-->

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Organização criminosa interestadual formada por mulheres é desarticulada

Apreensão foi divulgada durante coletiva que divulgou o balaço das operações desta semana

Uma organização criminosa com ação interestadual formada por mulheres foi desarticulada pela Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). As prisões foram realizadas na última terça-feira, 16, no Pacheco, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) e no bairro Bonsucesso, em Fortaleza.  

De acordo com a adjunta da DCTD, delegada Patrícia Bezerra, o grupo era investigado há algumas semanas e despertou a curiosidade da Polícia por ser formado apenas por mulheres. Foram presas Maria Rafaela da Silva Alexandre, 27, e Vanessa Neres Bezerra, 28. 

 "A diferença é que em operações passadas, elas entravam no crime por causa de um companheiro, de um pai ou um filho, mas nesse caso específico, a gente verificou que nenhuma tem vínculo ou laço amoroso ou parentesco com um homem. A chefe da organização, a correria, a guarda-drogas. Todas são mulheres que foram para o mundo do tráfico sozinhas, por elas mesmas", relatou.

 Conforme a delegada, após investigações a Polícia descobriu como funcionava a logística da organização. Uma das pessoas era Maria Rafaela da Silva Alexandre, moradora do Pacheco. "Ela recebia a droga de outro estado, provavelmente do Rio Grande do Norte, de 15 em 15 dias a droga chegava no Pacheco", relatou 

Duas outras mulheres buscavam a droga e levavam para Fortaleza. As suspeitas foram identificadas e tiveram os endereços levantados pela equipe da delegacia especializada. De acordo com Patrícia, os policiais realizavam uma campana no dia 16 de agosto na casa da Vanessa, quando se depararam com a mulher entrando em um automóvel com uma bolsa. 

"O homem que a levava era um táxi amigo que havia sido chamado pela central de táxi. Ele acreditava que a levava para um hospital, pois a mulher estava grávida. Na busca, os policiais encontraram um pacote com 50 gramas de cocaína. Ao retornar para a casa dela encontraram dois sacos da droga em baixo do fogão e mais no quarto", relatou a delegada. 

Os policiais foram até o endereço da Rafaela, que confessou o crime. Na residência dela a Polícia encontrou 30 gramas de cocaína. "Inicialmente ela disse que era usuária, mas depois confessou que realmente trabalha com isso. Segundo ela é para acrescentar a renda. Ela é cantora de forró", afirmou a delegada Patrícia. 

 As duas foram encaminhadas à DCTD , onde foi realizado o flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico. O Restante das mulheres está sendo investigado. A DCTD tem 30 dias para a conclusão do inquérito policial.

O Povo Online

Homem é detido por aplicar "golpe do envelope vazio"


Um homem foi preso por policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) quando tentava aplicar o golpe do ‘envelope vazio’ em uma negociação no site de anúncios OLX. O suspeito, identificado como Jarbas de Castro Leite, 29, estava na agência do Banco do Nordeste (BNB), da Avenida Bezerra de Menezes, quando recebeu voz de prisão.

Conforme o delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF, uma adolescente de 16 anos postou no site OLX o anúncio da venda de um iPhone. Na última segunda-feira (15), um homem que se identificou como Gustavo de Sousa Santos mostrou interesse no produto e fez uma oferta. A jovem conversou com o suspeito pelo aplicativo WhatsApp e pediu que ele depositasse o valor acordado.

No mesmo dia, segundo o delegado, o acusado fez o depósito com um envelope vazio em uma máquina de autoatendimento e enviou foto do comprovante para a vendedora indicando um crédito ainda não compensado de R$ 500,00. A dona do celular acreditou que o dinheiro estava na conta dela e entregou o celular a um mototaxista. No dia seguinte, ao consultar o saldo, a adolescente percebeu que havia caído em um golpe. 

O titular da DDF explicou que a mãe da adolescente também havia anunciado um celular da marca Motorola no site de anúncios. Na última quarta-feira (17), o suspeito Jarbas de Castro, utilizando o mesmo nome falso de Gustavo Santos, entrou em contato com a mulher. 

“Ao perceber que o homem usou o mesmo nome da pessoa que havia enganado a filha, ela nos procurou e denunciou a tentativa de um novo golpe”, revelou o delegado Jaime Linhares. Na tarde de quinta-feira (18), o suspeito disse que iria fazer o pagamento. “Já tínhamos uma investigação prévia e quando os policiais chegaram na agência onde ele havia feito o depósito do primeiro golpe, na Avenida Bezerra de Menezes, encontraram o homem e o prenderam”, disse o titular da DDF. 

