-->

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Dilma anuncia outros 22 novos ministros até segunda-feira


No dia 1º de janeiro de 2015 a presidenta reeleita, Dilma Roussef, toma posse em Brasília. Até lá, ela pretende definir toda a equipe ministerial para o segundo mandato. A expectativa é que a divulgação dos nomes dos 22 ministros que ainda não foram confirmados seja feita na próxima segunda-feira.

Nessa terça-feira, foram anunciados os nomes de 13 novos ministros de Estado. Kátia Abreu foi escolhida para o Ministério da Agricultura, Eliseu Padilha para a Aviação Civil, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab assume o Ministério das Cidades.

Já Aldo Rebelo, que era ministro de Esportes agora vai assumir a pasta de Ciência e Tecnologia. Valdir Simão vai administrar a CGU, Controladoria Geral da União e o atual governador da Bahia, Jaques Wagner será o novo ministro da Defesa.

O governador do Ceará, Cid Gomes será o novo ministro da Educação, George Hilton, Ministro de Esportes, Nilma Lino Gomes de Igualdade Racial.

Novo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga é o autor da Lei de Mudanças Climáticas. Helder Barbalho assume o ministério da Pesca, Edinho Araújo assume a pasta de Portos e Vinicius Lages continua à frente do Ministério do Turismo.

A presidenta Dilma já havia divulgado os nomes da nova equipe econômica. São eles Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa para o Planejamento, Alexandre Tombini permanece na presidência do Banco Central e Armando Monteiro assume a pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Segundo o Palácio do Planalto, todos os novos ministros vão assumir os cargos no dia primeiro de janeiro, depois da posse da presidenta reeleita.

MAIS COTADOS
Veja a seguir os ministérios que ainda estão sem chefia para o próximo mandato e quais os nomes mais cotados para cada um deles.

Comunicações – O ministério deve ser ocupado por Ricardo Berzoini, do PT, atual ministro de Relações Institucionais

Relações Institucionais - Se as previsões se concretizarem e Ricardo Berzoini deixar a pasta para assumir as Comunicações, o cargo deve ficar com Pepê Vargas, também do PT.

Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – O mais provável é que a pasta seja ocupada pelo senador Armando Monteiro (PTB).

Integração Nacional – Outra pasta que deve servir para atender os partidos da base no Congresso. O cargo provavelmente ficará com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

Transportes – A pasta deve permanecer com o PR, e o mais cotado é Antônio Carlos Rodrigues.

Casa Civil – O mais cotado para o cargo de ministro da Casa Civil é Aolizio Mercadante (PT). Mercadante já está à frente da pasta desde o início do ano.

Justiça – Outra pasta que deve permanecer com o mesmo ministro; José Eduardo Cardozo (PT) deve permanecer no cargo.

Meio Ambiente – A ministra Izabella Teixeira também deve continuar na chefia do Ministério do Meio Ambiente.

Direitos Humanos – A ministra Ideli Salvatti pode continuar no cargo. Outra aposta é que a deputada federal Maria do Rosário volte a assumir a pasta. Rosário foi ministra de Direitos Humanos no início de 2014. Há ainda a possiblidade de que assuma o cargo a atual ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

Cultura – Pasta ocupada pela senadora Marta Suplicy até o final de 2014, o Ministério da Cultura pode voltar para as mãos de Juca Ferreira. Ferreira já foi ministro e é o atual secretário de cultura da cidade de São Paulo.

Saúde – O atual ministro Arthur Chioro deve permanecer no cargo.

Secretaria-Geral da Presidência – A pasta foi ocupada por Gilberto Carvalho durante todo o primeiro mandato de Dilma. Agora, deve ser chefiada por Miguel Rossetto (PT), ex-ministro do Desenvolvimento Agrário.

Desenvolvimento Social – A ministra Tereza Campello deve permanecer no cargo

Trabalho – Atualmente é chefiado por Manoel Dias; para o próximo mandato está sem definição.

Previdência Social – Atualmente é chefiado por Garibaldi Alves (PMDB); para o próximo mandato está sem definição.

Relações Exteriores – Atualmente é chefiado por Luiz Alberto Figueiredo Machado; para o próximo mandato está sem definição.

Gabinete de Segurança Institucional – Atualmente é chefiado por José Elito Carvalho Siqueira; para o próximo mandato está sem definição.

Desenvolvimento Agrário – Atualmente é chefiado por Laudemir Müller; para o próximo mandato está sem definição.

Políticas para Mulheres – Atualmente é chefiada por Eleonora Menicucci (PT); para o próximo mandato está sem definição.

Assuntos Estratégicos – Atualmente é chefiada por Marcelo Côrtes Neri; para o próximo mandato está sem definição.

