-->

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Mulher que deu cerveja para boi é localizada e responderá por maus-tratos

 

Família se pronunciou por uma nota oficial através de seus advogados dizendo que o boi é um animal de estimação da família.

Com a repercussão da reportagem de uma família que dá cerveja para vaca, agora identificado como boi, o caso virou alvo de investigação da Decat (Delegacia Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e os donos do animal foram localizados.

De acordo com o delegado, Maércio Alves Barbosa, o pai da mulher que dá a bebida alcoólica para o boi esteve na delegacia nesta terça-feira (29). Ele é o proprietário do sítio onde a família comemorava um aniversário. Um boletim de ocorrência por maus-tratos ao animal foi registrado e um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) também foi feito e agora a polícia aguarda o comparecimento da mulher que aparece no vídeo para prestar esclarecimentos.

A família se pronunciou por uma nota oficial através de seus advogados dizendo que o boi é um animal de estimação da família e atende pelo nome de “Bebelo”. Ainda na nota, a família afirma que o boi “nunca foi maltratado ou sofreu maus cuidados, pelo contrário, o Bebelo é como um membro da família”.

Sobre o fato da mulher ter dado cerveja para o boi, a defesa da família disse que “foi uma brincadeira da amiga que postou o vídeo”.

Caso - Um vídeo mostra uma mulher dando cerveja para um boi e rindo da ação, na frente de várias crianças. A pessoa que filma acha graça da situação. O registro foi publicado em um perfil do Instagram no início deste mês. Narrando o vídeo, uma mulher fala que garrafa de cerveja dada ao animal seria a segunda, fazendo referência às marcas da bebida.

Via Campo Grande News

Marco Aurélio defende que OAB se submeta à fiscalização do TCU

 

Embora a Ordem dos Advogados do Brasil não seja ente estatal, é entidade pública, de natureza autárquica e, portanto, deve se submeter à fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU). O entendimento é do ministro Marco Aurélio, relator do recurso especial que trata do tema no Supremo Tribunal Federal.

Para o ministro, o caráter especial e corporativista da OAB, além do fato de que a entidade arrecada contribuições de índole tributária, justificam a submissão ao controle externo. Ele propôs a fixação da temática: "A Ordem dos Advogados do Brasil está submetida a fiscalização pelo Tribunal de Contas da União".

Segundo Marco Aurelio, o "Tribunal de Contas fiscaliza não apenas órgãos e entidades federais, ou seja, pertencentes à estrutura do Poder Público, mas também particulares, justificada a atuação, no tocante a esses últimos, quando em jogo 'bens e valores públicos'". "Basta a natureza de 'coisa pública' dos recursos para estar configurada a sujeição ao controle."

Para fundamentar o voto, o ministro se debruçou sobre a análise jurídica da Ordem e do dinheiro arrecadado por ela. O ministro destaca que a Lei 8.906/1994, artigo 44, esclarece que a OAB não mantém "qualquer vínculo funcional ou hierárquico" com órgãos da administração pública. "Não excluiu, contudo, a natureza pública, consideradas as finalidades institucionais", ressalva.

"Além de possuir competências vinculadas à disciplina da corporação, considerados critérios de ingresso, direitos e prerrogativas da classe, distribuição de atribuições entre órgãos, regime disciplinar, incompatibilidade e impedimentos, a Ordem dos Advogados se volta a objetivos ligados à preservação da estabilidade do Estado brasileiro. Essa particularidade revela a inadequação de ser-lhe conferido tratamento idêntico ao dos conselhos de fiscalização de profissões diversas", argumenta o ministro.

O vice-decano citou precedentes sobre o debate da natureza da OAB: na ADI 1.707, quando Moreira Alves proclamou ser pessoa jurídica de direito público, da espécie autarquia; na ação direta 3.026, o próprio Marco Aurélio defendeu a natureza de autarquia especial; e, por fim, no RE 595.332, quando o Plenário chancelou o ponto de vista ao definir que as ações em que a OAB figure como parte devem ser julgadas na Justiça Federal, definindo-a como "autarquia corporativista".

