-->

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

255 policiais civis tomam posse em solenidade

Mais 255 policiais civis, entre delegados, inspetores e escrivães foram nomeados, ontem, em uma solenidade no Centro de Eventos do Ceará. Os 510 policiais contratados neste ano representam 30% da Corporação, que ainda é pequena e conta com cerca de 3,1 mil profissionais. Uma turma ainda espera ser convocada pelo governador Camilo Santana, que deverá se manifestar sobre isto no próximo ano, mas sem uma data precisa estabelecida ainda.

"A intenção é nomear as três turmas. A terceira turma ficou para o próximo ano. Vamos aguardar a situação que se encerrará o ano para que possamos marcar a data da nomeação. Meu compromisso é nomear todos da Polícia Civil", afirmou.

Durante a solenidade o orador da turma, delegado Ciro de Assis Lacerda, cobrou em seu discurso que Camilo Santana chame os outros profissionais aprovados no concurso, que concluíram o curso de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE).

Santana disse que a meta é que todos os municípios do Ceará tenham Delegacia. "Com o aumento do efetivo vamos garantir que as delegacias que já existem funcionem melhor. Isso vai ajudar no programa 'Tempo de Justiça', que tem como objetivo acelerar o tempo de julgamento de criminosos", declarou.

O governador afirmou também, que está fazendo um estudo para pagar a média do Nordeste aos agentes de Segurança do Estado e que o impacto financeiro disso ainda está sendo fechado. "Não será de uma vez só, será parcelado. Estamos vendo o impacto de ser parcelado até o fim do meu governo, em 2018".

O delegado geral, Andrade Júnior, disse que com o efetivo maior mais dez delegacias plantonistas deverão funcionar no Interior. Segundo Andrade Júnior, os policiais contratados em agosto deste ano que participaram da greve, considerada ilegal pela Justiça, serão investigados pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

Sinpol

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol-CE), Lucas Oliveira, disse que esta é a uma parte da primeira turma de aprovados no concurso e não a segunda, como foi anunciado pelo Governo. "O Governo parcelou uma turma. Ele prometeu para janeiro a posse do restante dos aprovados, que estes sim seriam a segunda e terceira turmas. Esperamos que ele cumpra e estabeleça um calendário para a convocação", afirmou.

"Temos o menor efetivo proporcional do País, mas 85 inspetores não repõe, sequer, os que pediram exoneração nos últimos 24 meses". Sobre a greve, Oliveira disse o Governo realizou desconto nos pagamentos, inclusive de policiais de licença médica, de férias e até de quem não participou do movimento. "Diante de irregularidades da Delegacia Geral, já fizemos um recurso ao Tribunal de Justiça".

Diário do Nordeste