Entrevista com Aridiano de Oliveira diretor executivo do perímetro irrigado do Tabuleiro de Russas;
radioetvwebnativaderussas
WATSAPE; 88 9 9325 5996
Genilson Marques e Erivando Lima
-->
Entrevista com Aridiano de Oliveira diretor executivo do perímetro irrigado do Tabuleiro de Russas;
radioetvwebnativaderussas
WATSAPE; 88 9 9325 5996
Genilson Marques e Erivando Lima
Por G1 CE
Ceará vai receber mais de 17 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech em maio. — Foto: Assessoria
O Ceará vai receber na próxima segunda-feira (3) a metade inicial do primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech com 8.775 (50%) doses, de acordo com o governo do estado. Este vai ser o terceiro imunizante contra Covid-19 utilizado no estado, que já aplica CoronaVac e Oxford/Astrazeneca.
A outra metade (mais 8.775) da remessa das doses da Pfizer tem previsão de chegar ao Ceará até dia 19 de maio. A vacina será aplicada somente em Fortaleza, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), por conta da logística específica com baixas temperaturas.
O governador Camilo Santana publicou nas redes sociais, na última quarta-feira (28), sobre a chegada das vacinas do terceiro imunizante neste mês de maio.
O imunizante deverá ser disponibilizado para pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, e pode ser usado em pessoas com mais de 16 anos. Serão duas aplicações, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose.
A Secretaria informa ainda que aguarda a finalização do processo de aquisição de mais dois ultrafreezers para reforçar o armazenamento de mais quantidades de doses.
Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, comenta os pontos específicos desse imunizante. "É um tipo especial que o estado está se preparando para receber, não só no transporte mas também no armazenamento e na aplicação. São caminhões especiais para manter a temperatura negativa e o armazenamento através dos ultrafreezeres adquiridos pela Sesa que se encontram na rede de frios", explica Magda.
"A aplicação, por também ter uma especificidade, precisa de um treinamento dos vacinadores. O primeiro treinamento acontece hoje [sexta-feira]; só poderão aplicar essas vacinas aqueles que já foram treinados pela Sesa", complementa a secretária executiva.
Uma operação conjunta realizada pelas Forças de Segurança do Estado resultou na interdição de um bar que funcionava ilegalmente no município de Morada Nova. A ocorrência foi registrada nesta quinta-feira (29). O estabelecimento causava aglomerações e descumpria medidas sanitárias estabelecidas em combate ao coronavírus (Covid-19).
Equipes compostas por profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Vigilância Sanitária, receberam as informações sobre o funcionamento ilegal de um bar na região. De posse dos dados, as composições foram até o estabelecimento localizado na zona rural do município.
Ao chegarem ao bar, onde ocorriam aglomerações que descumpriam as medidas de isolamento, as equipes confirmaram o descumprimento das medidas e decretaram a interdição do espaço. De acordo com informações coletadas pelos profissionais, o bar realizava eventos que contavam com várias pessoas aglomeradas.
Os profissionais identificaram os proprietários do estabelecimento e isolaram a entrada do local. Contra os donos foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Além dos decretos estaduais que estabelecem isolamento social em combate à pandemia de coronavírus, o município de Morada Nova conta com decreto municipal mais restritivo até o próximo dia 2 de maio.
A Secretaria de Cultura e Turismo e Esporte de Russas participou do II Encontro do Sistema Estadual de Cultura do Ceará: Percursos (In)formativos para Dirigentes Municipais de Cultura, realizado pelo Governo Estadual em formato virtual.
O evento ocorreu no período de 26 a 30 de abril de 2021 e contou com a participação de prefeitos, secretários e agentes culturais do estado. O encontro debateu o desenvolvimento da Política Cultural do Estado do Ceará, junto aos sistemas municipais de cultura, além de pautas importantes como a cultura na infância, acessibilidade, expressões LGBTQIA+, patrimônio imaterial.
O Secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Frank Lourenço, participou ativamente dos debates e relatou sua experiência como gestor cultural na sociedade civil e agora a frente da pasta da cultura no município de Russas.
Na tarde desta quinta-feira (29/04), o prefeito de Russas, Sávio Gurgel e o deputado estadual Salmito Filho, anunciaram a assinatura da carta de intenções para a instalação de quatro indústrias da empresa norte-americana Amazon Rainforest Products LLC no Distrito do Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas (Distar).
A iniciativa visa a implantação de um parque industrial para a fabricação de pomadas, cremes, suplementos e produtos à base de leite de cabra em pó e de água de coco em pó, com o nome de Bluedot Indústria Farmacêutica & Biotecnologia.
As áreas a serem implantadas para a produção de insumos são: uma unidade de liofilização de água de coco para a produção de insumo para as áreas de suplementação alimentar e fármaco e uma usina para beneficiamento dos resíduos do coco, como a preparação de briquetes da casca do coco (endocarpo) e da palha (mesocarpo).
Na área fármaco, será implantada uma unidade de preparação de nutrição enteral e parenteral contendo a água de coco em pó como insumo-base e o leite de cabra.