Assim, segundo o ministro, compete ao Tribunal de Contas exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, presentes critérios de legalidade, legitimidade e economicidade, sobre receitas percebidas pelo Conselho Federal da OAB e seccionais. Ele defende que essa é a interpretação adequada da cabeça do artigo 70 da Constituição Federal.

"A chamada “anuidade” é cobrada de forma compulsória e, a exemplo do que ocorre nos conselhos de fiscalização, possui natureza tributária, estando enquadrada na espécie contribuições de interesse de categorias profissionais."

Para justificar a fiscalização, citou como precedentes: ações diretas de inconstitucionalidade nº 1.717, relator ministro Sydney Sanches, acórdão publicado em 28 de março de 2003; e 4.697, relator ministro Luiz Edson Fachin, acórdão veiculado no Diário da Justiça eletrônico de 30 de março de 2017.

Marco Aurélio ainda delimitou que a fiscalização do TCU deve ser dar apenas "quanto à arrecadação e ao emprego dos aportes de cada profissional inscrito. Essa é a matéria-prima, cabendo ao Tribunal de Contas aferir a conformidade do emprego das verbas recolhidas".

"A submissão à fiscalização não implica risco à independência da Ordem nem ao desempenho da advocacia. Sujeição a controle não significa subordinação", defendeu.


Repercussão geral

O debate se dá em recurso extraordinário do Ministério Público Federal contra decisão da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que tirou a obrigação da OAB de prestar contas ao TCU.

O MPF argumenta violação do artigo 70 da Constituição Federal, apontando para a natureza jurídica da OAB que a obrigaria a prestar contas ao TCU. A OAB da Bahia não apresentou contrarrazões.

Clique aqui para ler o voto do relator

RE 1.182.189

Por Luiza Calegari
Fonte: Conjur


Candidata a vereadora em Crateús tem foto nua espalhada em redes sociais

Divulgada

Candidata a vereadora em Crateús tem  foto nua espalhada em redes sociais

 Divulgação

Nesta semana, a pré-candidata a vereadora identificada como Samara (PDT) teve fotos íntimas divulgadas em redes sociais, no município de Crateús (a 350km de Fortaleza).

Após ser acusada de espalhar a imagem para ganhar popularidade e votos, Samara esclareceu o ocorrido.

Aliviada, Samara comemorou o fato de o assunto não repercutir negativamente para o seu marido e para a Justiça Eleitoral. 


Matéria do site ANC

Invasão de favela por facção e confronto com PM deixam 5 mortos na Praia do Futuro

 

A Zona Leste de Fortaleza vivenciou uma noite de terror nesta terça-feira (29). Tiroteios, invasão de comunidades por facções confrontos policiais terminaram com cinco mortos e vários feridos em dois episódios em favelas da região da Praia do Futuro. Entre as vítimas está uma criança de apenas 4 anos de idade, que foi baleada juntamente com a mãe. A Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) reforçaram a segurança no bairro.

O primeiro episódio ocorreu quando criminosos armados, que seriam integrantes de uma facção que atua na área, invadiram a Favela da Embratel em busca de vingar a morte de uma mulher, fato ocorrido na noite de segunda-feira na Avenida Dioguinho.

Os criminosos chegaram atirando em quem estava fora de casa e acabaram baleando uma moradora e sua filha de 4 anos de idade que estavam na porta do barraco. A menina foi atingida com tiros na cabeça e teve morte instantânea, enquanto a mãe, baleada, foi socorrida após a fuga dos bandidos. Ela foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro e, em seguida, transferida para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

O corpo da criança foi encaminhado à Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

Para evitar novos confrontos, a PM reforçou a segurança na área com patrulhas do Comando de Policiamento Turístico (CPTUR), Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), de Policiamento Especializado de Choque (CPE/Choque) e do 22º BPM (Papicu).

