-->

Páginas

.

.
.

quarta-feira, 26 de março de 2025

Animal atropelado em Quixadá foi examinado na Uece e será levado para museu

 

Quixadá: O Gato-mourisco, animal atropelado na entrada do município de Quixadá, e divulgado como se fosse um filhote de onça-parda, foi recolhido por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e será levado para o Museu de História Natural do Ceará, em Pacoti, na região do Maciço de Baturité. A informação foi confirmada pelo Revista Central com o biólogo, professor e pesquisador da Uece, Hugo Fernandes.

“O animal foi recolhido ainda ontem no local onde foi encontrado, e conduzido para o Laboratório de Conservação de Vertebrados Terrestres da Uece, onde a pesquisadora Adrielle Holanda (orientada por Hugo) tomou as medidas biométricas do animal e coletou as amostras de tecido para a análise de DNA”, disse o professor ao RC.

Ainda a respeito dos procedimentos realizados em laboratório com o Gato-mourisco mesmo já morto, o pesquisador disse que os procedimentos “são importantes para obter respostas sobre a distribuição e a genética da espécie, seu estado sanitário, além de diversos aspectos ecológicos como dieta e reprodução”.

A espécie seguiu para o Museu de História Natural do Ceará, em Pacoti, onde será taxidermizado e tombado como patrimônio biológico. O registro do achado e morte do animal, segundo Hugo, foi inserido no banco de dados da pesquisadora Luiza Teixeira, que desenvolve trabalhos sobre o impacto do atropelamento da fauna no Sertão Centra.

Hugo Fernandes é uma das maiores autoridades do estado em biologia e fauna. Ele é professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), orientador de mestrado e doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenador científico de Mamíferos da Lista Vermelha de Fauna Ameaçada do Ceará e Assessor Técnico do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Pequenos Felinos Brasileiros.

Ontem, quando a notícia de que um filhote de onça-parda teria sido atropelada na entrada de Quixadá, o Revista Central consultou o pesquisador, que desmentiu a informação, e confirmou ao RC, com exclusividade, que se tratava, na verdade, de um gato-mourisco.