-->

quarta-feira, 21 de abril de 2021

SEMUS amplia atendimento em casos suspeitos de Covid para UBS de Flores

 

Pacientes com casos suspeitos de Covid-19 passam a ser atendidos, a partir desta quarta-feira (21), na Unidade Básica de Saúde de Flores (UBS). Essa é a 6ª UBS a receber o atendimento. O objetivo é atender o quanto antes os casos da doença a partir dos primeiros sintomas, para evitar que o paciente desenvolva casos graves.

Em Flores, o atendimento acontecerá de segunda à quinta, no horário das 13h às 16h e na sexta, no horário das 7h às 12h. Pessoas que apresentam um ou mais sintomas gripais – febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga – devem buscar o atendimento na UBS nesses horários.

Estratégias para Flores

Além dos protocolos já seguidos pela Secretaria de Saúde para o atendimento nos casos suspeitos/confirmados de Covid-19 no município, está sendo feita busca ativa e realização de SWAB, quando necessário, além de orientação ao cumprimento do isolamento.

As Equipes de Saúde da Família (ESF) estarão realizando o monitoramento diário dos casos suspeitos e confirmados, por telefone, para verificar qualquer possível sinal de agravamento dos pacientes e dando as orientações necessárias para cada caso. Agentes comunitários de saúde estarão visitando, na parte externa dos domicílios desses pacientes, para acompanhamento e orientações.

A equipe da Vigilância Sanitária junto com a Guarda Municipal, durante todo o resto desta semana e na próxima, irá visitar comércios locais e pontos de possíveis aglomerações, para alertar sobre a importância do seguimento do decreto Municipal e Estadual.

A equipe de Endemias também irá até a UBS de Flores, a fim de treinar a equipe de endemias de Flores para realização da desinfecção do prédio entre os atendimentos e ao final do dia.

Atendimentos nas UBS

Além da unidade de Flores, as UBS’s do Planalto, Várzea Alegre, Nossa Senhora de Fátima, Bonhu e Lagoa Grande, destinam dias e horários específicos para o atendimento de casos suspeitos de Covid, de acordo com a tabela abaixo: