-->

sábado, 4 de agosto de 2018

Pleito presidencial já tem sete candidatos


INFO

Fim de semana será movimentado pelas convenções nacionais que vão oficializar novos postulantes

Brasília. Na reta final das convenções nacionais, os partidos já confirmaram sete candidatos a presidente da República, e mais sete nomes devem ser aprovados neste fim de semana.

> Marta recusa ser vice e deixa MDB 
> PT e PCdoB não chegam a acordo para Manuela ser vice 
> Bolsonaro sinaliza ‘príncipe’ em chapa
A escolha dos candidatos à vice ainda desafia as principais legendas: até sexta, cinco chapas estavam completas. O PSOL e o PSTU formalizaram tanto os candidatos a presidente como a vice. A Rede, o PSDB e o Podemos escolheram os nomes para os dois cargos, mas realizam convenção nacional neste sábado para oficializar a decisão.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB, anunciou que terá como companheira de chapa a senadora Ana Amélia (PP-RS).

A definição da chapa do Podemos tirou da disputa presidencial o economista Paulo Rabello de Castro (PSC), que já havia sido aprovado na convenção nacional, no dia 20 de julho. No início desta semana, a cúpula dos dois partidos fechou uma aliança, e Rabello será o candidato a vice do senador Alvaro Dias.

A Rede acertou uma coligação com o PV. A candidata Marina Silva terá como vice o ex-deputado Eduardo Jorge, que disputou a eleição de 2014. O presidente do PV, José Luiz Penna, disse que a prioridade do partido é eleger deputados federais.

O PSOL e o PSTU saíram das convenções nacionais com a chapa completa. O PSOL vai disputar a eleição presidencial com Guilherme Boulos e Sonia Guajajara, em uma aliança com o PCB.

Já o PSTU lançou uma chapa puro-sangue: Vera Lúcia e Hertz Dias. O MDB confirmou, na quinta, a candidatura de Henrique Meirelles, sem definir o vice.

Na última quarta, o PCdoB aprovou a candidatura de Manuela D'Ávila. O PT se reunirá em São Paulo, neste sábado. A tendência é que o partido formalize a candidatura de Lula, preso desde o dia 8 de abril.

Lula

Caberá ao Poder Judiciário decidir se Lula poderá concorrer. O julgamento deverá ocorrer antes do dia 15, prazo final para o pedido de registro das candidaturas no TSE.

Para sábado está marcada também a convenção do Novo, que deve formalizar a candidatura de João Amoêdo. O Patriota também se reúne no mesmo dia, e prevalece o nome do deputado federal Cabo Daciolo (RJ).

O PSB, o PRTB e o PPL realizam convenção neste domingo, mas só o último deve lançar candidato - João Vicente Goulart. O PRTB, por sua vez, deve abrir mão da candidatura de Levy Fidélix e apoiar Jair Bolsonaro.

Red; DN