-->

sexta-feira, 28 de março de 2014

imagem de Russas antigamente.


Imagens da cidade de Russas, hoje que conhecemos como Av. D. Lino, porem, esta Avenida era chamada de Rua das Flores. Esta foto foi concebida a partir da torre da Igreja Matriz. Nesta mesma rua, passava da Estrada de Rodagem Br.116, quando esta ainda atravessava a cidade. No fim dos anos cinquenta, ela foi asfaltada. Também, nesta época, não tínhamos iluminação elétrica na cidade nem nas residências. Nossas ruas eram iluminadas com lampiões a querosene. Entre o final dos anos 40 e inicio dos anos 50, foi instalado uma usina elétrica (ao lado de onde é hoje o Banco do Brasil) com motores estacionários, gerenciado por Alberto Coia, que funcionou até 1958, quando voltamos a fica as escuras. 
Entre 63/64, foram instalados novos motores geradores de energia para cidade, que pertencia a antiga CONEFORT, este grupo gerador funcionavam diariamente entre as 17/22hs, quando a cidade amargava escuridão... 
Fim da escuridão! Isto foi em 1966, quando foram estes geradores foram substituídos com a chegada em definitivo da energia de Paulo Afonso (CHESF - CIA HIDROELETRICA SÃO FRANCISCO), as ruas ganharam iluminação publica e a energia também chegou as residências, aposentando gradativamente o lampião e a lamparina. 
Nesta época sem energia, não se comprava lâmpadas, comprava-se lamparina, lampiões a querosene... Geradores de energia elétrica só os particulares. Cidade clara à noite? Só em dias de luar!
Quem ouviu falar de geladeira a querosene... Era a que se usava... Quem podia ter!
E assim vamos contando historias vividas.