-->

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Cobertura da vacinação contra gripe está em 17,5%; meta é 90%


influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito
 Faltando 21 dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o Ceará registra cobertura vacinal de 17,5% do grupo populacional prioritário, de 1.873.430 habitantes, com 294.450 doses aplicadas.

Até o dia 26 de maio, devem se vacinar contra a gripe:

- Trabalhadores de saúde;
- Professores da rede pública e privada de ensino;
- Povos indígenas;
- Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos;
- Gestantes em qualquer idade gestacional;
- Puérperas;
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade. 

A meta é imunizar 90% dessa população.

Além das salas de vacinação e das unidades básicas de saúde, em Fortaleza as salas de vacina do Vapt Vupt de Messejana e do Vapt Vupt do Antônio Bezerra estão vacinando contra a gripe as pessoas que pertencem aos grupos prioritários alvos da campanha.

Deverão também se vacinar: 

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Com esses grupos, a população a ser vacinada soma 2.212.417 de habitantes.

Doença pode levar à morte

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças com menos de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). 

Em 2016 o Ceará imunizou 91,5% da população prioritária da campanha, de 1.776.416 habitantes, com aplicação de 1.625.363 doses da vacina. A Secretaria da Saúde do Ceará lançou Nota Técnica para orientar os profissionais de saúde e a população alvo sobre a campanha de vacinação contra a influenza.

Fonte DN