Comunicação Social – A secretaria atualmente é chefiada por Thomas Traumann; para o próximo mandato está sem definição.

Advocacia-Geral da União – Atualmente é chefiada por Luís Inácio Lucena Adams; para o próximo mandato está sem definição.

* Com informações da Agência Brasil e Revista Exame

Fonte: Ceará News




Reforma ministérial desagrada Lula e gera crise na corrente majoritária do PT

Após o anúncio oficial de 13 nomes da reforma ministerial da presidente Dilma Roussef, com seis indicações do PMDB, integrantes da força majoritária do PT, a Construindo um Novo Brasil, se mostraram incomodados: e o estopim foi a intenção da presidente Dilma de nomear o deputado Pepe Vargas (PT-RS) para comandar a articulação política, o que desagradou o ex-presidente Lula.


O problema é que Pepe Vargas não circula nem no PT nem dos demais partidos. Segundo O Globo, é um deputado de pouca expressão política e não é considerado à altura da função por Lula nem por dirigentes petistas.


Ao lado da equipe econômica, a articulação política do governo é a principal preocupação de Lula, considerada fundamental para o sucesso do segundo mandato de Dilma. O ex-presidente estaria apreensivo com a atuação da oposição no Congresso a partir do próximo ano, que deve ser mais aguerrida; e com eventual crise política gerada pelo escândalo de corrupção na Petrobras.


*Com O Globo.

Fonte: Ceará News



Operação apreende quase 35 quilos de maconha no Bonsucesso


Uma operação da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas apreendeu quase 35 quilos de maconha em tijolos e prendeu duas pessoas no bairro Bonsucesso. A ação ocorreu na última segunda-feira (22), na Rua Gregório, mas foi divulgada dois dias depois pela Polícia durante uma coletiva. 

Denúncias informavam que uma casa era utilizada como depósito de drogas e ponto de tráfico. Durante mais de três semanas a Divisão Anti-tráfico acompanhou a rotina dos envolvidos e  prendeu Rafael Pereira da Silva, 28, e Francisco Emerson Silva Alves, 19. 

Oito tabletes de maconha foram apreendidos na sala da residência, dentro de uma caixa. Rafael foi encontrado na residência e apontou que a droga pertencia a Emerson, que também é conhecido como 'Barata'.

 A Polícia se dirigiu até a confecção onde o segundo suspeito trabalhava e ele acabou apontado onde estaria o restante da droga, até então as equipes só haviam encontrado os oito tabletes. a cozinha a Polícia encontrou o restante dos entorpecentes dentro de uma televisão quebrada.

 A operação foi comandada pelo delegado adjunto da Divisão de Combate ao Tráfico, delegado Sérgio Pereira, com equipes da Divisão e da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

A dupla foi encaminhada à Divisão, onde foi autuada em flagrante por Tráfico de Drogas e Associação ao Tráfico. 

Fonte: Diário Do Nordeste





Nove cidades do Interior são contempladas com o Selo Verde


A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade garantiram a nove municípios cearenses a certificação ambiental do Programa Selo Município Verde 2014. Os contemplados foram Barreira, Brejo Santo, Caucaia, Crateús, Crato, General Sampaio, Iguatu, Novo Oriente e Piquet Carneiro, que receberam, na tarde de ontem, no auditório Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) uma placa alusiva à escolha das mãos da presidenta do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Virgínia Carvalho.

Com a mensagem de que é preciso cuidar do meio ambiente, não só as mencionadas prefeituras mas outras duas personalidades também foram agraciadas com a menção honrosa por seus trabalhos em prol do meio ambiente: a professora Nagila Rejanne Alencar Julião Cabral e a técnica do Conpam Maria do Socorro Ferreira de Azevedo.

A presidente do Conpam, Virgínia Carvalho, alertou aos presentes para a necessidade de cuidar do meio ambiente, exemplificando que os impactos negativos são grandes para quem não proteje suas florestas, suas águas e o ar. Citou como exemplo o surgimento de soim e camaleão nas residências por causa da devastação das áreas verdes.

Dez anos

O programa chega a sua 10 edição. Este ano foram 96 municípios inscritos, dos quais 77 apresentaram a documentação necessária. Após os procedimentos de análise documental, visitas técnicas e análise de recursos, foram nove aprovados.

Foram certificados com o Selo Município Verde todos os municípios que obtiverem o mínimo de 50 pontos na classificação geral nas categorias A, B e C. O município de Barreira foi o melhor pontuado, com 73,80 pontos, único na categoria B. Nenhum atingiu a categoria A. Os outros oito municípios ficaram na categoria C.

