Chuvas fortes animam a população sertaneja. A Fundação Cearense Meteorologica e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em quase todas as cidades da região dos Sertões de Crateús e Inhamuns. Segundo o órgão, Tamboril marcou a maior chuva, com 80 mm. Outras precipitações aconteceram em Barro, 74,2 mm; Assaré, 64 mm; Monsenhor Tambosa, 57mm; Tauá 60mm; Antonina do Norte, 55 mm; Independência, 30mm e Crateús, 56mm. Ocorreram precipitações também nos municípios de Nova Russas e Quiterianópolis.
Crateús
Em tempos de seca, o céu nublado e chuvas fortes trouxeram esperança para todos os crateuenses, que estão enfrentando racionamento de água e êxodo rural como situações comuns. Além da falta de água e a baixa reserva hídrica ocasionarem pouca produção no campo, com impacto direto na economia.
Atualmente, o abastecimento de água na cidade é suprido pelos açudes Carnaubal e Batalhão. O Carnaubal, hoje, está com volume de 0,07% da sua capacidade máxima. Já a barragem do Batalhão tem volume de 34,94% da sua cota máxima, porém, a capacidade de armazenamento deste é bem inferior à do primeiro.