-->

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Tentativa de agressão e bate-boca em sessão do Conselho de Ética da Câmara


O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados tem nova reunião nesta quinta, 10, para analisar o parecer do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. Em menos de meia hora de sessão, os deputados Zé Geraldo (PT) e Wellington Roberto (PR) quase saíram no tapa no Conselho. Os partidários de Cunha foram xingados de "bagunceiros". A "turma do deixa disso" entrou em cena. Houve xingamentos de "moleque ladrão" e "filho de uma égua".


10h11min - Sessão do Conselho de Ética tem briga e empurrões entre deputados

10h07min - O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RJ) disse que foi cometida uma "violência" contra o relator afastado Fausto Pinato. Ele lembrou que o Conselho de Ética é eleito para dois anos e não pode haver sequestro de direitos e interferência indevida nem a exacerbação de direitos de quem comanda a Casa de maneira antidemocrática. 

09h53min - Deputados discutem regras do regimento e afastamento do ex-relator Fausto Pinato (PRB-SP). Processo contra Cunha ainda não entrou no debate.

09h51min - Deputado Zé Geraldo (PT) pontuou que foi vergonhosa a situação que o envolveu no início da sessão do Conselho, mas disse que mais vergonhoso ainda é o adiamento da sessão para discutir o processo de Cunha por seis vezes.Ele agradeceu aos colegas por apaziguarem os ânimos. "O que está acontecendo aqui é vergonha pura", disse.

09h49min - O deputado Alesandro Molon (Rede-RJ) criticou que, enquanto Eduardo Cunha estiver na presidência da Casa, ele usará as armas que tem para tentar barrar o andamento do processo contra ele. Ele reafirmou ação da Rede e do PCdoB de pedir ao STF o afastamento de Cunha. 

09h41min - "Não avancerei um milímetro em questões de mérito", disse Marcos Rogério sobre relatório que deve indicar pela continuação de processo contra Eduardo Cunha. Segundo ele, a apresentação será apenas "formal".
09h37min - Relator diz que apresentará novo relatório na terça-feira, 15. Ele pontua que não subscreverá relatório de Fausto Pinato (PRB-SP) por algumas discordâncias em relação à forma. 

09h36min - Novo relator, Marcos Rogério (PDT-RO) afirma que não vai agir com "açodamento" nem com "procraastinação". Disse também que o presidente do Conselho de Ética agiu "com a cautela necessária" para evitar ações que pudessem anular o processo em fase posterior. 

09h32min - Novo relator do processo, deputado Marcos Rogério (PDT-RO) discussa pela primeira vez no cargo e afirma que nenhum parlamentar gosta de assumir uma relatoria para apurar desvio de conduta, mas aceitou a tarefa. Ele elogiou o trabalho de Fausto Pinato (PRB).

09h29min - Deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Betinho Gomes (PSDB) cobram que colegiado vote logo o caso de Cunha e não se perca em discussões paralelas. "Não podemos ficar aqui discutindo interminavelmente o sexo dos anjos", disse Betinho.

09h26min - Deputados ainda não discutem o caso de Cunha. Mais cedo, houve discussão. Eles tratam da divisão dos blocos no colegiado e acusam o presidente do Conselho de postergar trabalhos do Conselho.

09h20min - O deputado Manuel Júnior (PMDB) acusa o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo, de descumprir o regimento de forma "contumaz".

09h15min - O deputado Carlos Marun (PMDB) pediu que o presidente José Carlos Araújo (PSD-BA) deixe a presidência do Conselho.

09h09min - O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), disse que o incidente "envergonha essa casa", "enxovalha os deputados". "Aqui não é o lugar da disputa corporal", disse."Esse é um exemplo que os senhores não deveriam estar dando".

09h07min - O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), disse que o conselho "não pode ser palco de incidentes como esse". "Jamais pode ser transformado em um ringue", disse.

09h05min - TV Câmara cortou o áudio da sessão do Conselho de Ética após confusão envolvendo do deputado Zé Geraldo, do PT-PA e Wellington Roberto, do PR-PB.

Articulações
Integrantes do conselho estudam projeto para pedir afastamento de Cunha da presidência. Novo relator, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), deve ser oficializado nesta sessão.

Semelhantemente aos encontros anteriores, o bate-boca entre os deputados começou logo no início da sessão. Dessa vez, o desentendimento foi por causa de falha eletrônica no painel de votação. 

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), afirma que o deputado João Bacelar (PR-BA) está "tumultuando o processo". Eles batem boca.

O Povo Online