objetivo de "levantar um conjunto de informações sobre o clima de opinião em relação às eleições no Ceará", diz o relatório do Ibope.
O modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em 3 estágios. Foram ouvidos 565 eleitores do sexo masculino e 639 do sexo feminino, com idade que variaram entre 16 e 65 anos e mais, com diversos graus de instrução. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Fonte: Diário do Nordeste






Cid Gomes usa redes sociais para provocar Eunício Oliveira


O governador Cid Gomes (PROS) alfinetou, hoje (04), através de redes sociais, o peemedebista Eunício Oliveira (PMDB), sugerindo que, para o governador, a disputa eleitoral começou agora, em setembro. A provocação de Cid a Eunício seria motivada pela redução da larga vantagem que o senador vinha apresentando nas pesquisas de intenções de voto até agosto sobre Camilo Santana(PT).

Até o mês passado, Eunício detinha 47% das intenções devotos, enquanto o petista marcava apenas 19%. No entanto, a confortável vantagem de 28 pontos percentuais caiu para 10, de acordo com o DATAFOLHA (Eunício 42%, Camilo 31%), e para 8, segundo o Ibope (Eunício 43%, Camilo 34%).
Durante o último mês, ambas as chapas voltaram-se para o interior do Ceará. Enquanto a chapa de Eunício apresentou diversas adesões de prefeitos ao palanque, o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes (PROS),principal articulador da campanha do petista, reuniu-se com lideranças regionais e, ao que parece, conseguiu alavancar seu candidato.

Ciro e a burra grande
Eu ‘tou’ dizendo: em quinze dias, o senhor volta a falar comigo, que, se as pesquisas não tiverem mudado, o senhor pode me cobrar uma burra das grandes”, desafiou Ciro Gomes ao radialista Douglas Lima, no dia 19 de agosto.
A situação de Camilo ainda não mudou, Eunício segue na liderança e mantém uma vantagem a ser considera, porém as novas pesquisas trouxeram Camilo à disputa novamente e afasta uma possível decisão já no primeiro turno. Uma burra grande pode até ser que não, mas Ciro ficou devendo, pelo menos, um burrinho para o radialista.

Fonte: Ceará News


Homicídio à bala em Limoeiro


Hoje, dia 04/09, por volta de 7h30min, no Sítio Malhada, Limoeiro do Norte-CE, foi executado à bala o Sr. Raimundo Nonato de Sousa, 52 anos. 

Fonte: Blog do Tom











Ibope/TV Verdes Mares aponta Eunício Oliveira com 42% e Camilo Santana 34%


Pesquisa Ibope contratada pela TV VerdesMares mostra o candidato do PMDB ao Governo do Estado, Eunício Oliveira, com 42% das intenções de voto. Camilo Santana (PT) aparece em seguida com 34%. Eliane Novaes (PSB) tem 4% e Ailton Lopes (PSOL), 2%.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:- Eunício Oliveira (PMDB) - 42%

  • Camilo Santana (PT) - 34%
  • Eliane Novais (PSB) - 4%
  • Ailton Lopes (Psol) - 2%
  • Brancos e Nulos - 8%
  • Não sabem - 10%
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 61 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número 020/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 512/2014.
  • Ceara news