Confronto e mortes

Cerca de uma hora após o ataque na Favela da Embratel, bandidos trocaram tiros com policiais militares durante uma perseguição policial e cerco que começou por trás da UPA da Praia do Futuro. Informações extra-oficiais dão conta de que cinco criminosos armados, ocupando um Palio vermelho, estariam tentando invadir a UPA para matar a mulher que havia sido baleada na favela.

Os criminosos se depararam com uma patrulha da Força Tática (FT) e tentaram fugir. Houve perseguição pela Avenida Dioguinho, indo parar na Favela do Luxou, onde houve novo confronto da PM com a quadrilha. Quatro bandidos foram baleados, levados também para a UPA, mas não resistiram. Com eles, a Polícia encontrou três armas de fogo (revólveres), além de munição. Segundo os policiais, outras armas foram jogadas fora pelos criminosos durante a perseguição. Os quatro bandidos mortos não foram, ainda, identificados.

Fogos e tensão

Durante toda a noite e já na madrugada de hoje, moradores da região relataram uma intensa queima de fogos de artifício nas favelas da região do Grande Vicente Pinzón, da Praia do Futuro, Cais do Porto e Mucuripe.

Com os fatos ocorridos ontem, subiu para seis as mortes na Praia do Futuro nas últimas 24 horas. O clima nas favelas da região continua tenso.

(Blog Fernando Ribeiro)



Ministério Público e Polícia Civil deflagram operação contra o tráfico em Cascavel

 

Uma nova ofensiva contra o crime organizado foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (30), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) pelo Ministério Público Estadual e Polícia Judiciária. Policiais civis deram cumprimento a mandados de prisão preventiva e de temporária, além de busca e apreensão contra vários suspeitos de envolvimento em crimes diversos como homicídio, tráfico de entorpecentes e até violência doméstica.

A ação policial de hoje foi batizada pelas autoridades do Ministério Público Estadual e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) como “Operação Crotalus”, que tem o objetivo de realizar a desarticulação de um grupo criminoso que vinha atuando na cidade de Cascavel, na RMF, onde neste ano foram perpetrados diversos assassinatos por facções.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), as investigações sobre o grupo criminoso revelaram que o bando era liderado por um policial militar e a quadrilha armazenava e realizava as negociações para a venda de drogas.

Entre os membros do grupo criminoso estão também sendo alvos da operação cinco traficantes suspeitos de ordenar crimes de morte.

Os mandados de prisão foram expedidos pela Vara de Delitos das Organizações Criminosas e estão sendo cumpridos por policiais civis sob o comando do Departamento Técnico Operacional (DTO). A Polícia Militar também disponibilizou equipes para dar apoio na operação.

Até o momento, 32 mandados judiciais foram cumpridos durante as diligências.

Investigação

A investigação teve início em maio de 2019, após a descoberta de uma organização criminosa liderada por um policial militar, atuante no Município de Cascavel. Constatou-se que o referido grupo incorreu na prática de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Descobriu-se que o líder da organização criminosa possuía uma influência muito grande no meio dos traficantes que atuam no Município de Cascavel, sendo o principal fornecedor de drogas naquela localidade. A partir deste alvo, foi possível identificar os outros membros do grupo, visto que ele era o responsável por delegar funções e exarar ordens aos demais.

O grupo era integrado, em sua maioria, por civis, que se organizavam de forma estruturada para comercializarem entorpecentes. Cada membro ocupava uma função, que ia desde a guarda da droga até a negociação e revenda a pequenos traficantes locais. Também, havia alvos responsáveis pelo recolhimento do valor apurado com a venda dos entorpecentes. Os Policiais Militares davam suporte a esta organização criminosa.

(Blog Fernando Ribeiro)

Invasão de favela por facção e confronto com PM deixam 5 mortos na Praia do Futuro

 

A Zona Leste de Fortaleza vivenciou uma noite de terror nesta terça-feira (29). Tiroteios, invasão de comunidades por facções confrontos policiais terminaram com cinco mortos e vários feridos em dois episódios em favelas da região da Praia do Futuro. Entre as vítimas está uma criança de apenas 4 anos de idade, que foi baleada juntamente com a mãe. A Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) reforçaram a segurança no bairro.

