Sem incubadora livre, bebê é enrolado em saco de lixo em hospital do MA. (Foto: reprodução) |
No interior do Maranhão, no município de Santa Inês (246 km de São Luís), uma foto causou revolta nas redes sociais. Na imagem: um recém-nascido prematuro enrolado em um saco de lixo no hospital municipal da região.
Segundo o diretor do hospital, Tomaz Martins, o bebê teria nascido prematuramente e tinha um irmão gêmeo.
Ele explicou que não havia incubadora no momento para colocar os dois recém-nascidos.
A imagem foi compartilhada na web nesta segunda-feira (6). Em entrevista para o portal UOL, o diretor tentou dar mais explicações.
"A mãe foi atendida antes do parto e recebeu atendimento durante e depois do parto. Só que foram gêmeos e temos duas incubadoras; uma já estava ocupada. Então um dos bebês foi para a desocupada e o outro ficou em um berço, que foi aquecido da maneira correta", disse.
Ainda segundo o médico, a imagem que circulou na internet gerou uma interpretação errada.
"Era um plástico que não era nada usado. A criança foi pra casa assim. A pediatra enrolou com uma manta por baixo, colocou o plástico por cima e iria enrolar outra manta. Antes dela proceder o fechamento, tiraram essa foto e fizeram essa interpretação. O importante é que as crianças estão bem, já estão em casa com a mãe", assegurou.
"A pediatra que fez esse procedimento é especialista, não é uma clínica geral. Ela fez tudo seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, que diz que a temperatura, nesses casos, tem que ser melhorada. E para isso, é preciso algumas vezes usar técnicas pouco ortodoxa", completou.
(DOL com informações do portal BOL)