-->

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Michel Temer anuncia liberação de contas inativas do FGTS e saques não terão limite

Cerca de 10,2 milhões de trabalhadores devem retirar o dinheiro. O prazo para o início dos saques não foi revelado

Projetos que dependem do fundo, não serão prejudicados / Foto: Divulgação 

O presidente da República, Michel Temer, informou nesta quinta-feira (22), que o governo irá liberar o saque de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativas até dezembro de 2015. A medida tem o objetivo de reaquecer a economia nacional.

De acordo com Temer, não haverá limite para o saque. Se o trabalhor quiser, poderá retirar todo o valor existente na conta. O presidente não detalhou quando o saque será liberado. A previsão é de que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores saquem o dinheiro. 

"Nós estamos flexibilizando essas exigências (para o saque do FGTS), porque o momento que vivemos na economia demanda esse tipo de ação. Portanto, estamos permitindo que os trabalhadores detentores dessas contas possam, até 31 de dezembro de 2015, dispor de recursos que, em condições normais, não estariam ao seu alcance", afirmou o presidente.

Michel Temer disse, que os saques podem chegar a R$ 30 bilhões, o que equivale a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e que os saques das contas inativas não vão prejudicar projetos que dependem do dinheiro do fundo, como o financiamento de moradias do Minha Casa, Minha Vida.

Por Layanna Vasconcelos

Com informaçõe do site: globo.com