O primeiro episódio ocorreu quando criminosos armados, que seriam integrantes de uma facção que atua na área, invadiram a Favela da Embratel em busca de vingar a morte de uma mulher, fato ocorrido na noite de segunda-feira na Avenida Dioguinho.

Os criminosos chegaram atirando em quem estava fora de casa e acabaram baleando uma moradora e sua filha de 4 anos de idade que estavam na porta do barraco. A menina foi atingida com tiros na cabeça e teve morte instantânea, enquanto a mãe, baleada, foi socorrida após a fuga dos bandidos. Ela foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro e, em seguida, transferida para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

O corpo da criança foi encaminhado à Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

Para evitar novos confrontos, a PM reforçou a segurança na área com patrulhas do Comando de Policiamento Turístico (CPTUR), Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), de Policiamento Especializado de Choque (CPE/Choque) e do 22º BPM (Papicu).

Confronto e mortes

Cerca de uma hora após o ataque na Favela da Embratel, bandidos trocaram tiros com policiais militares durante uma perseguição policial e cerco que começou por trás da UPA da Praia do Futuro. Informações extra-oficiais dão conta de que cinco criminosos armados, ocupando um Palio vermelho, estariam tentando invadir a UPA para matar a mulher que havia sido baleada na favela.

Os criminosos se depararam com uma patrulha da Força Tática (FT) e tentaram fugir. Houve perseguição pela Avenida Dioguinho, indo parar na Favela do Luxou, onde houve novo confronto da PM com a quadrilha. Quatro bandidos foram baleados, levados também para a UPA, mas não resistiram. Com eles, a Polícia encontrou três armas de fogo (revólveres), além de munição. Segundo os policiais, outras armas foram jogadas fora pelos criminosos durante a perseguição. Os quatro bandidos mortos não foram, ainda, identificados.

Fogos e tensão

Durante toda a noite e já na madrugada de hoje, moradores da região relataram uma intensa queima de fogos de artifício nas favelas da região do Grande Vicente Pinzón, da Praia do Futuro, Cais do Porto e Mucuripe.

Com os fatos ocorridos ontem, subiu para seis as mortes na Praia do Futuro nas últimas 24 horas. O clima nas favelas da região continua tenso.

(Blog Fernando Ribeiro)



Russas CE; plantão policial


 LIMOEIRO DO NORTE

ROUBO À PESSOA

Por volta das 11h de ontem, na localidade de Faceira, zona rural de Limoeiro do Norte, uma senhora foi vítima de roubo praticado por 02 (dois) indivíduos em uma motocicleta, onde roubaram 02(dois) aparelhos celulares e outros objetos, em seguida fugiram.

Fonte; PM CE


terça-feira, 29 de setembro de 2020

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

 

Está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (29) o edital do processo de inscrição para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre de 2020. As inscrições serão abertas no dia 6 de outubro, exclusivamente na página do Fies. Os candidatos não matriculados em uma instituição de ensino superior podem se inscrever até as 23h59 do dia 13 de outubro. Para os já matriculados, o prazo vai até 13 de novembro.

Para se candidatar é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação. O interessado precisa ainda ter renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.

A ocupação das vagas, segundo o Ministério da Educação, será feita de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. O candidato que precisar alterar informações depois da inscrição concluída no sistema terá de cancelar e fazer de novo o procedimento. Durante esse procedimento, a mesma vaga escolhida anteriormente poderá ser ocupada por outro candidato que concluir a inscrição antes.

(Agência Brasil)



Polícia Civil apreende drogas e quase 120 kg de substâncias usadas para misturar entorpecentes na Capital

 

Em mais um trabalho policial de combate ao tráfico de drogas, policiais civis do 16° Distrito Policial (DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apreenderam drogas e quase 120 kg de substâncias utilizadas para misturar entorpecentes. O material estava armazenado em uma residência e foi localizado, nessa sexta-feira (25), no bairro João XXIII – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. Durante a ofensiva, um homem de 36 anos foi preso em flagrante. Os detalhes da ação foram divulgados em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (28), na sede da delegacia.