Feiras

Conforme a Polícia, Jarbas confessou que costuma dar esse tipo de golpe e revende os produtos adquiridos mediante fraude em feiras no Centro da Cidade. Ele foi autuado por tentativa de estelionato. “Todos os dias temos pessoas denunciando golpes que sofreram em anúncios nesse site, sejam como compradores ou vendedores. É preciso ter muito cuidado na hora desse tipo de negociação. A pessoa só deve entregar o produto quando confirmar que o dinheiro está na conta. No caso de quem está comprando, desconfie de valores muito inferiores aos de mercado e também de cobranças de taxas de seguro ou de transporte, como vem ocorrendo com frequência com pessoas que foram vítimas na tentativa de comprar veículos. 

Diário do Nordeste

Eleitores do município de Jati elegem bode como candidato a prefeito


Em Jati (Região do Cariri), parte dos eleitores encontraram uma forma irreverente de protestar contra a possível reeleição da prefeita Neta (PDT). Depois de ter a candidatura rejeitada pelo cartório eleitoral, o grupo de oposição escolheu um animal – o “Bode 90”, como forme de se manifestar contra a atual administração.

Dr. Jarbas, médico que atende pelo “Programa Mais Médico” do Governo Federal, não se desincompatibilizou em tempo hábil, deixando a oposição sem opção.

“Resolvemos então não apresentar outro candidato, pois temos um compromisso, um programa da oposição. No momento do registro, optamos em ficar de fora”, disse o professor universitário Kael Rocha, que faz questão de frisar que em Jati a única candidatura não é unanimidade no município.

Ele visa que “O Bode 90”, que circula na garupa de uma motocicleta pela cidade, será instrumento de protesto.

Com Blog Flavio PintoNews

Vídeo flagra cuidadora maltratando jovem com paralisia cerebral Ubajara-CE


A Delegacia Regional de Tianguá (4ª Região) da Polícia Civil instaurou inquérito para investigar agressões cometidas por uma cuidadora de 22 anos a um adolescente de 17 anos que sofre de paralisia cerebral. O caso ocorreu no município de Ubajara, a 300 km de Fortaleza.

As agressões foram filmadas por câmeras instaladas na casa da vítima no início deste mês, após o jovem apresentar um comportamento nervoso, principalmente quando estava próximo da cuidadora. Além disso, o adolescente apresentava hematomas pelo corpo, o que fez parte da família desconfiar, há cerca de um ano, que ele estava sofrendo maus-tratos.

O jovem mora em uma residência com os avós, que também têm a saúde debilitada e não acreditaram na suspeita de outros familiares, conforme um parente revelou à reportagem. Aproveitando-se de uma viagem que o casal de idosos fez, os outros familiares instalaram as câmeras na casa e confirmaram a suspeita das agressões.

Em trecho da filmagem enviado por um amigo da família da vítima para o jornal Diário do Nordeste, através da ferramenta VCRepórter, no aplicativo WhatsApp, é possível perceber a cuidadora machucando o adolescente de diversas formas: empurrando, puxando, batendo, colocando todo o seu corpo em cima da vítima e tentando sufocá-la.

As imagens da agressão circularam pela Internet e revoltaram muitos moradores da região. Ao assistir as cenas de violência, a família do garoto disse ter ficado indignada. "Eu estava no meu trabalho quando vi as imagens e fiquei totalmente em pânico, todo me tremendo. Nunca esperava isso dela (da cuidadora). Corri atrás dos meus familiares mais próximos e fomos direto à Delegacia", relatou o parente.

A família disse que tinha confiança na mulher, que já trabalhava na casa desde 2012, quando foi contratada por ter experiência em cuidar de idosos e crianças - entretanto, nunca tinha cuidado de pessoas com deficiências físicas.

Depoimento

Com posse dessas imagens, a Polícia instaurou inquérito para apurar o caso. A cuidadora foi intimada e, de acordo com a Polícia, confessou a autoria das agressões. No depoimento, a mulher alegou que sofria perseguição dos patrões e descontava propositalmente na criança.

Apesar de confessar a violência, a cuidadora afirmou que está arrependida e que tem afeto pelo rapaz. O delegado da 4ª Região, Miguel Sales, definiu o comportamento da mulher como "frio, sem emoção".

