Menos de 48 horas após o anúncio do prefeito Weber Araújo, que iria intensificar a fiscalização e colocar barreiras sanitárias em pontos de acessos ao município, o movimento no centro da cidade diminuiu consideravelmente.
Na manhã desta quinta-feira, 14, nossa reportagem circulou pelas principais ruas do entorno comercial de Russas, e pode constatar a flagrante redução do número de populares circulando naquela região.
As maiores movimentações foram registradas até as 10h, nas proximidades dos mercados novo e velho, onde famílias compravam itens de alimentação. Nos bancos e lojas, o movimento era mínimo.
Além das regras de isolamento social, uma das causas da diminuição da circulação no centro, é o reduzido número de pessoas que ainda não receberam a ajuda emergencial do governo. De acordo com a CAIXA, mais de 93% dos beneficiários aprovados no Auxílio Emergencial já movimentaram os seus recursos.
Os números resultam em uma queda no percentual de pessoas em deslocamento nas áreas próximas as agências bancárias. A expectativa é que a partir de segunda-feira, 18, com o início do pagamento do Bolsa Familia, o movimento poderá se acentuar.
Outro ponto preocupante, é o inicio da liberação da segunda parcela do benefício. O receio de repetir o tumulto de dias anteriores está tirando o sono das equipes da prefeitura municipal. A gestão garante que está atenta ao calendário do benefício e que irá intensificar as ações na área de bancos e lotéricas.
Fiscalização
O Demutran, a Guarda Municipal e a Policia Militar desenvolvem ações de fiscalização, quanto à aglomeração de pessoas e do uso da máscara faciais, que é obrigatório no município.
De acordo com Flávio Lopes Serpa, que coordena as ações, os agentes e policiais atuam de forma preventiva, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o risco de contaminação, pela Covid-19, que correm ao circular pelas ruas. A intervenção ocorre também junto a pessoas em filas bancárias e de agências lotéricas.
A polícia também está focada em averiguar denúncias de locais em que estejam acontecendo festas e confraternizações que gerem aglomeração, mesmo que em ambientes privados.
A prefeitura solicita o engajamento da comunidade à campanha de conscientização para o bem da saúde de todos.
NOTICIA; Imprensa do Vale
Blog; Erivando Lima;