As investigações foram iniciadas logo após a distrital identificar uma casa, localizada na região, que estaria sendo utilizada para armazenar entorpecentes. De posse dos dados do endereço, os agentes iniciaram as diligências, na tarde da última sexta-feira (25), até a casa indicada. Após buscas no imóvel, 61 kg de silicato de alumínio e 58 kg de mineíta divididos em sacos, além de um quilo de cocaína, 140 gramas de maconha, 26 frascos de cloridrato de lidocaína, além de três prensas utilizadas para modelar as placas de drogas de forma comprimida, panelas e outros materiais foram localizados.

Conforme apuração, todo o material estava sendo utilizado para a fabricação e comercialização de drogas. Um homem, que residia no local e estava no momento da abordagem, foi conduzido para a unidade policial. Após os procedimentos sobre o fato serem realizados, ele foi autuado por tráfico de drogas. A Polícia Civil agora investiga o envolvimento de outras pessoas com o delito.

Denúncias

A população pode contribuir repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais na região. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou para o número (85) 3101-2952, do 16° DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.


Concurso PRF: Jair Bolsonaro anuncia 2 mil vagas para o novo edital

 

O concurso para a Polícia Rodoviária Federal (concurso PRF) deverá ofertar 2 mil vagas para o cargo de Policial Rodoviário, conforme o confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (24/9).

O anúncio foi feito durante visita à superintendência da PRF no Rio de Janeiro. Ainda de acordo com Bolsonaro, os trâmites burocráticos do novo concurso já estão em fase avançada.

“Já está bastante avançada a conversa com o Ministério da Economia, de modo que serão oferecidas 2 mil novas vagas para o final deste ano ou início do ano que vem (2021). Isso é seminovo na PRF, são meios para que vocês possam melhorar o trabalho no que diz respeito a segurança pública”, afirmou.

Veja todos os detalhes no vídeo abaixo:

Bolsonaro sanciona Lei que aumenta pena para maus-tratos a cães e gatos

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (29), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, a lei que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos. Agora, este crime passa a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, a novidade do projeto. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, o presidente não vetou nenhum dispositivo da nova legislação, oriunda do projeto de lei 1.095/2019, de autoria do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG).

“Quem não demonstra amor por um animal como um cão, por exemplo, não pode demonstrar amor, no meu entender, por quase nada nessa vida”, afirmou Bolsonaro, durante a cerimônia. O presidente contestou os críticos da nova lei, que classificaram como desproporcional a pena para o crime de maus-tratos. “Aquele que por ventura venha reclamar da lei agora, uma coisa muito simples: se você não sabe, não quer tratar com carinho, com o devido respeito um cão ou um gato, não o tenha em casa”.

A pena de reclusão da nova lei prevê cumprimento em estabelecimentos mais rígidos, como presídios de segurança média ou máxima. O regime de cumprimento de reclusão pode ser fechado, semiaberto ou aberto.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 28,8 milhões de domicílios com, pelo menos, um cachorro e mais 11,5 milhões com algum gato. Em meio à pandemia da covid-19, que manteve mais pessoas em casa, aumentaram os registros de denúncias de maus-tratos a cães e gatos, segundo relatos de organizações não-governamentais de defesa e proteção animal. De acordo com a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), somente em São Paulo essas denúncias de violência contra animais apresentaram aumento de 81,5% de janeiro a julho de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O deputado Fred Costa destacou que, com a sanção da lei, quem comer crime contra os animais terá punição efetiva. “A partir de hoje, quem cometer [crime] contra cão e gato vai ter o que merece: prisão. Este ato de hoje é em defesa dos animais, mas também é em defesa do ser humano, é em defesa da vida, porque aqueles que cometem crime contra os animais, estatisticamente, têm enorme propensão a cometer contra o ser humano”, afirmou o deputado.