A Primeira condição para que o município se inscreva é ter em funcionamento o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), além de incentivar para que as políticas ambientais relativas aos resíduos sólidos também sejam praticadas, criando canais para a efetiva participação da sociedade nas definições das prioridades.

Fonte: Diário do Nordeste



PLANTÃO DE POLICIA NAS ULTIMAS 24 HORAS EM RUSSAS E NO VALE DO JAGUARIBE

QUIXERÉ-CE ROUBO A ESTABELECIMETO COMERCIAL

Ontem 23/12/2014(terça-feira), por volta de 19h30min, chegou ao nosso conhecimento através de sua proprietária que a loja “Taís modas”, localizada na Rua Mestre Felipe, Centro de Quixeré-CE, de propriedade da senhora Maria Célia de Freitas Santiago, comerciante, casada, natural de Quixeré-CE, nascida aos 24/11/1973, filha de Raimundo Nonato de Freitas e Antônia Maria de Freitas, residente no mesmo local. Que por volta de 14h30min, a sua loja havia sido assaltada por dois indivíduos, de capacetes, armados de revolver, em uma moto BROS de cor vermelha, adentraram a loja e subtraíram roupas e perfumes, depois fugiram tomando rumo ignorado. 2

LIMOEIRO DO NORTE-CE ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL

Ontem , 23/12/2014(terça-feira), por volta das 10h20, na rua Sabino Roberto, em frente ao posto de combustível Novo Tempo, em Limoeiro do Norte-CE, ocorreu um roubo a borracharia São Francisco, de propriedade do Sr. DANIEL LIBÓRIO NOGUEIRA, 43 anos, natural de Fortaleza-CE, casado, filho de Luciane Maia Nogueira e Maria Gleide Libório Nogueira, residente na rua Projetada, 532, bairro Boa Fé, Limoeiro do Norte-CE, o mesmo informou, que dois indivíduos em uma moto preta, com capacetes, um armado, chegou anunciou o assalto e levaram uma quantia em dinheiro não informada, em seguida evadiram-se tomando rumo ignorado. Após tomar conhecimento do fato a equipe de policiais da RD-2701 composta pelos soldados 22.865  passaram a realizar diligencias com intuito de prender esses meliantes porem até o momento sem êxito

JAGUARUANA-CE PRISÃO POR FURTO

Ontem 23.12.2014, por volta das 09h00, no parque de vaquejadas J. Barbosa, Jaguaruana-CE, foi preso FRANCISCO JOCIAN DA SILVA (nascido aos 20.07.1995, solteiro, desocupado, filho de Francisco Luivan Barreto da Silva e Francisca Lindomar da Silva, NATURAL DE Jaguaruana-CE, residente na rua Raimundo Xavier da Silva, 105, bairro Cardeais, Jaguaruana-CE), por haver furtado 01 (uma) ovelha e 20 quilos de Castanha, material este de propriedade de JOSÉ ALBERTO BARBOSA FILHO (nascido aos 25.12.1974, solteiro, vereador da cidade de Jaguaruana-CE, filho de José Alberto Barbosa e Maria Azenete Barbosa, natural de Jaguaruana-CE, residente na avenida Antônio da Rocha Freitas, 1500, centro de Jaguaruana-CE. PM’s Sgtrealizaram a prisão e conduziram o acusado e o material à Unidade Policial para os devidos procedimentos.


Cid Gomes é confirmado como ministro da educação; veja a lista dos novos ministros de Dilma


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23) a indicação de 13 ministros que vão compor o primeiro escalão em seu segundo mandato, que começa a partir de janeiro. O governador Cid Gomes foi oficializado como ministro da educação.

Após intensas negociações e até reclamações públicas de dificuldades para chegar a definições de nomes, a petista estabeleceu o espaço do PT, PMDB, PSD e PC do B.

Com as indicações, Dilma mostrou que uma das preocupações para o novo governo foi tentar garantir maior influência sobre a base aliada no Congresso, apostando em nomes com maior trânsito e com maior sustentação em seus partidos, além de políticos que articulam o fortalecimento a base do governo.
Confira os ministros nomeados por Dilma:

Aldo Rebelo (Ciência Tecnologia e Inovação)

Cid Gomes (Educação)

Edinho Araújo (Secretaria de Portos)

Eduardo Braga (Minas e Energia)

Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil)

George Hilton (Esporte)

Gilberto Kassab (Cidades)

Helder Barbalho (Secretaria de Aquicultura e Pesca)

Jacques Wagner (Defesa)

Kátia Abreu (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

Nilma Lino Gomes (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)

Valdir Simão (Controladoria Geral da União)

Vinicius Lajes (Turismo)

Fonte: Diário do Nordeste