-->

sábado, 24 de outubro de 2015

Governo do CE anuncia dispensa de licitação para perfuração de poços


Iguatu. O agravamento da seca, a escassez de água para o abastecimento humano no Interior e a perspectiva de continuidade do período de estiagem em 2016 contribuíram para que o governo do Estado autorizasse a dispensa de licitação para a construção de poços profundos que irão atender 150 municípios em situação de emergência, segundo decreto publicado ontem no Diário Oficial.

O anúncio da medida foi feito na reunião semanal do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, que acompanha os resultados das ações do governo e determina novas ações para garantir o acesso à água para as comunidades em situação mais crítica.

Representantes do Comitê estiveram ontem na sede do Palácio da Abolição, em Fortaleza, sob a coordenação do secretário-chefe do Gabinete do governador, Élcio Batista. "O decreto assinado pelo governador Camilo declara situação de emergência em 150 municípios cearenses e o governo tem feito o que é possível para atender à população neste momento em que vidas humanas estão em risco", frisou Batista. "Por isso, estamos buscando a dispensa de licitação para atender com urgência às comunidades que mais sofrem com a escassez hídrica".

Os técnicos e gestores que compõem o grupo fazem o monitoramento diário do trabalho das equipes do governo e de empresas contratadas que estão em campo no Interior perfurando poços, construindo adutoras, distribuindo água com carros-pipa, para atender às necessidade das sedes urbanas e zonas rurais.

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Antonio Amorim, assegurou a ampliação do programa de poços profundos em um novo modelo que determina que uma mesma empresa vencedora da licitação faça a perfuração e instalação do equipamento, entregando à comunidade em funcionamento. "Antes uma firma fazia a perfuração e outra instalava. Agora, se o poço for seco ou não apresentar vazão suficiente, será perfurado outro. Com isso, vamos atender as demandas de forma mais rápida e evitar que o serviço fique pela metade", completou.

Uma vez por mês o Comitê Gestor apresenta os dados para o próprio governador Camilo Santana, que acompanha de perto a situação no Semiárido cearense. A Defesa Civil do Estado também anunciou que incluirá em seu cronograma, na próxima semana, o atendimento a mais três centros urbanos com a Operação Carro-Pipa: Palmácia, Morada Nova e Acopiara.

Outras três cidades receberam atenção especial no encontro de ontem: Parambu, Alto Santo e Apuiarés. Parambu, no Sertão dos Inhamuns, que já conta com 21 poços perfurados pelo governo, terá mais 16 interligados à rede. Mais 14 serão feitos no município. A Operação Carro-Pipa já foi solicitada pela Prefeitura e, em breve, deve ser atendida pela Defesa Civil.

No município de Alto Santo, no Baixo Jaguaribe, a adutora com flutuante que já distribui água do açude local está sendo desviada para melhorar a captação. A Cagece vai iniciar a construção de uma subestação na área para ampliar o volume de água retirada. Em Apuiarés, zona norte do Estado, seis locações estão contratadas e as perfurações dos poços devem iniciar até a próxima semana.

Pela modalidade de leilão reverso, na Assembleia Legislativa, em março passado, o governo do Estado economizou R$ 4,4 milhões, ao contratar seis empresas que estão construindo sistemas simplificados de abastecimento de água. Em julho, o governador comandou outro leilão reverso, em Quixeramobim, em que foi contratada a construção dos equipamentos para garantir o abastecimento das sedes municipais de Quixeramobim, Ibicuitinga, Independência e Arneiroz, beneficiando cerca de 104 mil pessoas. Os recursos para essas obras vieram do pacote de R$ 164 milhões anunciados pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em junho.

Mais informações:
Secretaria de Recursos Hídricos (SRH)
Fone: (85) 3101-4004
Sohidra
Fone: (85) 3101-4705

Diário do Nordeste