(Agência Brasil)



STJD denuncia jogadora que lacrou "Fora Bolsonaro" e multa pode chegar a R$100.000

 

A jogadora de vôlei de praia Carol Solberg foi denunciada nesta segunda-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Voleibol por ter gritado “Fora, Bolsonaro” após conquistar a medalha de bronze no Circuito Nacional, no dia 20 de setembro. A manifestação política ocorreu durante entrevista ao vivo para o canal SporTV, destaca o Portal Terra.

A denúncia é baseada em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): o 191, “deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou especial, de competição”, e o 258, por “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código à atitude antidesportiva”. Pelo artigo 191, ela pode ser multada entre R$ 100,00 e R$ 100 mil ou receber advertência. Já o artigo 258 prevê veto de uma a seis partidas, suspensão de 15 a 180 dias ou advertência.

Em entrevista ao Estadão, Carol explicou por que gritou “Fora, Bolsonaro” e disse que a manifestação foi por causa do Pantanal.

Após a lacração, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Comissão de Atletas de Vôlei repudiaram a manifestação política da jogadora.



MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

 

Está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (29) o edital do processo de inscrição para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre de 2020. As inscrições serão abertas no dia 6 de outubro, exclusivamente na página do Fies. Os candidatos não matriculados em uma instituição de ensino superior podem se inscrever até as 23h59 do dia 13 de outubro. Para os já matriculados, o prazo vai até 13 de novembro.

Para se candidatar é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação. O interessado precisa ainda ter renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.

A ocupação das vagas, segundo o Ministério da Educação, será feita de acordo com a ordem de conclusão das inscrições. O candidato que precisar alterar informações depois da inscrição concluída no sistema terá de cancelar e fazer de novo o procedimento. Durante esse procedimento, a mesma vaga escolhida anteriormente poderá ser ocupada por outro candidato que concluir a inscrição antes.

(Agência Brasil)

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Briga por causa de cocô de cachorros termina em morte em SC

 

Uma discussão antiga entre vizinhos acabou em morte na tarde deste sábado (26), no bairro Velha Grande, em Blumenau. Segundo a Polícia Militar, o motivo da briga seria o mau cheiro do cocô de dois cachorros que pertencem ao suspeito.

De acordo com testemunhas, a vítima de 44 anos morava atrás da residência do suspeito, de 25 anos. Para sair de casa, precisava passar pelo corredor onde os cães da raça pitbull defecavam.

A situação seria motivo de desentendimento antigo entre os dois moradores. Até que na tarde de sábado, a vítima fez mais uma reclamação, pedindo que o vizinho recolhesse as fezes dos animais. Foi quando o suspeito voltou para casa, pegou uma arma, matou a vítima com um disparo na cabeça e fugiu do local.

Até o início da tarde deste domingo (27), o suspeito continuava foragido, segundo a PM.

Via NDMAIS



Pandemia da bala: dezessete pessoas foram assassinadas no Ceará no fim de semana

 

Dezessete pessoas foram assassinadas no Ceará no intervalo entre a manhã de sexta-feira passada (25) e o começo da madrugada desta segunda (28). Os registros policiais do último fim de semana de setembro de 2020 apontam, em um balanço ainda parcial, oito homicídios na Capital, quatro na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais cinco assassinatos em Municípios do interior do estado.

Em Fortaleza, um duplo assassinato foi registrado na tarde do último sábado (26), quando dois homens, ainda não identificados oficialmente foram executados sumariamente dentro de um carro e movimento na Avenida Cônego de Castro, no bairro Vila Peri. Dois suspeitos do crime foram detidos por uma patrulha do Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e levados para flagrante no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Eles foram abordados pelos PMs quando fugiam do local. No cerco, além de várias patrulhas da PM, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi usado em apoio às forças terrestres. Os dois suspeitos presos foram identificados como Andrew Gabriel do Nascimento, 18 anos; e Francisco Wesley Alves da Silva, 21.


Balanço

Em Fortaleza, ao menos, oito pessoas foram assassinadas neste fim de semana nos seguintes bairros: Vila União, Praia do Futuro, Sapiranga-Coité, Vila Peri (duplo), Edson Queiroz, Maraponga e Granja Portugal.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram registrados quatro casos de assassinatos, nos Municípios de Itaitinga, Caucaia (achado de cadáver na Lagoa dos Porcos), Pacajus (no bairro Mangabeira) e Maracanaú (na Rua 117, do bairro Conjunto Timbó).

