Atualmente oito ex-governadores recebem uma aposentadoria especial.
O Supremo Tribunal Federal (STF) acabou um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e determinou o fim da aposentadoria especial para ex-governadores do Paraná. A decisão também vale para três viúvas que recebiam um valor mensal como pensão vitalícia. A OAB entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra um dispositivo da Constituição Estadual que garantia o pagamento das aposentadorias especiais.
A Assembleia Legislativa do Paraná tentou impedir que o pedido chegasse ao STF alegando que o processo teria perdido o objetivo após os deputados aprovarem a Proposta de Emenda COnstitucional (PEC) que extinguiu o benefício para futuros governadores.
Com a decisão oito ex-governadores e três viúvas deixam de receber R$ 33,7 mil por mês.
Fim para o futuros e fim para o ex-governadores também
Se em maio deste ano a aprovação da PEC de extinção da aposentadoria especial para os próximos governadores do Paraná gerou protesto contra o valor pago a ex-governadores, agora a ministra Rosa Weber decidiu por acabar com o benefício para todos. Ao todo, aproximadamente R$ 4,3 milhões por ano deixarão de ser pagos com dinheiro dos cofres públicos.
O pedido da OAB foi encaminhado em junho deste ano ao STF. Na fundamentação, a Ordem alegou que os governadores possuem mandato eletivo, sendo assim, não são servidores e não contribuem para o sistema de previdência estatal e recebem subsídio.
Confira a lista que deixará de receber a aposentadoria especial
Ex-governadores:
Beto Richa
Orlando Pessuti
Jaime Lerner
Mário Pereira
Roberto Requião
João Elízio de Ferraz Campos
Emilio Hoffman Gomes
Paulo Pimentel
Viúvas:
Arlete Richa
Madalena Mansur
Rosi Gomes da Silva
Fonte: Portal Ric Mais