Mais 86 médicos cubanos do programa Mais Médicos completaram o período de acolhimento no Ceará e serão distribuídos, a partir desta quinta-feira, 17, para municípios do Interior. As informações são do Ministério da Saúde.
Com esse novo grupo, que estava em treinamento em Fortaleza desde março, o ministério afirma que o Estado terá 100% da sua demanda atendida pela iniciativa, o equivalente a 843 médicos.
A assessoria de imprensa do órgão não soube dizer quais cidades cearenses receberão os profissionais e só poderá repassar a lista na próxima semana, depois do feriadão.
Em todo o país, mais de 3.500 médicos começam suas atividades nos municípios a partir desta semana. Deste total, 253 estão alocados na região Nordeste. Eles foram aprovados no módulo de avaliação do programa, etapa obrigatória para que recebam o registro profissional provisório e iniciem o atendimento à população.
Segundo o Ministério da Saúde, o reforço desse grupo garante o cumprimento da meta do governo de levar 13.235 médicos para a atenção básica.
O Sudeste e o Nordeste concentram o maior número de profissionais, com 4.170 e 4.147 médicos, respectivamente. O Sul conta com 2.261, seguido do Norte (1.764) e do Centro-Oeste (893). Outros 305 médicos estão atuando em distritos indígenas.
g1