No interior do estado, ocorreram cinco assassinatos nos Municípios de Porteiras (sde), Sobral (Bairo Alto do Cristo), Mucambo (corpo encontrado no lixão da cidade), Itapajé e Quiterianópolis, na localidade de Jardim).

(Fernando Ribeiro)

domingo, 27 de setembro de 2020

Indústria da Duralex, dos famosos pratos 'inquebráveis' pode quebrar

Crise financeira

Indústria da Duralex, dos famosos pratos 'inquebráveis' pode quebrar

 Divulgação

A empresa francesa Duralex, famosa pelos seus pratos "inquebraveis" pede recuperação judicial.

A indústria foi criada em 1945, no fim da segunda guerra mundial. Porém, seu auge veio nos anos 70 e 80, com o marketing dos pratos Duralex.

Segundo o presidente da companhia, Antoine Ioannides, a empresa perdeu 60% do faturamento durante a pandemia.

Ioannides explicou que com a queda das exportações a situação financeira piorou muito.

Bolsonaro recebe alta após cirurgia para retirada de cálculo na bexiga

 

Depois de passar por cirurgia para retirada de cálculo na bexiga, o Presidente da República Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein no início da tarde de hoje (26). Segundo boletim divulgado pelo hospital, Bolsonaro recebeu alta hospitalar às 13h30. De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações, Bolsonaro desembarca em Brasília ainda neste sábado.

"O Presidente da República Jair Bolsonaro, internado desde a manhã desta sexta-feira (25), no Hospital Israelita Albert Einstein, recebeu alta hospitalar nesta tarde às 13h30", disse o boletim assinado pelos médicos Leandro Santini Echenique, cardiologista, Leonardo Lima Borges, urologista, e Miguel Cendoroglo, Diretor-Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein.

Bolsonaro estava internado desde a manhã desta sexta-feira (25) no hospital, onde se submeteu a uma cirurgia para retirada de cálculo na bexiga. Boletim médico divulgado hoje pela manhã informou que foi retirada a sonda para que ele urine normalmente.

"O Excelentíssimo Presidente da República Jair Bolsonaro segue com ótima evolução clínica e sem complicações cirúrgicas. Não apresenta sangramentos e está afebril. Foi retirada a sonda vesical para que ele urine espontaneamente. O paciente está recebendo hidratação oral e caminhando fora do quarto", disse o boletim.
Dia do Surdo

Logo depois da alta hospitalar, o presidente fez homenagem pelo Dia do Surdo em rede social.

(AgBr)



Campanhas eleitorais começam neste domingo (27); veja as regras

 Candidatos às eleições municipais poderão pedir votos e expor projetos na rua e na internet, mas fiscalização será rigorosa.

As campanhas dos candidatos às eleições municipais se iniciam neste domingo (27) em todo o Brasil e se estenderão, para algumas modalidades, até a véspera do pleito, que ocorrerá, em primeiro turno, em 15 de novembro. Os candidatos a prefeito e vereador estarão autorizados a pedir votos e divulgar propostas nas ruas, na internet e na imprensa escrita. A propaganda gratuita em rádio e televisão só terá início em 9 de outubro.

A internet será ferramenta indispensável para as campanhas, que terão que se adaptar às recomendações de isolamento social em decorrência da pandemia de COVID-19. No ambiente virtual, a publicidade eleitoral poderá ser feita nos sites dos partidos e dos candidatos, em blogs, postagens em redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.

A Justiça Eleitoral, porém, formulou regras para a campanha online, que deverão ser observadas rigorosamente pelos partidos, candidatos e suas equipes. Estão vedados, por exemplo, os impulsionamentos de publicações feitas por terceiros, o disparo em massa de mensagens e a propaganda em sites de quaisquer empresas, organizações sociais e órgãos públicos.

