-->

sexta-feira, 12 de março de 2021

Consórcio Nordeste vai assinar contrato de compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik, diz governador do PI

 

Por Maria Romero, G1 PI

 


Consórcio Nordeste assina contrato de compra de 39 milhões de doses da vacina Sputinik
--:--/--:--

Consórcio Nordeste assina contrato de compra de 39 milhões de doses da vacina Sputinik

O Consórcio Nordeste informou que vai formalizar a compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V, nesta sexta-feira (12). A assinatura do contrato com o Fundo Soberano Russo acontecerá em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo o governo do Piauí, serão entregues 10 milhões de doses de forma emergencial.

De acordo com o governador Wellington Dias (PT-PI), presidente do Consórcio Nordeste, a negociação pelo Consórcio Nordeste para compras de 50 milhões de doses de vacinas da Rússia começou ainda em agosto do ano passado.

Contudo, com a demora para a formalização da compra, estão disponíveis no momento 39 milhões, que serão adquiridas em uma ação conjunta entre o governo federal e os estados.

"Podemos ter iniciativas, mas o governo se dispõe a não só assumir o contrato, pagar pelo dinheiro no SUS, e colocar essa vacina, como é da nossa estratégia, para todo o Brasil. É um contrato que deve ser firmado no dia de hoje, para 39 milhões de doses, e com certeza deve ser o parâmetro para outras vacinas", declarou Dias.

A compra aconteceu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em 23 de fevereiro, estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19. A decisão do STF foi tomada de forma unânime.


O governo brasileiro estima contar com 22 milhões a 25 milhões de vacinas em março, "podendo chegar a 38 milhões", fornecidas pelo Butantan e pela Oxford/Astrazeneca. A quantidade é menor do que a última previsão divulgada pelo Ministério da Saúde, no dia 6 de março, de 30 milhões de doses. A redução é a quinta feita nas previsões de doses a serem entregues no mês de março.