-->

sábado, 27 de maio de 2017

Médico é detido após agredir a mulher durante uma discussão em Sobral

O médico Francisco Ivo Vasconcelos, 61, foi detido logo após a Polícia tomar conhecimento da agressão
O médico Francisco Ivo de Vasconcelos, 61, foi autuado em flagrante na Lei Maria da Penha, na última quinta-feira (25), por agredir fisicamente a esposa, durante uma discussão, por conta de um suposto relacionamento extraconjugal que o médico mantinha. O agressor foi liberado, na sexta-feira (26), mas deve cumprir uma medida protetiva concedida à esposa e não poderá se aproximar dela.

A advogada Adriana do Vale, que representa a vítima, disse que a mulher já vinha sofrendo agressões psicológicas. Durante a última briga, teria enfrentado o marido. Logo após as agressões, ocorridas na residência do casal, em um bairro de classe média alta de Sobral, denunciou o companheiro à Delegacia de Defesa da Mulher (DMM).

Após ouvir o relato da vítima, que, conforme a Polícia Civil, apresentava hematomas nos braços e pescoço, uma equipe da Delegacia de Sobral, comandada pela delegada Adriana Savi, foi à residência do casal e prendeu o médico.

Durante seu depoimento, Ivo de Vasconcelos admitiu a briga que teve com a mulher, confirmando agressões verbais, mas negou que a tivesse machucado fisicamente. O suspeito foi transferido para a Cadeia Pública de Sobral, no mesmo dia. Na manhã de sexta-feira (26) foi solto.

O médico já foi condenado, em 2010, pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) ao pagamento de indenização à família de Damião Ximenes Lopes, portador de transtornos mentais, que morreu nas dependências da Casa de Repouso Guararapes, de Sobral, em 1999. A família de Damião disse que ele morreu em decorrência de maus tratos. O rapaz foi encontrado pela mãe, com as mãos amarradas para trás, defecado, urinado, sangrando no rosto e aos prantos.

Comissão Interamericana

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos recomendou ao Estado brasileiro a realização de investigação dos fatos, bem como reparar a família de Damião com indenização. No ano de 2006, a mesma Comissão proferiu sentença em que declarou a violação do Estado brasileiro aos direitos à vida e à integridade pessoal de Damião.

O advogado do médico Ivo Vasconcelos atendeu a ligação da reportagem e disse que iria falar com o cliente dele. No entanto, não foi mais encontrado.

Diário do Nordeste