-->

quarta-feira, 28 de março de 2018

Clubes querem mudanças no formato da Copa do Nordeste


ceara

Fazer uma primeira fase ainda mais atrativa e mudar o formato atual da Copa do Nordeste. Estas foram algumas das propostas levantadas em reunião com representantes dos principais clubes nordestinos e membros da Liga do Nordeste. 

Com uma primeira fase que tem cada vez menos atraído público, os dirigentes estão preocupados em mudar o formato e sugeriram algumas mudanças. Entre elas, estaria que o campeonato passasse a ser de pontos corridos ou que houvesse a criação de duas divisões ( Séries A e B), com cada uma contendo dez clubes. 

"Acredito que as sugestões são válidas e tudo o que for idealizado para melhorar a forma de disputa da competição é bom. A ideia de valorizar os clubes que estão bem colocados no ranking, os 10 melhores, por exemplo, é interessante, pois a competição se tornaria mais rentável com a presença garantida desses clubes. Haverá uma nova reunião na próxima semana, prevista para o dia 6 de abril, onde as sugestões serão apresentadas ao presidente da Liga do Nordeste", disse Eudes Bringel, vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF). 

Queda de público

A queda na média de público é um dos fatores que mais tem preocupado os dirigentes. Em pesquisa feita pelo Diário do Nordeste, a presença de torcedores nos estádios vem caindo vertiginosamente nos últimos anos. Em 2013, a média foi de 8.350, no ano seguinte caiu para 7.602. Já em 2015 foi de 7.819, em 2016 foi 5.873, em 2017 foi 5.973 e neste ano não passa dos 2.841, levando em conta ainda estarmos na primeira fase do torneio. 

"Estivemos reunidos e alguns modelos foram apresentados. A ideia é que o formato atual seja modificado para que a competição seja melhor explorada tando em público, quanto em estratégia comercial. Acredito que essa primeira fase poderia ser melhor explorada porque fica deficitária em questão de público", enfatizou Robinson de Castro, presidente do Ceará Sporting Club. 

Red; DN