De acordo com Sales, uma semana antes de a família ter acesso ao conteúdo filmado pelas câmeras, a cuidadora pediu demissão do trabalho doméstico. Sales classificou a atitude da mulher como "tortura". "Tortura mesmo, porque ela sufocava a vítima com pano, colocava o peso todo dela em cima do menino, batia". O delegado explicou que as imagens passarão por análise nos próximos dias e, em seguida, deve concluir o inquérito e enviar à Comarca de Ubajara.


Parentes da vítima também prestaram depoimento ao delegado Miguel Sales. "O meu sentimento é que a Justiça seja feita e que essa mulher acabe presa. Não existe justificativa para tantos maus-tratos", completou o familiar emocionado.

G1/CE

Greve dos funcionários da BR Distribuidora deixa postos sem combustível no Ceará


Iniciada oficialmente na última segunda-feira (15), a greve nacional da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras que transporta os combustíveis para os postos que possuem a bandeira da estatal, tem afetado vários estabelecimentos do Ceará, que já estão enfrentando sérios problemas com seus respectivos estoques. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sindipostos-CE), cerca de 10 postos da Capital e Interior já estão totalmente sem combustível.

Conforme o presidente do Sindipostos-CE, Antônio Machado, a distribuição de combustível no Ceará foi cessada por completo na terça-feira (16). "Na madrugada, entre às 2h e 8h, alguns postos ainda receberam o produto, mas logo o fornecimento acabou. Quem não tinha estoque, ficou sem combustível", conta.

Programada para durar cinco dias, a paralisação dos funcionários da BR distribuidora está prevista para ter um fim hoje, mas, segundo Antônio Machado, a situação só deve ser inteiramente normalizada na próxima segunda-feira (22). "Até hoje (ontem), já são três dias sem abastecimento. Isso acaba prejudicando, principalmente, as cidades do Interior. Em alguns municípios, só existe um único posto. Se ele for bandeira BR e estiver sem combustível, por exemplo, aquele município estará completamente desabastecido", alerta o presidente do Sindipostos-CE.

Somente a Região Metropolitana de Fortaleza conta com 181 postos com bandeira BR, informa Machado. Com a greve, todos eles estão sendo afetados de alguma forma. "Alguns ficam sem gasolina, outros sem diesel, e há até quem fique sem nenhum tipo de combustível", destaca. A rede Petrobras, diz o presidente, é a que possui mais estabelecimentos em todo o Ceará.

Prejuízo

Além de prejudicar os consumidores, que correm o risco de não encontrar combustível para abastecer seus veículos, a greve da BR Distribuidora prejudica vários donos de postos no Ceará. "A cada três dias sem combustível, o prejuízo já é da ordem de 10%", informa Antônio Machado. Segundo ele, o setor já está preocupado com um paralisação em setembro, já sinalizada pela subsidiária da Petrobras.

"Estamos em constante contato com a Petrobras e ANP (Agência Nacional do Petróleo) para minimizar as possibilidades de uma nova paralisação", diz.

Protesto


A greve nacional é um protesto contra a decisão da estatal de vender parte da subsidiária. No modelo de venda da BR, haverá uma estrutura societária que envolverá as classes de ações ordinárias e preferenciais, de forma que a Petrobras permaneça majoritária, mas com participação de 49% no capital votante. Os funcionários entendem que está havendo uma privatização.

Diário do Nordeste

Moto CG 125 com queixa de roubo é encontrada abandonada na Timbaúba em Russas


Uma moto com queixa de roubo foi encontrada abandonada na localidade do Sítio Timbaúba do Simplício, zona rural de Russas.

A motocicleta Honda CG 125, cor branca, ano 1983, placa HVK-8845, foi encontrada próximo ao portão do Zé Carlos. O veículo estava com registro de roubo ocorrido na localidade de Boqueirão, zona rural de Quixeré.

Os PM's apreenderam a motocicleta e apresentaram na DRPC de Russas, para os procedimentos cabíveis. 

Com Informações do 1ºBPM

Homem é assassinado no interior de prédio abandonado em Jaguaruana


Um homem de 26 anos foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira (18), no centro de Jaguaruana.

José Francisco de Oliveira Neto, natural de Jaguaruana, se encontrava no interior de um prédio em construção, na travessa João de Abreu, por trás da antiga AABB, quando por volta das 08h00, dois homens trajando jaquetas e capacetes pretos, trafegando em uma motocicleta Honda NXR BROS, cor branca, e vermelho, sendo o garupeiro armado com uma arma de fogo, adentrou no prédio e efetuou vários disparos contra na cabeça da vítima e em seguida fugiram na motocicleta tomando rumo ignorado. Os PM's estão em diligencias no intuito de identificar e prender os autores do crime. 

Com Informações do 1ºBPM