Durante o evento de culminância da campanha ‘Policiais Contra o Câncer Infantil’, no último dia 23 de novembro, a atitude de duas policiais chamou a atenção de todos: elas mudaram radicalmente o visual, ao cortarem os cabelos, que serão doados e destinados à confecção de perucas. O momento em que os policiais raspam a cabeça é o ponto alto da ação, mas sempre contou com pouca adesão de policiais mulheres, esse ano, foi diferente.
“No dia da ação da PRF com as crianças com câncer, eu vi a oportunidade de mostrar pras meninas que perderam o cabelo com a quimioterapia, que a gente pode ficar linda, mesmo sem os cabelos compridos.”, declarou a PRF Luzia Dantas, que doou o cabelo pela primeira vez.
Já a PRF aposentada Adriana Maia está na sua terceira doação, também participou da ação em 2016 e 2019. “Eu já deixo o cabelo crescer com a finalidade de cortar no dia da campanha Policiais contra o câncer infantil, pois sei que emociona as crianças e que minha doação é importante para outras pessoas que não conseguem superar a perda do cabelo e usam perucas durante o tratamento”, afirmou a policial.
A cada edição da campanha, o corte do cabelo é realizado por algumas das crianças que passaram pela perda do cabelo e é recheado de simbolismo de emoção. O ato de empatia tem por finalidade fortalecer no imaginário das crianças a ideia de igualdade e superação, ao associar a imagem do policial fardado com os cabelos raspados e no caso das mulheres essa imagem tem mais peso ainda.
Banco de Perucas: Os cabelos doados pelas policiais serão entregues à Toque de Vida - Associação Cearense das Mastectomizadas, entidade que, há 29 anos, acolhe mulheres em tratamento do câncer de mama, em Fortaleza/CE. A associação recebe, o ano todo, doações de cabelos, que, transformados em perucas, passam a integrar um banco de empréstimos que atende homens e mulheres que sofrem a perda do cabelo devido ao tratamento do câncer.
Policiais Contra o Câncer Infantil: Durante o mês de novembro, a PRF realizou a oitava edição da campanha ‘Policiais Contra o Câncer Infantil’, que tem por finalidade fomentar a conscientização da sociedade sobre a enfermidade e suas consequências físicas, emocionais e familiares, além de arrecadar doações para o Lar Amigos de Jesus, instituição que acolhe crianças e adolescentes durante o tratamento do câncer.
A campanha, que acontece desde 2014, faz parte do calendário nacional da PRF e reforça o compromisso do órgão com a promoção dos Direitos Humanos.