Os candidatos também serão responsabilizados por conteúdo enganoso ou descaracterizado que forem utilizados em suas ações de campanha.

As propagandas estimuladas nos sites de relacionamento, permitidas quando realizadas pelos candidatos ou partidos, deverão ser sinalizadas claramente como conteúdo de divulgação.

Nas ruas, será permitido o posicionamento de mesas com material impresso e bandeiras móveis entre 6h e 22h, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres. Os carros de som só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durantes comícios e reuniões.

A Justiça Eleitoral vem estimulando a população a fazer o controle social da propaganda eleitoral. Além da possibilidade de denúncias nos cartórios eleitorais e no Ministério Público Eleitoral, será lançado em 27 de setembro o aplicativo Pardal, específico para informar irregularidades de campanhas. Todas as denúncias requerem identificação do cidadão denunciante.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Alexandre Victor de Carvalho, disse em coletiva nesta quinta-feira (24) que o órgão também estará atento às denúncias fraudulentas.

“A nossa equipe de ouvidoria é muito boa e certamente, se nós verificarmos e concluirmos que algum cidadão está se utilizando de nossos canais de comunicação internos para realizar também dentro do TRE a difusão de fake news, nós vamos para a repressão com todos os rigores legais”, disse o desembargador.

O TRE-MG também instituiu o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação, que tem o objetivo de monitorar as redes sociais e a internet para combater conteúdo enganoso relacionado à Justiça Eleitoral e o tratamento ágil à desinformação identificada. As checagens realizadas serão publicadas nas redes sociais do TRE-MG e na página “Fato ou Boato”.

O tribunal mineiro também integrará uma coalização de checagem e um comitê estratégico de combate à desinformação organizados pela Justiça Eleitoral. A coalizão será formada por agências especializadas na verificação de conteúdo, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tribunais regionais.

Veja as principais permissões e vedações de atividades de campanhas a partir de domingo (27): 

-A distribuição de santinhos e adesivos será permitida até as 22h da véspera das eleições (14 de novembro);

-Adesivos são liberados em bens privados (automóveis, caminhões, motocicletas e janelas residenciais), desde que não excedam a dimensão de 0,5m2. O material deve conter o CNPJ ou CPF do responsável pela confecção, bem como de quem o contratou, e também a respectiva tiragem;

-Anúncios na imprensa escrita são permitidos até 13 de novembro e devem respeitar o tamanho máximo do anúncio por edição;

-Alto-falantes ou amplificadores de som podem ser utilizados das 8h às 22h, até o dia 14 de novembro (um dia antes da eleição), observando-se as restrições de local;

-Bandeiras e mesas para distribuição de materiais são admitidas ao longo das vias públicas, desde que móveis e que não dificultem o trânsito de pessoas e veículo;

-Comícios são permitidos até 12 de novembro, entre 8h e 0h e com prévio aviso à autoridade policial em, no mínimo, 24 horas. Apresentação de artistas estão vedadas;

-Carros de som ou minitrios são permitidos apenas em carreatas, caminhadas, passeatas ou durante reuniões e comícios, respeitando o limite de 80 decibéis e restrições de local;

-São proibidas as propagandas via telemarketing em qualquer horário, bem como por qualquer meio de disparo em massas de mensagens instantâneas sem anuência do destinatário.


Na Internet 

-Propagandas eleitorais são permitidas em sites dos candidatos, partidos e coligações. O endereço eletrônico deve ser comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado em provedor estabelecido no país;

-É proibida a veiculação de propaganda eleitoral em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em portais oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta;

-Mensagens eletrônicas são permitidas apenas para endereços previamente cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido político ou coligação;

-A campanha pode ser feita por meio de blogs, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, mas o conteúdo deve ser gerado ou editado pelos candidatos, partidos ou coligações. Todo impulsionamento deverá conter, de forma clara e legível, o número de inscrição no CNPJ ou CPF do responsável, além da expressão "Propaganda Eleitoral”;

São vedados impulsionamentos de posts e mensagens por terceiros.