Governador, entretanto, não informou a quantidade de doses e qual vacina será entregue ao Ceará.
Por G1 CE
Milhares de doses da vacina contra Covid-19 estão divididas nos centros de vacinação de Fortaleza. — Foto: Camila Lima/SVM
O Ceará deve receber o 9º lote de vacinas contra a Covid-19 nos primeiros dias da próxima semana, segundo informou na tarde desta sexta-feira (12) o governador Camilo Santana (PT) em live nas redes sociais. O estado recebeu o oitavo lote de imunizantes na quarta-feira (10) com 109.800 doses da CoronaVac.
Camilo, entretanto, não informou a quantidade de doses e qual vacina será entregue ao Ceará. "Temos previsão de receber novas vacinas nos primeiros dias da próxima semana porque nós acreditamos e sabemos que o grande caminho para superar essa pandemia e voltarmos à realidade é através da vacinação", disse o governador.
Camilo já havia anunciado na noite desta quinta-feira (11) que a vacina russa contra Covid-19, Sputnik V, vai integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI). A decisão foi anunciada após uma reunião com os governadores do Nordeste e Eduardo Pazuello, ministro da Saúde. No entanto, ainda não há informações se a chegada do 9º lote será da Sputnik V.
A cidade está em isolamento social rígido, determinado pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT), a fim de reduzir o número de contágios e óbitos provocados pela doença, os quais vêm apresentando aumento desde o fim do ano passado. As medidas mais rigorosas ocorrem entre 5 e 21 de março.
Das 12 unidades públicas disponíveis para atendimento mais grave de pacientes com Covid-19 em Fortaleza, seis já estão colapsadas, enquanto outras três estão com ocupação acima de 90%. Os leitos de enfermaria em hospitais públicos estão com 91% de ocupação.
"Temos cenários de incertezas. Essa capacidade instalada [de leitos] pela rede pública, pela rede privada também em expansão, ela pode se esgotar a qualquer momento. A população precisa fazer a sua parte", pontuou a secretária