-->

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Maratona à vista

A pré-temporada do Fortaleza para o ano de 2017 teve início na tarde de ontem, no Estádio Alcides Santos, quando todos os sonhos se renovam para os objetivos do ano que vem.

Paralelamente à alegria de retornar às atividades normais, os jogadores do Leão e a comissão técnica têm uma preocupação, que será a maratona de jogos, em pouco espaço de tempo.

Isso ficou evidenciado nas duas primeiras entrevistas da pré-temporada, que foram do novo preparador físico, Alexandre Souza e do fisiologista do clube, Edson Palomares. Como a atividade de ambos está muito interligada, foram para a entrevista juntos.

De acordo com Alexandre Souza, o planejamento foi traçado para que os jogadores enfrentem uma maratona de competições, logo no primeiro semestre do ano. "O calendário do futebol brasileiro é um problema nacional. Por essa razão, antecipamos a apresentação dos jogadores para que possamos aproveitar o tempo. Nos quatro primeiros meses do ano, nós faremos em torno de 30 partidas", constatou o preparador físico do Leão.

Baixar a média

Ainda de acordo com Alexandre Souza, o clube decidiu também baixar um pouco a média de idade dos jogadores, justamente para que suportem a sequência de partidas. Para se ter uma ideia, a média de idade do time titular do Fortaleza nas quartas-de-final da Série C de 2016 foi de 30.45, a mais alta entre todos os que se classificaram para o mata-mata da competição.

Até o final da tarde de ontem, o jogador com idade mais alta entre os novos contratados era o goleiro Marcelo Boeck, que vem da Chapecoense, com 32 anos.

O grande desafio para todos os membros da comissão técnica é colocar todos os jogadores num bom estado físico antes do primeiro jogo pelo Campeonato Cearense, marcado para o dia 15 de janeiro, que será contra o Alto Santo, fora de casa, em estádio a ser definido pela FCF.

Os atletas passarão por uma avaliação médica, fisiológica, psicológica e nutricional, para que a comissão técnica tenha uma radiografia do estado em que se encontram no momento. A partir daí, será feita a programação de treinamentos.

Junto com os jogadores profissionais apresentaram-se sete atletas das categorias de base, que foram agregados. Entre os novos contratados, apenas o atacante Juninho Potiguar iniciou os treinamentos. Além dele, Maranhão, Max Oliveira, Max Walef, , Patuta, Felipe e Bruno Melo. A partida contra o Guarani/J, pela Taça dos Campeões, que seria no dia 8 de janeiro, passou para o dia 18 de janeiro, valendo também pelo Cearense 2017.

Rep Diario do Nordeste