Para o deputado Salmito, que há algum tempo vem articulando essas instalações juntamente com o prefeito Sávio Gurgel e com o apoio do governador Camilo Santana, essa é uma notícia muito boa. “Conquistamos essa carta formal de intenção desse grupo de investidores. Essa indústria necessitará de mais três outras para complementar a cadeia produtiva dos produtos que irão sair do Ceará para o mundo, principalmente para os EUA e México, tendo como fonte de matéria-prima produtos do nosso semiárido, do nosso sertão. É uma grande oportunidade de geração de emprego e renda, que serão fortalecidos de forma sustentável”, comemorou o deputado.
“Visão, vontade política e liderança, você não encontra em qualquer lugar. Nós estamos buscando parceiros e queremos crescer juntos”, afirmou o CEO da Amazon Rainforest, Edson Bem Hur Fontoura, durante o encontro virtual que fechou o acordo. Fontoura comentou sobre a cadeia produtiva no município de Russas, que já se destaca como a 3ª maior da região do Vale do Jaguaribe e a 130° do estado do Ceará.
A empresa oferecerá 234 empregos diretos nas unidades fabris e ampliará a produtividade de leite de cabra, bem como do coco verde. Segundo o deputado, a partir dos empregos criados, a empresa irá agregar valor à economia do município através da qualidade dos produtos e da tecnologia desenvolvida. Para ele, esse complexo irá estimular e fortalecer a produção tecnológica da Universidade Federal do Ceará -UFC, o polo universitário que já existe no município e também as cadeias produtivas da caprinocultura leiteira, da água de coco, da apicultura e de outras espécies da fruticultura.
“Agradeço ao deputado Salmito e à equipe que contribuiu para que pudéssemos mostrar o potencial de Russas, principalmente na área medicinal, dentre outros”, disse o prefeito Sávio Gurgel, entusiasmado com a conquista.
RUSSAS
RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO
Por volta de 13h de ontem, Policiais Militares tomaram conhecimento de que na Vila São José em Russas, havia uma motocicleta abandonada no quintal de uma residência, ao chegar no local, foi encontrada a Moto NXR 160 Bros, 2017/2018, placa PVO-2587. A referida moto havia sido roubada no dia anterior na Av. Maria Ramalho. A casa estava vazia, a motocicleta foi conduzida à Delegacia para os procedimentos legais.
RUSSAS
ROUBO A PESSOA
Por volta de 18h40min de ontem no bairro Catumbela em Russas, 01 (um) individuo em uma motocicleta vermelha, armado, praticou um roubo, levando da vítima um aparelho celular, fugindo logo em seguida.
Fonte. PM CE
Idosos com idades de 61 e 62 anos do município de Russas, recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na tarde desta sexta-feira (30). A imunização acontece a partir das 13h, para as Unidades Básicas de Saúde (UBS):
Catumbela 1 e 2; Dom Lino 1 e 2; Flores 1 e 2; Mutirão 1 e 2; Nossa Senhora de Fátima; Pitombeira; Planalto; Várzea Alegre 1 e 2; e Vila Gonçalves.
A Coordenação de Imunização informa que durante a próxima semana, as UBS da zona rural receberão a vacinação para esse público prioritário.
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' radioetvwebnativaderussas
Watsape; 88 9 9325 5996
Genilson Marques e Erivando Lima
Por G1/CE
16º lote de vacinas contra Covid-19 chega ao Ceará no Aeroporto de Fortaleza.
O Ceará recebeu o 16º lote de vacinas contra Covid-19 na tarde desta quinta-feira (29). A nova remessa traz 188.250 doses da imunizante Oxford/Astrazeneca e 3.800 da CoronaVac. As vacinas chegaram por volta de 15h30 no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
16º lote de vacinas contra a Covid-19 chega ao Ceará. — Foto: Divulgação/Governo Ceará
Municípios do estado estão enfrentando dificuldades em aplicar a segunda dose da CoronaVac devido à falta de distribuição do imunizante no estado, cenário que deve seguir com a quantidade mínima dessa vacina que chegou nesta quinta.
Novo lote de vacinas chega ao Ceará para continuidade da vacinação contra Covid-19. — Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará
Por G1/CE
16º lote de vacinas contra Covid-19 chega ao Ceará no Aeroporto de Fortaleza.
O Ceará recebeu o 16º lote de vacinas contra Covid-19 na tarde desta quinta-feira (29). A nova remessa traz 188.250 doses da imunizante Oxford/Astrazeneca e 3.800 da CoronaVac. As vacinas chegaram por volta de 15h30 no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
16º lote de vacinas contra a Covid-19 chega ao Ceará. — Foto: Divulgação/Governo Ceará
Municípios do estado estão enfrentando dificuldades em aplicar a segunda dose da CoronaVac devido à falta de distribuição do imunizante no estado, cenário que deve seguir com a quantidade mínima dessa vacina que chegou nesta quinta.
Novo lote de vacinas chega ao Ceará para continuidade da vacinação contra Covid-19. — Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará