-->

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

URGENTE: Justiça nega mais um pedido de liberdade do Presidente da Câmara de Quixadá


O ano de 2020 iniciou de forma negativa para a atual gestão municipal de Quixadá, tendo em vista que na data de hoje (9), o Ministério Público Estadual ofereceu a 8ª denúncia criminal na Operação “Casa de Palha”, que investiga a participação de agentes públicos em crimes de desvio de dinheiro na prefeitura e na câmara deste município.


Como se não bastasse, também nesta quinta-feira(9), foi publicada a decisão que negou mais um pedido de liberdade do presidente do Poder Legislativo, Ivan Construções (PT), que se encontra na cadeia há vários meses em decorrência da maior operação já realizada na Terra dos Monólitos para combater a corrupção e a lavagem de dinheiro. Vários pedidos de liberdade feitos pelo parlamentar foram todos negados pela Justiça no prazo recorde de menos de um ano, o que demonstra a gravidade do caso.

O pior é que a cada pedido realizado, a sociedade vai tomando conhecimento de que o quadro vai se agravando. Desta vez, o juiz da 3ª Vara da comarca, Adriano Ribeiro Furtado Barbosa, destacou que: “Apenas para exemplificar a complexidade, a ação penal nº. 002732-80.2019.8.06.0151 é composta de 04 acusados, dentre eles o requerente. Só nessa ação penal, somando todos os crimes imputados a cada um dos acusados, chega-se a mais de 60 (sessenta) delitos, 32 (trinta e dois) deles atribuídos ao requerente, entre peculato e lavagem de dinheiro”.

Segundo, ainda, o magistrado, “No que concerne à prisão preventiva do suplicante, entendo, ao contrário do alegado pela defesa, que permanecem presentes os requisitos que autorizaram a medida mais gravosa. A custódia cautelar é medida impositiva para garantia da ordem pública, uma vez que o requerente, na condição de Presidente da Câmara de Vereadores de Quixadá, supostamente liderava o grupo criminoso especializado no desvio de verbas públicas”.

Vale lembrar que Ivan Construções é um dos principais homens da confiança do prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT), na política e na gestão pública. Para se ter uma ideia, “Ivan Construções” ganhou esse apelido porque em todas as gestões de Ilário era conhecido por ser o responsável pela execução das obras do Município, apesar de ser vereador e consequentemente proibido de manter contrato com a Administração Pública local. A questão é que nas antigas gestões do prefeito não existiam investigações como ocorre hoje e por isso, Ivan e Ilário sempre mantiveram parceria política e nas obras sem qualquer denúncia.

Durante todo esse período de parceria, era público e notório ver que o alcaide fazia campanhas políticas consideradas milionárias para o cargo de prefeito, além disso, dois anos depois já demonstrava a mesma força econômica para bancar a campanha de sua esposa, Rachel Marques, ao cargo de deputada estadual. E foi assim durante mais de 16 anos consecutivos.

Porém, desta vez o esquema de corrupção foi descoberto e com operação “Casa de Palha” e a prisão do genro do prefeito e do presidente da câmara, foi revelado que Ivan mantinha várias empresas em nomes de “laranjas” com a finalidade de fraudar licitações do município de Quixadá e de desviar recursos públicos.  Contudo, outra operação policial denominada de “Fiel da Balança” ainda está em curso, pois até o presente momento não apresentou nenhuma denúncia, considerando que o Ministério Público, através da Procap, afirma ter  provas claras e inquestionáveis de desvio de dinheiro da prefeitura de Quixadá.

Fonte; MP CE