-->

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Aedes Aegypti: Agentes de Endemias realizam trabalhos de rotina para prevenir possíveis focos do mosquito

 

A luta contra o Aedes Aegypti não pode parar, e a melhor forma de combater esse temível mosquito é não deixá-lo nascer. Com base nessa realidade, a Prefeitura de Russas, por meio da Coordenação de Endemias e Zoonoses, continua as ações de rotina para combater e prevenir possíveis focos do inseto.

Diariamente, os profissionais das endemias, realizam visitas domiciliares. Durante a ação, além da busca por possíveis focos, os agentes orientam a população sobre como se prevenir contra o mosquito. O trabalho focal é considerado o mais importante, haja visto, que essa ação impossibilita do mosquito nascer.

O coordenador das endemias, Jairo Dantas explicou que as visitas domiciliares são realizadas por ciclo. “Dividimos o ano em 06 ciclos, e a cada dois meses nossos agentes visitam todos os imóveis da cidade. Fazemos essa cobertura focal nos 19 bairros de Russas. No momento estamos na quarta etapa de visitas, mas quando é necessário intensificamos os trabalhos em determinadas áreas de acordo com a incidência de casos. Como exemplo, já realizamos dois mutirões de limpeza; nos Residenciais Nossa Senhora do Rosário I e II e Bairro de Fátima”. Disse o Coordenador.

Ele destacou ainda, que no momento os casos de dengue estão estáveis, mas alertou para que a população não relaxe com as medidas de prevenção, que continue colaborando com o trabalho dos agentes e adotando os cuidados necessários para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Sobre a questão das caixas d´água, o coordenador ressaltou que desde 2017, de acordo com a NR-35 (Norma Regulamentadora n° 35), os agentes de endemias deixaram de subir nos imóveis para inspeção dos reservatórios. Ele destacou que o mais eficaz para evitar possíveis focos é vedar as caixas, e aproveitou para solicitar a colaboração da população, que providencie a vedação, em caso de possuir reservatório exposto.

A Prefeitura destaca que a forma mais eficaz de evitar Dengue, chikungunya e zika, é eliminar os possíveis focos ou criadouros do mosquito, portanto fique atento a recipientes que possam acumular água parada, esses são os locais propícios para sua proliferação. Adotando essas medidas, você estará protegendo sua família do Aedes Aegypti.