-->

sexta-feira, 8 de março de 2024

Morre, Dona Mundinha Benício, ex-diretora da Escola Assis Bezerra, aos 100 anos de idade

 


Dona Mundinha Viana Benício faz parte, com brilhantismo, da história de Quixeramobim.

07/03/2024 às 22h36
Por: RedaçãoFonte: Colaboração do Ítalo Câmara
Compartilhe:
Foto: Arquivo de Família
Foto: Arquivo de Família

Dona Mundinha, nasceu no distrito de Cauípe, Município de Caucaia-CE, aos 14 dias de novembro de 1923, e aí viveu sua infância e parte da adolescência, sendo a terceira filha de uma família de quatorze irmãos, criados nos moldes familiares e cristãos daquela época.

Casou-se no dia 31 de maio de 1946 em Fortaleza/CE com Harding Paulo Benício Neto, com quem teve dois filhos Harding Júnior e Ana Katya.

Estudou na Escola Normal Justiniano de Serpa, onde diplomou-se professora, fazendo depois Licenciatura plena em Pedagogia, especializando-se em Administração Escolar pela UECE.

Em 1956 foi nomeada professora, assumindo na escola Assis Bezerra. Em 1963 assumiu o cargo de Diretora da referida escola, permanecendo por dezoito anos no cargo de gestão.

Em 1980 recebeu o título de cidadã Quixeramobinense, mas devido à perda de seu filho, somente ocorreu a homenagem em 1984. Ficou muito grata pela homenagem pois sempre considerou Quixeramobim a sua terra natal.

Um fato de destaque em sua vida, quando morou em Quixeramobim, foi a gravação do filme Dora, Doralina, do qual o seu filho era fotografo, e recebeu em sua residência atores famosos como Vera Fischer e Perry Sales. Dessa época guardava boas lembranças e laços de amizade com Vera, que sempre manteve contato com ela.

Em 1984, ficou e viúva e decidiu morar em Fortaleza. Trabalhou como professora do estado por 36 anos, sendo diretora escolar durante 28 anos, aposentou-se aos 70 anos sempre trabalhando em prol da educação com dedicação e carinho na profissão que escolheu.

Com vida ativa e profunda lucidez foi aluna da Universidade sem Fronteiras do Ceará durante 21 anos, e participou de diversos cursos que lhe possibilitaram uma vida autônoma e saudável.

Publicou um livro de poesia intitulado “Retalhos de uma Vida”.

Foi também sócia da Associação Brasileira dos Clubes de Melhor Idade do Ceará e do Clube filiado Idade dourada, por alguns anos, sendo várias vezes premiada com os trabalhos que apresentou.

Dona Mundinha Viana Benício faz parte, com brilhantismo, da história de Quixeramobim.

Siga nosso perfil no Instagram através do link: @saladeimprensaoficial